Skip to content

HTTPS clone URL

Subversion checkout URL

You can clone with
or
.
Download ZIP
Guidelines for "Front-End Meet-Up Group" project
Branch: master
Pull request Compare This branch is 82 commits behind braziljs:master.

Fetching latest commit…

Cannot retrieve the latest commit at this time

Failed to load latest commit information.
CONTRIBUTING.md
LICENSE
LISTA.md
README.md
femug-list.json

README.md

FEMUG - Instruções

Mantenedor: Daniel Filho

O que é FEMUG

O "Front-End Meet-Up Group" é um projeto que nasceu da necessidade de unir os desenvolvedores Front-End de São Paulo, e então tornou-se uma idéia coletiva, para que o acesso à informação seja feito em qualquer lugar que haja interesse do aprendizado.

O evento NÃO pode visar o lucro de um ou mais organizadores. É igualmente restritivo a prática de qualquer preconceito em relação a qualquer pessoa que tenha interesse de aprender ou qualquer tecnologia.

Trata-se de um evento para pessoas interessadas em aprender, evoluir e dividir conhecimentos relacionados ao front-end e tecnologias periféricas relacionadas.

A escolha do nome

Por se tratar de um grupo de encontros marcados pela regionalidade e proximidade, é interessante utilizar uma nomenclatura que remeta o local de onde será feito o mesmo.

No caso de São Paulo, o grupo se chama "FEMUG-SP", que é a sigla para "São Paulo", nome da cidade E do estado. Poderá ser criado, por exemplo o "FEMUG-CPS" ou "FEMUG-CAMPINAS", mas nunca será aprovada a criação de dois FEMUG para a mesma região (FEMUG-SP é o capítulo estadual, automaticamente, também o capítulo da cidade que é a capital). A intenção dos grupos é AGREGAR conhecimento e pessoas, não separar. Caso haja divergências ideológicas entre membros de um grupo, é recomendado a solução da mesma. Um grupo NUNCA deve ser prejudicado pela diferênça da minoria.

Caso seja criado um grupo para todo o estado, o mesmo deverá ter como sede a capital do mesmo. Por exemplo: "FEMUG-RS" deverá ter como base, Porto Alegre. Para "FEMUG-MG", a base seria Belo Horizonte e assim por diante. Para um "FEMUG-ACRE", o servidor deverá retornar um erro HTTP 404.

Formato

O encontro deve contar com um meio comum de comunicação, sendo este uma lista de e-mails. Por esta lista de e-mails é feito toda a comunicação de novos eventos, anúncios relevantes, interação entre os membros, envio da ata e demais assuntos e dúvidas pertinentes.

A lista de e-mail deve ter uma média de três a quatro managers para cada cem pessoas. A função desses managers é basicamente manter os bons modos e um fluxo coeso de novos membros, aprovando sua entrada, julgando ponderadamente a chance de excluir alguém da lista, caso haja intenção de propaganda indesejada, insistência em tópicos delicados ou falta de respeito de qualquer forma, com um ou mais membros.

O encontro deve ter a periodicidade que o grupo decidir necessária, sendo semanal, quinzenal, mensal ou acontecer apenas quando todos os membros chegarem a um acordo.

Temas do encontro

Cada encontro deve ter seu tema decidido previamente pelo grupo, abrindo para sugestões de temas com até uma semana antes do encontro acontecer, e ser decidido em até dois dias antes do mesmo. Para isso, será recomendado uma ferramenta de enquete, para que seja feito algo democrático.

Ata do encontro

A ata do encontro é um e-mail com tópicos, para compartilhar entre todos os participantes temas abordados, referências e links relevantes.

Abaixo, um exemplo de ata usado para o FEMUSP #3:

Pessoal,

O FEMUSP #3 foi baseado quase que inteiro conversado sobre acessibilidade. Foi diferente das duas edicoes anteriores (que tambem foram diferentes entre si). Foi so papo, sem codigo. E eu ate que gostei :)

Aqui, os topicos que anotei durante o papo:

Se alguem lembrar de mais algo que falamos, e so mandar.

Abraco e, mais uma vez, valeu por todo mundo participar :)

Local

O local a ser realizado deve ter suporte para pelo menos dez pessoas.

