Skip to content
New issue

Have a question about this project? Sign up for a free GitHub account to open an issue and contact its maintainers and the community.

By clicking “Sign up for GitHub”, you agree to our terms of service and privacy statement. We’ll occasionally send you account related emails.

Already on GitHub? Sign in to your account

Mudanças da NBR 6023 de 2018 #64

Closed
6 tasks done
douglasrizzo opened this issue Jul 20, 2020 · 11 comments
Closed
6 tasks done

Mudanças da NBR 6023 de 2018 #64

douglasrizzo opened this issue Jul 20, 2020 · 11 comments
Labels
Milestone

Comments

@douglasrizzo
Copy link
Contributor

douglasrizzo commented Jul 20, 2020

Olá, eu reparei que a NBR 6023 de 2018 incluiu mudanças que podem não estar refletidas no biblatex-abnt. Encontrei uma lista amigável das mudanças (pra não ter que comparar as duas normas do início ao fim) aqui.

Com relação à formatação mais simples, eu separei as seguintes divergências:

Ainda existem algumas outras coisas estranhas, como marcar nome de editor por (ed.) e usar o nome do país na localização da referências, quando cidade e estado não estão disponíveis, mas acho que as supracitadas são mais gerais e beneficiariam a todos os usuários do pacote.

Soluções

  • O espaçamento entre entradas pode ser resolvido redefinindo \bibitemsep: https://tex.stackexchange.com/a/19109
  • O travessão é removido com a opção repeatfields=true do biblatex (não requer mudanças no biblatex-abnt, mas deveria ser o comportamento padrão daqui pra frente?)
  • O <> pode ser removido da URL mudando a seguinte linha:
    \DeclareFieldFormat{url}{\bibstring{urlfrom}\addcolon\addspace<\url{#1}>}%
  • As expressões em itálico, eu não sei como mudar.
@douglasrizzo
Copy link
Contributor Author

Na verdade, eu levantei o espaço entre entradas, mas a norma (seção 6.3) menciona isso:

As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.

Já é incluída uma linha entre as entradas, então pode ser que isso esteja certo.

@dbmrq dbmrq added this to the NBR 6023:2018 milestone Jul 20, 2020
@dbmrq
Copy link
Member

dbmrq commented Jul 20, 2020

Obrigado, sua lista vai ajudar muito e, se quiser ir adiantando algum desses itens e fazer uma PR, vai ajudar mais ainda! :D

@dbmrq dbmrq added the pinned label Jul 20, 2020
@douglasrizzo
Copy link
Contributor Author

Admito que eu sempre quis contribuir com o projeto, porque sou responsável por uma classe que é bastante usada e depende do biblatex-abnt. Mas quando eu abro aqueles arquivos cbx e bbx, não entendo nada, hahahaha. Aquilo é Latex? Latex 3? Alguma linguagem que só o Biber compreende?

Se você conseguir me apontar um lugar onde eu possa me familiarizar com os comandos, posso tentar corrigir algumas coisas...

@douglasrizzo
Copy link
Contributor Author

Eu percebi que o <> das URLs já foi removido na branch dev. Para as outras coisas, eu mandei algumas PRs com soluções que funcionaram nos meus casos #65 #66 #67.

Imagino que falte italicizar o In, mas não encontrei um jeito fácil de fazer isso ainda.

@dbmrq
Copy link
Member

dbmrq commented Jul 21, 2020

Maravilha, muito obrigado pela ajuda! Já já vou dar uma olhada nas PRs e faço o merge! Pelo jeito você já tá conseguindo se virar como BibLaTeX, mas a melhor fonte é o manual dele mesmo, seguido por questões aleatórias no StackExchange, rs. Eu escrevi o estilo com base nessas duas coisas e em outros estilos existentes, também não sabia (nem sei) quase nada!

@douglasrizzo
Copy link
Contributor Author

Como tudo o que eu levantei nesse issue (e mais um pouco) foi implementado, eu acho que podemos fechá-lo.

