Permalink
Switch branches/tags
Nothing to show
Find file Copy path
Fetching contributors…
Cannot retrieve contributors at this time
91 lines (58 sloc) 5.16 KB
layout title modified categories excerpt tags image date
post
VSCode - Meu novo editor de texto
vscode
texteditor
produtividade
feature
2016-10-10 12:00:00 -0200

Quem trabalha comigo sabe que sou fã do Sublime Text, até já escrevi um post sobre os melhores atalhos. Isso fez com que eu demorasse a dar uma chance para o Visual Studio Code (VSCode daqui para frente). Essa semana resolvi testar o tão falado editor de texto da Microsoft, com um certo preconceito ainda, e o Sublime acabou perdendo mais um usuário.

Na primeira interação as coisas parecem um pouco estranhas, fora do lugar. Mas em 10 minutos já estava me impressionando com as facilidades que o editor oferece. Abaixo vou falar sobre os principais destaques na minha opinião.

Free e Open Source

Você pode não saber (é claro que sabe xD toda hora ele lhe alerta) mas o Sublime Text é um editor pago, ou seja para utilizá-lo dentro da lei você precisa de uma licença. Além disso seu código fonte é fechado.

Aqui entram os dois primeiros destaques que percebi. O VSCode é free e open source, seu código está no Github possuindo uma comunidade bastante ativa ao redor.

Percebe-se analisando o repositório que o editor está em constante evolução. É possível até baixar a versão do dia atual o que eles chamam de Insiders, para dar feedback sobre as novas funcionalidades e possíveis bugs.

Debugging

Não sou dev Node, mas venho estudando bastante nos últimos tempos. Para mim sempre foi chato debuggar. No início enchia de console.log, depois descobri o debugger do próprio Node, mas ainda não era legal.

Por isso me espantei quando vi o debugger do VSCode.

O debugging no VSCode

Como pode-se perceber na imagem, ele lhe dá tudo aquilo que você está acostumado a ter em IDEs, breakpoints, watchers, callstack, facilitando o debugging.

Git

Outra feature interessante, é a integração com o Git. De forma fácil você consegue visualizar os arquivos modificados em seu repositório. Além disso é possível adicionar e remover da área de stage, reverter e commitar. Ainda prefiro o terminal, para estas tarefas mais corriqueiras, mas se você for meio avesso ao terminal vai gostar.

Projeto Git no VSCode

Ainda sobre Git, o maior destaque fica por conta do diff de arquivos. Simplesmente funciona como você espera que ele funcione.

Diff de mudanças no VSCode

IntelliSense

O IntelliSense fornece diversas informações sobre o contexto do arquivo que está aberto no VSCode. Por exemplo em um arquivo Javascript, ele lhe dará informações sobre as funções e seus parâmetros, além de autocomplete.

IntelliSense exibindo as funcções

*Fonte:https://code.visualstudio.com/docs/editor/intellisense*

Terminal

Em casa tenho o Ubuntu como sistema operacional, por isso utilizo com frequência o terminal. O VSCode permite que você o utilize sem sair do editor. Não precisar alternar de aplicativo melhora a produtividade. Para quem gosta de atalhos, ctrl+' abre ou fecha o terminal.

Utilizando o terminal diretamente no VSCode

Extensões

Este é um ponto que eu gosto muito no Sublime, seria difícil migrar para o VSCode se ele não fosse extensível, felizmente é. Existem extensões de todos os tipos, debuggers específicos, atalhos para determinadas linguagens ou até que adicionam funcionalidades ao VSCode. Existe um marketplace na web mas o do próprio editor é suficiente. Você também pode escrever suas próprias extensões e publicá-las no marketplace para que outras pessoas utilizem.

Extensões no VSCode

Desvantagens

Até agora a única desvantagem que vi no VSCode em relação ao Sublime é o tempo de inicialização. O Sublime é muito rápido nesse quesito, enquanto o VSCode leva uns 4 segundos para abrir. Não sou aficionado por estes números, ao abrir a primeira vez o editor para mim nem faz diferença este tempo. O problema começa a incomodar na troca constante de projetos. Mas mesmo com este problema, decidi seguir utilizando o VSCode, espero que o melhorem com o tempo.

Conhece outros problemas, ou discorda de algo que eu escrevi, deixe um comentário e vamos conversar.

Dicas e links

Download

Repositório oficial

VS Code Tips and Tricks

Visual Studio Code: Increasing Productivity via Key Binding Management

Best of Visual Studio Code: Tips and Tricks