Conectando pessoas que desejam aprender com pessoas que tiram os obstáculos do caminho
Switch branches/tags
Nothing to show
Clone or download

README.md

Mentoria

Todo conhecimento deve ser compartilhado, pois somente a educação é que pode mudar algo no mundo.

O que é mentoria

Mentoria tem como foco ajudar alguém a alcançar objetivos, aprimorando suas habilidades técnicas ou interpessoais, pois nosso propósito é auxiliar a pessoa a encontrar um caminho mais promissor, tendo como o alvo o progresso e o crescimento pessoal e profissional do mentorado ou da mentorada.

Mentorar é dar conselhos baseado em nossa experiência profissional, por isso tende a ser um bate papo informal, não um curso ou aulas particulares de assunto x.

O processo de mentoria não é o mesmo de ajudar em um fórum de discussões ou participar do nosso Slack, onde respondemos alguma dúvida e vamos embora. Mas é um acompanhamento pessoal onde buscamos conhecer as necessidades profissionais da pessoa, suas dificuldades e limites e então tentamos sobrepor esses limites, ajudando a pessoa a superar suas dificuldades até conseguir suprir suas necessidades profissionais.

Exemplo

  • uma necessidade pode ser: desejo me tornar programador(a) front-end/mobile/back-end/etc;
  • uma dificuldade pode ser: por mais que eu tente muito, não consigo me dar bem com lógica de programação;
  • um limite pode ser: eu não tenho muito tempo livre durante a semana, pois moro longe do meu emprego, por isso saio às 5h e chego às 23h.

Nosso papel, neste exemplo, é ajudar essa pessoa a superar o limite da falta de tempo, darmos os melhores conselhos para que ela supere a dificuldade em lógica de programação, mas o objetivo final é dar todas as dicas possíveis para que ela se torne programadora. Não vamos dar aulas de lógica de programação, mas dicas para que essa pessoa aprenda por sí própria baseada em nossa experiência de carreira.

Entenda mais sobre mentoria neste artigo: Significado de Mentoring.

E nestes aqui:

Qualquer pessoa pode mentorar, desde que tenha experiência em um assunto.

Como funciona o projeto Mentoria

Este projeto conecta pessoas que desejam mentorar com pessoas buscando mentoria.

Nós não fazemos micro gerenciamento, então, uma vez que alguém se cadastra como mentor(a) é de sua responsabilidade gerenciar seu tempo, sua participação ativa na vida do(a) mentorado(a) e também de remover seu nome da lista caso não tenha mais tempo hábil para receber contatos.

O mesmo se encaixa para quem busca mentoria, é de sua responsabilidade entrar em contato com alguém da lista de mentores(as) e manter a comunicação ativa. A pessoa que presta mentoria não é obrigada a te cobrar ou manter contato contigo, por isso é necessário se manter de modo ativo buscando conselhos do mentor ou mentora.

É extremamente importante que você entenda o que é mentoria e o que nós nos propomos a fazer neste projeto, por isso leia essa documentação até o final e não fique com dúvidas antes de participar.

Se você tiver qualquer dúvida sobre o processo, abra uma issue neste repositório, clicando aqui.

Preciso de ajuda

Em primeiro lugar é necessário entender que alguém que presta mentoria pelo Training Center não é um(a) professor(a) particular. Essa pessoa não irá te dar aulas, mas dicas e conselhos para alcançar seu objetivo, seja aprender algo, entrar em um emprego novo, como conseguir um emprego, subir de cargo, se tornar um(a) profissional melhor, tirar dúvidas relacionadas a profissão, etc.

Você deve ler todo este documento para entender as responsabilidades de ambas as partes.

Cada mentor(a) possui seus métodos para transmitir conhecimento, mas todos seguem a regra de ajudar alguém por 2 meses, o que pode mudar caso o mentor ou mentora perceba que é necessário.

Caso você receba um conselho ou uma pergunta de seu/sua mentor(a) e não responda em até uma semana, essa pessoa pode “te abandonar” e partir para o auxílio a outro(a) mentorado(a).

Se você entrar em contato com alguém e essa pessoa não te responder em até uma semana, provavelmente ela não consegue te ajudar agora e você pode partir para o próximo mentor ou mentora que atenda seu objetivo na lista de mentores(as).

A pessoa que presta mentoria pelo Training Center assume o papel de agente ativo na sociedade com o objetivo de ajudar pessoas a mudar vidas de maneira voluntária. Por isso, se alguém te cobrar qualquer valor para prestar mentoria, nos avise através do formulário de denúncias, pois iremos banir essa pessoa, formulário de denúncias.