Só para informar a todos das alterações realizadas:

  • As expressões In, et al, s. l. e s. n. foram colocadas em itálico. Faltavam espaços entre as letras nas siglas s. l. e s. n., os quais foram adicionados;
  • O espaçamento entre linhas nas referências foi configurado como simples e o espaço entre entradas é o equivalente a uma linha em branco, cvomo mencionado na NBR 6023:2018;
  • O travessão em nomes de autores repetidos foi removido, colocando-se a opção repeatfields=true como padrão. O comportamento antigo pode ser recuperado colocando repeatfields=false;
  • Os colchetes em expressões como "Anais [...]" deve ser colocado manualmente no arquivo .bib. Um exemplo foi disponibilizado no repositório;
  • Um PDF de referência com as mudanças pode ser visualizado aqui e comparado com um modelo ainda compilado sob a norma antiga aqui.

@dbmrq
Copy link
Member

dbmrq commented Jul 28, 2020

Maravilha, muito obrigado por toda a ajuda!

@mvlp
Copy link

mvlp commented Sep 6, 2020

Prezados,
Testei com o branch dev e o et al. não está em itálico. Pensei que era algum erro de configuração meu mas isso também ocorre no pdf de referência que o @douglasrizzo disponibilizou.

@fernandozucatelli
Copy link

Prezados.

Desde que a ABNT fez a atualização da norma NBR 6023:2002 em 2018 eu vinha postergando minha migração do abntex2cite para o biblatex-abnt. Cheguei agora no ponto no qual preciso concluir minha migração e padronizar a sintaxe dos novos arquivos e casualmente alterar a de antigos que forem necessários.
Quando fui checar o resultado do bibilatex-abnt diante das atualizações de 2018, notei que algumas notórias como "<>" e itálicos em "et. al." e "In" não estavam sendo feitas na versão 3.4 de 2018-11-17 conforme estava na minha instalação e também no CTAN-biblatex-abnt. Vim verificar o GitHub e a versão mais atual descrita é a 3.4. Estranhei essa diferença e após pesquisar o dentro do GitHub encontrei essa issue comentando sobre as mudanças para compatibilidade com a NBR 6023:2018. Baixei os arquivos do ramo dev, colei no local designado na minha instalação e a execução das normas está correta conforme a norma e também apresentado ao longo da issue.

Diante do exposto, por que vocês não criaram uma nova versão 3.5 (ou 4.0) que aplica a versão 2018 das normas e atualizaram os repositórios LaTeX?

Eu entendo que isso torna o uso do pacote e a aplicação das normas mais amigáveis.
Notem no entanto, que é mais fácil eu dizer para meus alunos e pares para baixarem a atualização do biblatex-abnt pelo gerenciador da instalação (MikTeX, TeXlive) do que dizer para baixarem pelo CTAN e fazer a instalação manual, o que ainda é mais fácil do que dizer para eles entrarem no GitHub e baixarem os arquivos de lá e então fazer a instalação manual.

Ademais, baixar o pacote pronto em qualquer um dos cenários é absolutamente mais fácil do que controlar essa ou aquela modificação feita nos arquivos da minha instalação, o que convenhamos não é qualquer modificação que possa ser facilmente executada dentro dos arquivos .bst ou .bbx,

Obrigado pela atenção e desculpem-me pelo longo comentário.

@dbmrq
Copy link
Member

dbmrq commented Mar 21, 2022

Diante do exposto, por que vocês não criaram uma nova versão 3.5 (ou 4.0) que aplica a versão 2018 das normas e atualizaram os repositórios LaTeX?

Por um motivo muito simples; não tive tempo, rs.

@fernandozucatelli
Copy link

Diante do exposto, por que vocês não criaram uma nova versão 3.5 (ou 4.0) que aplica a versão 2018 das normas e atualizaram os repositórios LaTeX?

Por um motivo muito simples; não tive tempo, rs.

O Sr. conseguiria enviar a versão atual contida aqui no GitHub para ao menos o CTAN? Ao que me parece a versão aqui implementa as principais mudanças da norma. Nada muito complicado como uma revisão completa. Só o necessário para publicar o que já está no GitHub.

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment
Labels
Projects
None yet
Development

No branches or pull requests

4 participants