Skip to content

Latest commit

 

History

History
73 lines (49 loc) · 4.36 KB

tutorial.md

File metadata and controls

73 lines (49 loc) · 4.36 KB

Modelo de Tutorial

Contexto

O tutorial é uma documentação orientada a tarefas com objetivo de instruir o usuário a realizar uma ação através de um passo a passo. Diferente de um guia how-to, o tutorial é um texto que "pega na mão do usuário" e o guia pelas etapas do conteúdo com foco em garantir que o leitor fixe a informação e compreenda os motivos de cada passo a passo.

Existem 2 possíveis abordagens para tutoriais

  1. Fornecer as orientações para uma funcionalidade ou configuração específica For providing a walkthrough of a particular feature.
  2. Fornecer as orientações para que o usuário complete um pequeno projeto. Exemplo: realizar o deploy de uma biblioteca do zero. Exemplo de documentação

Crie uma conta na Bytebank

Neste tutorial, você irá entender como iniciar a gestão da sua vida financeira criando uma conta gratuita na Bytebank.

Visão Geral

Ter uma conta é o primeiro passo para iniciar a gestão das suas finanças com os serviços da Bytebank. A partir dela, você poderá acessar os produtos de investimento, realizar transações sem taxas e solicitar um cartão com função dupla de crédito ou débito.

No caso de correntistas entre 16 e 18 anos, a criação de conta deve ser feita por seu responsável financeiro. Uma vez concluída as etapas, a titularidade é transferida e você pode assumir a gestão da conta pelo aplicativo ou site da Bytebank.

Você deverá realizar as seguintes etapas para adquirir sua conta:

• Passo 1: Realize o cadastro na plataforma

• Passo 2: Preencha ao formulário de perfil de investidor

• Passo 3 (Opcional): Solicite a portabilidade de contas suas com outros bancos

Objetivos

Antes de começar É necessário que você tenha os seguintes documentos para realizar o seu cadastro:

Documento oficial com foto (RG ou CNH) Comprovante de residência com validade de até 3 meses Passo 1: Realizando seu cadastro na Bytebank O cadastro é rápido e basta você seguir às instruções que cada tela solicita:

1.1 - Informe o seu Nome Completo

1.2 - Em seguida, coloquei seu e-mail

IMPORTANTE

Certifique-se de que se trata de um e-mail válido, pois ao final do processo enviamos um link de ativação da sua conta Captura de Tela 2023-11-26 às 18 23 05

1.3 - Crie sua senha de cadastro

Ao final do cadastro, um link de ativação é enviado ao seu e-mail. Basta acessá-lo e você será redirecionado para página inicial da Bytebank:

image

Passo 2: Preencha o formulário de perfil de investidor O formulário de perfil de investidor é composto de perguntas que ajudam o banco a conhecer a sua relação com investimentos e, principalmente, ao risco envolvido dependendo do produto adquirido na sua carteira de investimentos. De acordo com a classificação do Banco Central do Brasil (BACEN), é possível ter 3 perfis:

Perfil Característica
Conservador Prefere investir em produtos de baixo risco, por exemplo Títulos no Tesouro Direto
Moderado Prefere diversificar mais os produtos, desde baixo risco até alguns de risco um pouco maior, como CDBs
Arrojado Prefere investir em produtos de alto risco, como Ações na Bolsa de Valores

Você encontra o formulário na seção Investimentos dentro da página inicial da sua conta.

image

Passo 3 (Opcional): Solicite a portabilidade de contas suas com outros bancos Outra possibilidade que você tem é de entrar com processo de portabilidade para que todo seu histórico financeiro seja transferido para Bytebank. Neste caso, nossa recomendação é abrir o pedido direto com nossa Central de Atendimento pelo Bytebot ou no telefone (11) 00000-0000.

IMPORTANTE

Caso você tenha dúvidas sobre o projeto durante esta fase de construção, você tem a opção de entrar em contato com seu professor do curso pela plataforma ou conversar diretamente com a comunidade de alunos da Alura O que vimos aqui Ao final deste tutorial, você viu qual o processo de criar uma conta na Bytebank e a possibilidade de solicitar o serviço de portabilidade.

Próximos Passos

Solicite seu cartão de crédito e débito Volte ao README deste projeto para conhecer outros formatos de documentação