O Training Center possui um código de conduta que deve ser seguido e respeitado em todas as nossas iniciativas, você deve seguir estas regras, assim como seu mentor ou mentora. Caso você desrespeite o código de conduta, será banido(a) do nosso projeto e da comunidade, o mesmo se aplica a pessoa que lhe presta mentoria, caso ela infrinja alguma regra, nos avise através do formulário de denúncias, pois iremos banir essa pessoa.

Caso você goste muito da ajuda que recebeu ao final dos dois meses pode enviar um "depoimento" que ficará guardado neste repositório como forma de retorno ao apoio do mentor ou mentora. Para isso basta seguir este template.

Se você nunca mexeu com Git e GitHub, nós recomendamos que você faça esse curso (gratuito e sensacional) do @willianjusten, pois nós utilizamos o GitHub para quase tudo o que fazemos e você vai imergir nesse mundo junto conosco: Git e GitHub para iniciantes.

Para conseguir mentoria, basta entrar nesta lista, encontrar alguém que corresponda com sua necessidade e entrar em contato com ela.

Lembre-se que essa pessoa presta mentoria em seu tempo livre, não como profissão, por isso ela pode demorar para responder. Caso ela não te responda em uma semana siga a regra anterior de entrar em contato com outra pessoa. Não será tolerado nenhum tipo de ofença a mentores e mentoras em nenhum canal de comunicação, como redes sociais ou Slack, por conta da demora em responder ou mesmo caso essa pessoa nunca responda seu primeiro contato, pois as regras para denúncias se encontram neste documento.

Não se esqueça de dar uma estrelinha neste repositório para sabermos que você gostou da iniciativa. ;)

Quero mentorar

É importante que você leia todo este documento para entender como o projeto funciona, além de entender as responsabilidades do(a) mentorado(a).

Você deve enviar um pull request com os seus dados para esta lista, a lista de mentores(as) seguindo o padrão que encontra aqui: template.

As pessoas irão entrar em contato contigo pelo canal de contato que você colocar na lista e, caso o número de contatos seja muito alto, você pode remover esse canal da lista trocando por um emoji de congelado (:snowflake: ❄️) e depois colocar novamente, de acordo com seu tempo livre.

Você não é obrigado(a) a responder todas as interações e, se ficar sem responder alguém por mais de uma semana, essa pessoa entenderá que você não vai conseguir ajudar nesse momento e vai partir para outro(a) mentor(a).

Nós recomendamos que você preste mentoria para a pessoa durante dois meses. Caso você ache necessário ou crie um vínculo muito legal, pode continuar ajudando de acordo com sua própria gestão.

Esse projeto NÃO tem fins lucrativos, por isso você NÃO PODE cobrar para ser mentor(a) de nenhuma pessoa que pediu ajuda aqui!

Por favor, não use este projeto para vender seus cursos/sites, etc. Se quiser nos doar cupons de descontos ou algo do tipo para incentivar as pessoas da nossa comunidade, basta entrar em contato em contact.trainingcentr@gmail.com.

Nós estamos aqui para ajudar as pessoas de forma gratuita, a fim de garantir a inclusão social de todas as pessoas na área de desenvolvimento de software.

O Training Center possui um código de conduta que deve ser seguido e respeitado em todas as nossas iniciativas, você deve seguir estas regras, assim como seu mentorado ou mentorada. Caso você desrespeite o código de conduta, será banido(a) do nosso projeto e da comunidade, o mesmo se aplica a pessoa que lhe recebe mentoria, caso ela infrinja alguma regra, nos avise através do formulário de denúncias, pois iremos banir essa pessoa.

Regras gerais (TL;DR)

  • ambas as partes devem se responder em até uma semana, caso isso não aconteça devemos entender como quebra de vínculo/fim de mentoria
  • ambas as partes devem seguir nosso código de conduta
  • ambas as partes devem se gerenciar
  • o Training Center não fará micro gerenciamento
  • ambas as partes devem ter lido todo este documento para entender como tudo funciona
  • ambas as partes devem denunciar qualquer caso de desrespeito ao código de conduta pelo formulário de denúncias

Como surgiu o projeto Mentoria

O Mentoria surgiu a partir da ideia do @baltazarparra nessa issue no forum do Front End Brasil. Na issue você consegue entender um pouco mais do por que esse projeto ter nascido.

Conheça o Training Center

Artigos para você conhecer mais sobre nossa comunidade:


Quem apoia o Training Center