Skip to content

Latest commit

 

History

History
89 lines (53 loc) · 4.35 KB

Imagens.md

File metadata and controls

89 lines (53 loc) · 4.35 KB

IMAGENS

As dimensões de imagens digitais são medidas em unidades de pixels. Toda imagem digital tem uma profundidade de cor, essa profundidade indica o número de bits utilizados para guardar cada pixel. Se a profundidade de uma imagem é 1, cada pixel pode ter 1 ou 2 valores, por exemplo preto ou branco, se for 4, cada pixel pode ter de 1 a 16 valores e assim por diante. A profundidade pode afetar muito a visibilidade da imagem como podemos observar na imagem abaixo:

Cores

Fonte: Processing: A Programming Handbook for Visual Designers

Imagens digitais são compostas por números representando cores. O formato de arquivo de uma imagem determina como os números são organizados no arquivo. Processing pode carregar imagens GIF, JPEG e PNG. Quando se utiliza imagens na internet, devemos ficar atentos a algumas informações quando a compreensão, por exemplo: Imagens no formato .GIF são indicadas para ilustrar gráficos simples com um número limitado de cores e transparência. Imagens em PNG têm a mesma utilidade dos GIFs mas possuem um range maior de cor e transparência, JPEG trabalha bem com fotos e costuma ter um tamanho menor do que PNG, isso porque imagens em JPG sacrificam a qualidade para reduzir seu tamanho.

Processing pode carregar imagens, mostrar na tela e mudar seu tamanho, posição, opacidade e matiz. Há um tipo de dado para imagem chamado PImage. Da mesma forma que números inteiros são guardados em variáveis do tipo int e valores False e True são guardados em variáveis do tipo boolean, tipos de dados de imagem são guardados em variáveis do tipo PImage.

Adicionando uma imagem:

Para adicionar uma imagem selecione Scketch no meu e clique em adicionar ficheiro, em seguida navegue pelo explorador de arquivos do sistema operacional, localize a imagem que quer add, clique nela e posteriormente em open, pronto sua imagem foi adicionada ao folder, para ter certeza que ela está lá, basta selecionar “Show Scketch folder” no menu Sketch. Se a imagem estiver lá, você poderá carregá-la utilizando a função image():

Adicionando imagens

Carregando uma imagem:

Antes de mostrar uma imagem, é necessaŕio carregá-la, para isso usamos a função loadImage("nome_da_imagens.png"). Certifique-se de colocar o tipo do formato da imagem junto com o nome tudo isso entre aspas. (“image 01.png”) como argumento da função. Para que a imagem seja carregada ela deve estar na pasta de dados do programa.

Desenhando a imagem:

Para "invocarmos" a imagem na tela, devemos utilizar a função image(name, x, y, width, height). Os argumentos suportados por essa função correspondem respectivamente:

  • name = Nome da Imagem
  • x = Posição na imagem no eixo x
  • y = Posição da iamgem no eixo y
  • width = Largura da imagem em pixels
  • height = Altura da imagem em pixels
Exemplo:
void setup(){
  size(400, 400);
}

void draw(){
    PImage img = loadImage("ada.jpg");
    for (int i = 0; i<400; i++){
        image(img, random(i), random(i), 60, 60);
         }
     }
 }
Tela:

img

Imagem - Cor e Transparência:

Imagens são pintadas com a função tint(), ela é usada da mesma forma que fill() e stroke(), mas funciona apenas em imagens. Todas as imagens desenhadas depois de rodar a função tint(), receberão o efeito de acordo com os parâmetros desta, esses parâmetros não são permanentes, se declararmos a função noTint(), todos os efeitos de colorização serão desabilitados para todas as imagens abaixo dela.

Exemplo:
void setup(){
  size(400, 400);
}

void draw(){
    PImage img = loadImage("ada-lovelace-20825279-1-402.jpg");
    tint(random(sin(255)), random(255), random(255),random(102));
    for (int i = 0; i<400; i++){
        image(img, random(i), random(i), 200, 200);
        
 }
}
Tela:

imagem 2


🏠HOME