Na data de 17 de março de 2022 estamos lançando oficialmente a documentação sobre nossa melhor Plataforma de Hardware a brasileiríssima JARM IoT M (JARM Internet of Things Multiprotocols), que usa o poderoso ARM ® Cortex M0+. Oficialmente em nenhum lugar da internet até essa data, tinha qualquer informação sobre esse nosso incrível equipamento !
Podemos afirmar que a JARM IoT M é um evolução da Tatamaya Black, onde o principal propósito foi desenvolver uma plataforma de hardware bem específica para IoT, que te possibilitasse a operacionalidade com vários tipos de protocolos IoT com toda toda robustez e capacidade que um ARM pudesse oferecer.
A JARM IoT M foi a primeira plataforma de hardware para IoT desenvolvida pela SiriNEO TECHNOLOGIES, extremamente pequena (pouco maior que uma moeda de 25 centavos), ela foi projetada especificamente para projetos de Internet das Coisas.
Para o Brasil a SiriNEO TECHNOLOGIES lançou o formato padrão (form factor) "JARM", a idéia é que com esse formato mecânico se pudesse ter um gasto menor com cases em 3D e casebox encontrados no mercado. Muito se esquece que onde o seu hardware vai ser montado vai impactar lá no final.
Nossa Plataforma também pode ser vista como um Evaluation Kit que possui vários recursos, nele procuramos facilitar a vida do usuário simplificando da melhor forma possível o seu uso, pois muitos kits do mercado são extremamente complexos com excesso de funcionalidades e, principalmente, difícil de se fazer uma reengenharia do projeto para sua aplicação final.
Outro grande fator é que queremos lançar no Kit JARM IoT M no mercado com um preço bem abaixo de hardwares que são adquiridos fora do Brasil para desenvolvimento de estudos e pesquisas com IoT.
Assista esse vídeo sobre a JARM IoT M no YouTube no Canal da SiriNEO TECHNOLOGIES.
- Da Tatamaya Black a JARM IoT M
A JARM IoT M é uma evolução do shield Tatamaya Black com o Arduino, onde fomos com tempo realizando testes e experimentos com projetos e alguns protocolos sem fio, bem como interfaces de comunicação A JARM IoT M, possui interface ADC,DAC, GPIO, PWM, SPI, e UART.
Deve ser entendido sempre que a Plataforma de Hardware Arduino não atende a todas as necessidades em projetos mais complexos em IoT, seu principal objetivo foi de criar pequenos projetos e prototipagem não complexas e de baixo custo, bem como para aplicações mais voltadas para aprendizagem. Abaixo a primeira versão da JARM IoT M, a versão atual e a versão sem alguns recursos do hardware.
Nas cores da JARM IoT M orgulhosamente estão representadas as cores do Brasil e do Estado Maranhão terra natal do Engenheiro Projetista Cirineu - engereggae.
Tu é doido, esse projeto foi feito na horas de folga, com muito esforço e dedicação, sem termos recursos e apoio no Brasil, participamos de alguns programas mas ainda estamos em busca de investimentos, divulgação e ampliação de nossa equipe de pesquisa, bem como montar o nosso Laboratório BabaçuLAB Vicente e nossa Startup SiriNEO Technologies em uma estrutura própria.
TEMOS ORGULHO DE SERMOS DO BRASIL ! ACHOU MASSA AJUDA A GENTE "RAPÁ" !
A JARM IoT M, usa um chip ATSAMD21G18A-U, de baixo consumo, uma CPU ARM Cortex de SRAM 32 bits trabalhando a 48MHz e lógica de 3.3 V, o mesmo usado no Arduino Zero. Este processador tem 256K de FLASH (8x a mais do que o Atmega328 ou 32u4) e 32K de RAM (16x a mais)! Ele vem com USB integrado, por isso tem Programa USB para Serial e capacidade de depuração incorporada sem a necessidade de um conversor FTDI. Você pode programá-la também a IDE do Arduino. Nosso hardware possui integrado um slot Micro-SD com interfacee SPI para que você possa armazenar arquivos de backup.
Um de seus recursos importantes é um conector JTAG, que fornece uma interface de depuração completa sem a necessidade de hardware adicional, aumentando significativamente a facilidade de uso para depuração de software.