Convidados

Quando existe a possiblidade de algum especialista em um assunto atender ao encontro, é normal e até recomendado que o tema gire em torno da especialidade deste, caso o mesmo concorde. Assim podemos absorver o máximo de conhecimento que a pessoa especialista possa compartilhar.

Controle de participantes

Recomendamos o uso da plataforma Eventick, que é parceira da fundação BrazilJS e permite o cadastro de novos eventos gratuitamente, desde que não seja cobrada a entrada (o que é o caso do FEMUG).

Os campos exigidos geralmente são:

  • Nome completo
  • E-mail
  • Documento com foto (para controle na portaria das empresas)

IMPORTANTE: Para a empresa anfitriã, envie APENAS o nome do participante e o documento, quando necessário. A privacidade dos participantes é algo que devemos zelar por obrigação, e como procedimento padrão.

Ainda, caso a empresa tenha fornecido o espaço livre de custos, e faz questão de ter a lista de e-mail de todos que participaram, a mesma deve ficar explícita para cada participante que seu e-mail será compartilhado e, fazendo a inscrição este concorda com o este termo.

Os sete passos da execução de uma reunião do FEMUG

Este documento foi criado em cima da experiência adquirida na organização do então FEMUSP (que se tornou FEMUG-SP).

Como criar um FEMUG?

Primeiro, leia este documento até o final (no mínimo) duas vezes. Quando terminar, leia o arquivo CONTRIBUTING.md; nele, encontrará informações de como contribuir. Depois, clone este repositório, altere os arquivos LISTA.md e femug-list.json com as informações do FEMUG que pretende inaugurar.

Este irá para avaliação do pessoal da Fundação BrazilJS e entraremos em contato contigo, assim que todas as informações forem aprovadas.

O aceite de seu capítulo será feito pelo merge de seu pull request no repositório do projeto. As discussões, recusas ou aprovações serão feitas nos comentários do pull request, de forma aberta para todos os interessados.

Dicas

Encontrando um local

Muitas empresas possuem interesse em se tornar visíveis para a comunidade de desenvolvedores. Para ter um local e o evento ser realizado, crie um formulário e envie para pessoas de empresas que possuam salas de reuniões e queiram sediar um ou mais encontros. Uma vez que o contato é firmado, se torna algo simples continuar angariando locais.

No formulário de questões do FEMUSP (encontro que originou o FEMUG), existem as seguintes perguntas:

  • Qual seu nome? (do contato)
  • Qual empresa você trabalha?
  • Qual seu e-mail?
  • Qual o site da sua empresa?
  • Quantas pessoas sua sala de reuniões ou auditório comporta?
  • Onde fica sua empresa? (Endereço e referências)
  • Tem conexão wi-fi para os participantes?
  • Sua empresa pode ceder um café para uma pausa, para todos os participantes?
  • Quais dias da semana você prefere que o encontro seja realizado?
  • Em qual horário?
    • Recomendamos um encontro de duas horas, começando a janela 7pm
  • Observações gerais.

Coffee break

Uma vez que uma empresa concorde em ceder um espaço, geralmente a mesma costuma ceder o café com comes e bebes para todos os participantes. Caso o mesmo não ocorra, você pode buscar uma empresa para patrocinar o mesmo, ou até mesmo rachar entre todos os participantes que concordarem. Tudo depende do público e das empresas envolvidas.

Índice FEMUG

Antes de criar um novo FEMUG, confira se já existe um em sua cidade no índice FEMUG. Caso exista, junte-se a ele, não crie um novo. As comunidades devem se unir, e não capilarizar. Acredito que uma cidade é um bom delimitador para não crescermos desorganizadamente.

Abaixo, um exemplo de como preencher o índice.


FEMUG-SP

Lista         : http://bit.ly/FEMUG-SP
Form Anfitrião: http://bit.ly/FEMUG-SP-ANF
Capítulo      : Estadual
Sede          : São Paulo, SP
Responsável   : Daniel Filho
Moderadores   : Jaydson Gomes
                Felipe Nascimento

IMPORTANTE:

Este documento é "vivo" e será alterado com frequência. Sendo assim, recomendamos que fique sempre de olho para manter seu grupo sempre atualizado com as normas que visam única e exclusivamente, um encontro saudável para todos os envolvidos.

Something went wrong with that request. Please try again.