Skip to content
Material de apoio para os cursos de Introdução a Programação com Python na UFRPE.
Jupyter Notebook
Branch: master
Clone or download

Latest commit

Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.

Files

Permalink
Type Name Latest commit message Commit time
Failed to load latest commit information.
aulas
code
data
exercicios
.gitignore
LICENSE
README.md

README.md

Binder Open In Colab

Introdução a Programação (UFRPE)

Material de apoio para os cursos de Introdução a Programação com Python na UFRPE.

Objetivos do Curso

Fornecer aos alunos os conhecimentos básicos dos principais tópicos de programação e ciência da computação. Noções sobre o desenvolvimento de algoritmos e visualizar algumas aplicações práticas dessas teorias e técnicas.

FAQ

O que é Python?

Python é uma linguagem de programação criada em 1991. Os objetivos do projeto da linguagem eram: produtividade e legibilidade. Em outras palavras, Python é uma linguagem que foi criada para produzir código bom e fácil de manter de maneira rápida.

Além disso, a linguagem já inclui estruturas de dados básicas, como tuplas, listas e dicionários, disponíveis para facilitar o desenvolvimento de algoritmos mais complexos. Python é uma linguagem livre e multiplataforma. Isso significa que os programas escritos em uma plataforma serão executados sem nenhum problema na maioria das plataformas existentes sem nenhuma modificação. (saiba mais em http://pyscience-brasil.wikidot.com/python:python-oq-e-pq)

Por que Python?

Python é atualmente uma das linguagens mais populares no mundo, com uma comunidade ativa e vibrante, espalhada por todos os continentes. Dada o seu alto poder de expressividade, a liguagem tem conquistado uma grande popularidade entre a comunidade científica, tornando-se um conhecimento quase que obrigatório nas mais variadas áreas do conhecimento, desde a engenharia a biologia.

Instalando o Python

É possível fazer programação com Python no seu próprio computador, mas primeiro você precisa instalar o interpretador da linguagem. Embora seja possível instalar o Python a partir de sua página oficial (https://www.python.org/), recomendamos usar o Anaconda (https://www.anaconda.com/download/), que é uma distribuição de código aberto das linguagens de programação Python e R para processamento de dados, análise preditiva e computação científica em larga escala, que visa simplificar o gerenciamento de e instalação de pacotes. Em suma, facilita muito a vida ao instalar novas ferramentas no seu Python.

Conteúdo do curso

  1. Introdução a Jupyter Notebooks
  2. Noções básicas de python
  3. Comparaçes
  4. Estruturas condicionais
  5. Listas
  6. Loops - for
  7. Tuplas
  8. Dicionários
  9. Funções
  10. Arquivos
  11. Loops - while
  12. Prática: arquivos
  13. Numpy
  14. Plotagem de gráficos
You can’t perform that action at this time.