Conforme já fora abordado projetamos a JARM IoT M especificamente para projetos avançados que envolvam protocolos como SigFOX, LoRa, ZigBEE, BLE, etc., o hardware possui muitos recuros para aplicações a Internet das Coisas:
- Núcleo de 32 bits que permite operações em dados de 4 bytes em um único clock de CPU
- TIMER
- RTC - Contador em tempo real de 32 bits com função de relógio/calendário
- Gerador CRC de 32 bits
- Lógica de 3.3 V
- DAC: A0. Forneça uma saída de tensão de 10 bits de resolução
- Duas portas seriais (UARTs - Serial e Serial1)
Pensamos muito nas dificldades dos brasileiros em se ter um hardware que atendesse nossas exigências para IoT, assim a Plataforma brazuca JARM IoT M possui diversos recursos para te ajudar no desenvolvimento de suas soluções em IoT:
- MICROCONTROLADOR SAMD21 ARM Cortex-M0+ 32bit Low Power;
- Velocidade de Clock: 32.768 kHz (RTC), 48 MHz;
- Soquete fêmea (TOP) para: XBEE, LoraBOT (UART-SPI), SIGBOT - SERIAL e SPI;
- Soquete macho (BUTTON) para Xbee socket adaptado a BEESP-MF (opcional na parte inferior);
- Soquete fêmea para ESP8266-01;
- LED POWER, conectado à entrada de 5V através da porta USB;
- LED DIO13-on-board, mostra status de programação e demais aplicabilidades;
- LSM9DS0 - Acelerômetro/Gyroscopio/Magnetômetro/Temperatura ;
- Sensor de Luminosidade Phototransistor TEMT6000;
- MICRO SMD 3528 led RGB PLCC-4;
- Emissor de IR – 3mm;
- 1 (um) conector JST para conexão de dispositivos com interface one-wire (IN/OUT);
- 1 (um) conector JST exclusivo para conexão de push button;
- 1 (um) conector JST para conexão de sensores analógicos e saída DAC;
- Entrada JST 2mm para fonte externa de alimentação;
- Small Piezo Electrical Magnetic Buzzer;
- SLOT TransFlash TF Micro para micro SD Card;
- 2 (dois) soquetes 1x4 para conexão de dispositivos I2C;
- 1 (um) soquete 1x4 para conexão de dispositivos UART;
- 1 (dum) soquete 1x4 para conexão de dispositivos IN/OUT Digital;
- Sensor de Pressão e Temperatura BMP180;
- Tensão de Alimentação: 5V ou 3.3V (Via bateria Li-Po Single Cell, 3.7V, 700mAh Minimo);
- Extremamente pequena: 43 mm x 37 mm.
- Peso:
- Poderá ser utilizada com o carregador de bateria solar SunBOT - ST.
- É compatível com todos os hardwares da EngeBOT Tecnologia e SIRINEO TECHNOLOGIES.
- Compatível com a IDE do Arduino, ARM, Visual Studio, etc.
- Vem com soquete JTAG/SWD para depuração e programação.
- Possui RTC – Real-Time Counter integrado ao processador.
- Pinos Extra Digital I/O: 2
- Pinos PWM: 12 (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, A3 - or 18 -, A4 -or 19)
Em testes com nossa Plataforma fomos capazes de utilizar até 3 (três) protocolos IoT com ela, além do que ela pode ser convertida em um Gateway ZigBEE/Wi-Fi de acordo com suas necessidades de testes e projetos.
Para Internet das Coisas uma coisa é importante de se saber, não existe um protocolo IoT para tudo, em nossos testes no passado com a Tatamaya Black e Arduino UNO observamos que para alguns casos essa plataforma não atendia devido algumas exigências do hardware, dentre elas:
- Tensão operacional de 5 V
- Dimensões
- Falta de periféricos básicos
- Poucas interrupções
- Ausência de um contador em tempo real (RTC) com função de relógio/calendário
- Praticidade em operação com módulos de protocolos IoT com formato xbee
- Operação com multiprotocolos IoT
- Customização de Hardware
Abaixo a JARM IoT M com fotos de acoplamentos e operação com dois protocolos IoT.
Por essa razões podemos dizer que para detemrinado tipos de projeto a JARM IoT M será a sua melhor escolha !
Abaixo um modelo de case 3D projetado pela SiriNEO Technologies para um MVP de um dispositivo de rastreamento e monitoramento desenvolvido para testes com SigFOX usando a SigBOT e GeoBOT em uma empresa no Rio de Janeiro.
Ajude o desenvolvimento de hardware no Brasil ! Nos ajude compartilhando, curtindo e comentando nossas publicações em nossas Redes Sociais.
Temos um laboratório onde desenvolvemos nossas pesquisas de hardware, venha e faça uma visita !
Cirineu - engereggae
🚧 Página Github em construção 🚧
Essa comunidade é inteiramente dedicada ao meu filho VICENTE FERNANDES
que nos deixou dia 08/03/2022.
Obrigado meu filho