Skip to content
Repositório de hackathons do Training Center
Branch: master
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
LICENSE
README.md

README.md

hackathon

Repositório de hackathons do Training Center

Esse repositório serve para documentar a organização dos nossos eventos.

Aqui não teremos informações sobre um evento específico (como o de 2017, 2018, 2019, por exemplo), mas a maneira de se montar um hackathon estilo o nosso, garantindo assim que qualquer pessoa possa "copiar" nosso modelo e criar os seus próprios hackathon's.

Organização geral

A organização do evento conta com uma bancada organizadora e uma bancada avaliadora, onde:

  • a bancada organizadora é constituída pelas pessoas que fazem o evento acontecer, como responsáveis pelo site, divulgação, organização e resposta a dúvidas das pessoas que competirão.
  • a bancada avaliadora é um time de pessoas com alto skill técnico que irá votar nos melhores projetos entregues pelas pessoas que estão competindo.

1 - Formato

Nosso evento é 100% online.

As pessoas que participam da competição podem se juntar em um local e trabalharem juntos, porém qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, pode participar da maratona se garantir uma maneira de se comunicar com sua equipe.

No dia da entrega dos prêmios, as pessoas que conseguirem fazer isso, podem se juntar para assistir a nomeação da equipe vencedora em um local com internet.

1.1 - onde armazenar o código durante a competição

Todo código gerado pelas equipes deve ser hospedado em um repositório privado, e para isso sugerimos o GitHub, GitLab ou Bitbucket, e ao finalizar a competição as pessoas podem tornar seus repositórios públicos.

No repositório da edição (2017, 2018, 2019, etc) deixaremos uma lista de nomes das pessoas que participaram e um local de exposição de quem venceu.

1.2 - times

Os times serão compostos de 3 a 5 pessoas, e será necessário, no mínimo, 5 times para que o evento aconteça.

As pessoas irão se inscrever via formulário (TypeForm, Google Forms, etc) somente para que a organização tenha seus emails de contato, links para redes sociais e habilidades.

No repositório da edição teremos um documento com os times formados, e quem não tiver um time terá seu nome listado para que as pessoas puxem para suas equipes.

Cada time irá contar com uma pessoa mentorando o grupo (não necessáriamente alguém do projeto Mentoria) para auxiliar em pequenas dúvidas, mas não podendo escrever código.

Importante: Esta pessoa deverá possuir apenas acesso de Leitura no repositório da equipe, ela será responsável por encaminhar o projeto à bancada avaliadora no final do período.

1.3 - quem pode participar

Só podem concorrer pessoas com até, no máximo, 3 anos de experiência.

As pessoas que forem competir devem estar com seu LinkedIn atualizado.

As pessoas de um mesmo time não podem todas possuir o mesmo tempo de experiência.

Ex.: todas as 5 pessoas com 3 anos de XP, enquanto um outro time pussui somente pessoas com 1 ano.

Para que isso não aconteça, as pessoas deverão se comunicar bem antes de montar o time, mas podem possuir até 2 pessoas com o mesmo tempo de XP.

1.4 - cota de participação

Cada equipe deverá apoiar o evento com uma cota de R$ 50,00 (cinquenta reais) que serão convertidos nos brindes e prêmios do evento.

Esse valor dividido entre as 5 pessoas sai mais barato, então procure montar o time completo! ;D

1.5 - datas

O evento deve começar em uma sexta-feira, por volta de 20:00, e terminar em um domingo no mesmo horário.

Às 19:30 da sexta-feira será disponibilizado um documento explicando quais são os critérios a serem atendidos pelo projeto (requisitos do produto do hackathon).

A bancada avaliadora deve finalizar a avaliação dos projetos em alguns dias, podendo ser uma semana ou mais, dependendo do número de equipes participantes da competição.

2 - Avaliação de vencedores

A bancada avaliadora conta com um time de 4 pessoas, sendo 2 homens e 2 mulheres, e 1 voto é da comunidade.

2.1 - como funcionará o voto comunitário

A bancada avaliadora elenca 5 projetos finalistas, e desses 5 somente 3 serão vencedores, tendo primeiro, segundo e terceiro lugar.

A decisão final de vencedores funcionará via issue no repositório da edição do evento, onde a bancada avaliadora irá criar uma issue com os nomes das equipes e em seguida colocar 5 respostas, como nesse exemplo.

2.2 - critérios de avaliação

Após o concurso os mentores terão 5 dias para analisar todos os códigos e darem uma pontuação de 1 a 5 estrelas seguindo os critérios:

  1. Clean code e escabilidade : produto fluindo sem bugs (o projeto tem que funcionar) código bem feito, escalável e manutenível

  2. Ideia e como ela resolve o problema proposto uma boa experiência de usuário resolver bem o problema proposto (atendeu aos critérios informados antes da competição começar)

  3. MVP(como a ideia será validada no mercado)

Após isso os jurados terão 3 dias para analisar os 3 finalistas(que já vão ganhar alguma coisa cada) e escolher o vencedor. Os jurados só analisarão os vencedores na segunda fase. E os mentores só vão pontuar na primeira fase.

Sendo que o peso da pontuação é exatamente o da ordem da lista acima, ou seja, o produto final precisa apresentar uma boa experiência de usuário e funcionar perfeitamente.

2.3 - vendendo o peixe

Cada time precisará entregar, junto com o seu projeto, um vídeo de 5 minutos explicando o produto e vendendo seu peixe para a bancada avaliadora e para a comunidade. Precisa dizer por que o seu produto é o melhor.

3 - Premiação

As 5 equipes finalistas irão receber prêmios de participação (brindes variados) e as 3 finalistas irão receber prêmios diferenciados.

Todas as pessoas que participarem do evento também receberão um brinde da comunidade Training Center referente ao Hackathon (como uma camiseta do evento, por exemplo).

4 - Comunicação

A comunicação de participantes pode ser feita como acharem melhor, via Skype, Hangouts, Appear.in, Discord, etc.

Sugerímos o uso do Discord por sua boa conexão.

A pessoa que estiver mentorando o time deve ficar nesse canal para ajudar a tirar dúvidas.

5 - Tema

O tema do evento deverá ser aberto ao público no dia da competição e seus requisitos devem estar em um documento de fácil acesso no repositório da edição.

6 - Apoio

Você pode apoiar o evento ajudando na organização, divulgação, financeiramente ou com brindes para distribuirmos entre os participantes.

As empresas apoiadoras do evento terão espaço de divulgação no site da edição.

Outros canais de divulgação, como podcasts, apoiadores também terão espaço de divulgação no site da edição.

As pessoas que apoiarem financeiramente o evento terão espaço de divulgação no repositório do projeto.

You can’t perform that action at this time.