Projeto desenvolvido na Primeira Hackatona do Ônibus de SP
Java C# Groovy
Switch branches/tags
Nothing to show
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Failed to load latest commit information.
aplicativo
pcc
services/nanoit.sptrans.hackatona
.gitattributes
.gitignore
README.md

README.md

Projeto Transporte Público (Hackatona do Ônibus)

Cadê o Ônibus?

"Cadê o Ônibus?" surgiu da necessidade de disponibilizar as informações do sistema Olho Vivo em formato que pudesse ser utilizado em situações do cotidiano, como no ponto de ônibus. A primeira versão do aplicativo foi lançada em 2011, e extraía as informações de AVL dos arquivos em formato xml que atualizavam a primeira página do Olho Vivo, que mais tarde foi denominada De Olho na Via.

Desde seu lançamento muitas informações foram adicionadas aos dados inicialmente coletados, como por exemplo o tipo do ônibus (micro-ônibus, ônibus, articulado ou bi-articulado), na intenção de melhorar a experiência do usuário e nutrí-lo de informação suficiente para que possa tomar uma decisão segura sobre esperar o ônibus de uma linha, ou utilizar uma linha alternativa.

A partir das lições aprendidas o grupo participou da 1ª Hackatona do Ônibus com 4 propostas, centradas na coleta e divulgação da informação através de dispositivos móveis, tendo como principais atores neste processo o usuário de transporte público e o cobrador de ônibus.

Hackatona

As propostas apresentadas pela Equipe Nanoit são:

  1. Painel do Cobrador
  2. Aplicativo do Usuário
  3. API
  4. QRCODE nos pontos de ônibus

Painel do Cobrador

O Painel do Cobrador é um aplicativo para tablet que seria instalado nos coletivos numa posição que possibilitasse o uso por parte do cobrador sem prejuízo de suas atribuições. Através do Painel pode-se informar as condições da viagem em relação a trânsito e lotação do veículo.

Acreditamos que o Cobrador pode desempenhar um papel importante na geração de informações em tempo real a respeito da situação da viagem e, para tanto, o Painel envia a informação para um serviço web, para que tais informações sejam imediatamente disponibilizadas para os usuários. Além destas informações através do Painel é possível relatar incidentes ocorridos durante a viagem, tais como: assalto, depredação, perturbação da ordem, etc.

Outra funcionalidade importante atrelada ao Painel é a sistematização do processo de Início e Término das viagens, processo realizado através dos relatórios preenchidos pelo cobrador ao longo do dia, que são consolidados manualmente nas garagens de ônibus.

Aplicativo do Usuário

A principio o aplicativo do Usuário foi desenvolvido na plataforma Android, no entanto há planos para disponibilizá-lo em versões para Ios e Windows Phone.

Dentre as funcionalidades existentes, podemos listar:

:: Consulta de Linhas / Acompanhamento em tempo real

Funcionalidade responsável por exibir todas as linhas que atendam a um texto informado pelo usuário.
O retorno da pesquisa listará todas as linhas de ônibus da SPTrans e EMTU.
Após o usuário selecionar a linha desejada, as mesmas serão exibidas no mapa para acompanhamento em tempo real.

:: Trânsito

Funcionalidade no qual mostra os dados de trânsito de determinadas regiões mapeadas pela SPTrans.

:: Lotação

Funcionalidade no qual exibe no mapa marcações de regiões com trânsito, baseado em informações dadas pelo próprio usuário.

:: Notícias

Funcionalidade no qual listará os últimos tweets da @SPTrans_.

:: Ponto a ponto

Funcionalidade no qual o usuário selecionará um ponto de ônibus de origem e outro de destino, e o próprio aplicativo lista a melhor opção utilizando uma linha de ônibus direta.

:: Notificações

Funcionalidade que envia uma notificação para o celular do usuário quando uma determinada linha está a XX km de um ponto de ônibus informado pelo usuário.

... entre outras informações e funcionalidades adicionais que auxiliam o dia-a-dia do usuário.

API

A API aqui disponibilizada visa permitir com que qualquer desenvolvedor possa utilizar as informações do transporte público de São Paulo dentro de outros sistemas.

QRCODE nos pontos de ônibus

O QRCode é um formato universal no qual um determinado conteúdo é traduzido para imagem (semelhante a um código de barras).

A proposta em questão visa criar um código QRCode para cada parada de ônibus, que quando acessado (por qualquer aplicativo de leitura de QRCode) redireciona o usuário para uma página web com informações da parada de ônibus, ônibus próximos, horários, rotas, itinerários, entre outros. Além disso, a página web permitirá com as informações sejam exibidas em outros idiomas.

Por se tratar de uma página web, qualquer plataforma de dispositivo móvel com acesso a internet visualizará as informações.