Skip to content

recalboxOS detalhado (PT)

mgoulartBR edited this page Sep 16, 2015 · 2 revisions

recalboxOS é um sistema operacional de código fonte aberto. Ele é uma distribuição baseada no linux, otimizada para processadores de arquitetura ARM do RaspberryPI.

Buildroot

recalboxOS é compilado com buildroot.

Buildroot é uma ferramenta simples, eficiente e fácil de usar para criar sistemas Linux incorporado através de cross-compilation. Ele compila todo sistema recalboxOS e softwares do código fonte, e cria os arquivos que serão copiados para seu cartão SD na instalação.

Ele cria um sistema Linux incorporado mínimo, correspondendo exatamente ao que voce quer que seu sistema tenha. É por isso que o recalboxOS não possui gerenciador de pacotes, compiladores, cabeçalhos, etc...

Projetos

recalboxOS é o principal projeto, que agrega 4 sub-projetos compondo o sistema :

  • recalbox-buildroot : https://github.com/digitalLumberjack/recalbox-buildroot (braço do recalbox) O projeto recalbox-buildroot é um sistema buildroot. Ele cria todo sistema linux que será executado no recalbox. Voce poderia compilar esse projeto, então copiar os arquivos de saída para um cartão SD formatado manualmente para rodar o sistema no raspberryPi. Porém existe um caminho melhor chamado recalbox-rescue.

  • recalbox-rescue : https://github.com/digitalLumberjack/recalbox-rescue (braço do recalbox) Baseado no incrível NOOBS da equipe do rpi, o recalbox rescue permite voce instalar facilmente o recalboxOS e ter a partição de recuperação no seu cartão SD. É um outro sistema operacional mínimo que fará o download do recalboxOS, formatar seu cartão SD e instalar o sistema para voce. Ele checará se uma nova versão está disponível a partir da internet antes de instalar a versão do cartão SD.

  • recalbox-emulationstation : https://github.com/digitalLumberjack/recalbox-emulationstation/tree/recalbox-buildroot Baseado no incrível emulationstation 2 desenvolvido por Aloshi, a interface gráfica sofreu pequenas modificações para ter suporte a músicas de fundo para cada sistema, seleção de idioma e configuração de controles.

  • recalbox-configgen : https://github.com/digitalLumberjack/recalbox-configgen Ferramenta de configuração automática de emulador

Se voce quiser se aprofundar e aprender como compilar e modificar o recalboxOS, vá em Compilação & Modificações

Partições

O recalboxOS é configurado para rodar 3 partições :

  • A primeira partição do tipo FAT32, chamada de BOOT, montada em /boot no sistema, que contém todos os arquivos do processo de boot
  • A segunda partição do tipo EXT4, chamada de root, montada em / no sistema, que contém todo o sistema
  • A terceira partição do tipo FAT32, chamada de SHARE, montada em /recalbox/share no sistema, contendo todas as roms, bios, saves e screenshots.

English

Basic

Advanced


Français

Basique

Avancée


Deutsch

Basic

Fortgeschritten


Español

Basic

Avanzado


Português

Básico

Avançado


Italiano

Di base

Avanzate

Clone this wiki locally
You can’t perform that action at this time.