Skip to content
New issue

Have a question about this project? Sign up for a free GitHub account to open an issue and contact its maintainers and the community.

By clicking “Sign up for GitHub”, you agree to our terms of service and privacy statement. We’ll occasionally send you account related emails.

Already on GitHub? Sign in to your account

Discussão geral sobre a eclips.is (hospedagem de VPSs patrocinada pela OTF) #29

Open
fititnt opened this issue May 21, 2019 · 2 comments

Comments

@fititnt
Copy link
Owner

fititnt commented May 21, 2019

A greenhost em parceria com a Open Technology Fund tem um projeto que pode ser acessado em https://eclips.is. Em caso de projetos web que estejam dentro do foco das entidades parceiras, eles podem fornecer contas de servidores VPSs sem custo.

Ainda que, pelo menos neste momento, a ideia do Águia Pescadora seja bem recente, isto é, não estaria madura suficiente para solicitar VPSs lá para substituir, por exemplo, a Águia Pescadora Bravo #16, coloco aqui pois no mínimo pode ser de interesse de colegas que usarem os nossos servidores e (dependendo do foco final) até podem sair para hospedar em uma infraestrutura mais dedicada sem ter custos mensais.


Do site https://eclips.is/, tradução automática para o português via o Google Neural Machine Translation (GNMT):

Diga olá para eclips.is

O eclips.is é uma plataforma leve e gratuita onde você pode iniciar seus servidores (virtuais). É financiado pelo Open Technology Fund (OTF) para facilitar uma infraestrutura de nuvem acessível e fácil.

Ao trabalhar com informações confidenciais, você não quer depender de software de grandes corporações como Amazon, Azure e Digital Ocean. Prefere, de preferência, um produto confiável com suporte prático e acessível, adaptado à sua causa. eclips.is dá-lhe isso e muito mais.

O que é eclips.is?

O eclips.is fornece uma plataforma na qual você pode criar e implantar seus serviços. Isso significa que você pode implantar seus serviços de email, chat e vídeo (criptografados) em todo o mundo ou criar seus próprios aplicativos na plataforma.

O eclips.is tem uma base sólida e ágil e pode entregar instâncias em 30 segundos. Suas funcionalidades são projetadas especialmente para desenvolvedores de serviços para promover direitos civis digitais. Com recursos como autenticação de 2 fatores ou implantações orientadas a modelos de serviços como Etherpad ou Jitsi, um padrão de segurança mais alto se torna acessível para mais usuários e organizações.

Quem é elegível para eclips.is?

Desenvolvedores de ferramentas e serviços

Para a liberdade na Internet, muitas vezes é confrontado com acesso limitado a recursos de computação que são seguros, acessíveis e distribuídos globalmente para atender às necessidades de seus usuários. Isso pode dificultar muito a disseminação e a acessibilidade de ferramentas para usuários finais pretendidos.

Liberdade na Internet, desenvolvedores de tecnologia de libertação, administradores e ativistas de direitos digitais

é oferecido acesso a servidores privados virtuais não mais difícil do que a Amazon ou Rackspace, com opções claras e perfis de configuração. O eclips.is não requer uma entrada complexa antes que uma conta possa ser configurada.

Onde estão os servidores e especificações?

A plataforma eclips.is é gerenciada pelo Greenhost. Greenhost se esforça para ter controle total da pilha completa, desde o bit mais baixo da rede até os serviços fornecidos. Abaixo um resumo de como isso é feito.

Infraestrutura de rede

  • Greenhost é membro do RIPE (link) e possui seus próprios endereços IP. Desta forma, uma infraestrutura IP estável pode ser fornecida.
  • A rede é multi-homed, o que significa que existem várias rotas para nossa infraestrutura e não depende apenas de um provedor de rede. Limitar as possibilidades de bloqueio por uma única entidade.
  • Além disso, a rede está conectada às trocas de internet (públicas) AMS-ix (link) e NL-ix (link) para rotas de menor latência e mais curtas.
    Roteadores de código aberto e infraestrutura de rede são usados ​​na plataforma.
    Gestão da rede é interna. Nenhuma parte externa é contratada para gerenciamento de rede.

Equipamentos e Plataforma

  • Nenhum servidor ou comutador é alugado. Todo o equipamento de infraestrutura é totalmente gerenciado pela Greenhost.
  • A plataforma é baseada em Xen (virtualização) e Ceph (armazenamento), ambos projetos de código aberto.
  • Todo o cabeamento e instalação de hardware físico é feito pelo Greenhost.
  • A pilha de software é desenvolvida internamente ou de código aberto.

Independência financeira

  • A Greenhost é uma empresa holandesa e não possui investidores externos, garantindo a independência comercial.

Parceiros

Fundo de Tecnologia Aberta

O Fundo de Tecnologia Aberta utiliza fundos disponíveis para apoiar projetos de liberdade na Internet que capacitam os cidadãos do mundo a terem acesso a canais de comunicação modernos, livres de restrições, e permitem que eles se comuniquem sem medo de censura ou vigilância repressiva.
O Fundo de Tecnologia Aberta utiliza fundos disponíveis para apoiar projetos de liberdade na Internet que capacitam os cidadãos do mundo a terem acesso a canais de comunicação modernos, livres de restrições, e permitem que eles se comuniquem sem medo de censura ou vigilância repressiva.

Greenhost

A Greenhost é um provedor de hospedagem que possui e gerencia sua própria rede e hardware e é bem conhecida e confiável na tecnologia e tecnologia de burlar para os círculos de direitos humanos. A Greenhost desenvolveu e apoiou vários projetos com foco na estabilidade e proteção de direitos humanos e privacidade digitais. A Greenhost tem uma ampla experiência no suporte a necessidades complexas de hospedagem de organizações de direitos humanos.

@fititnt
Copy link
Owner Author

fititnt commented May 21, 2019

Tive acesso ao painel interno deles via um amigo de longa data que estava criando um serviço novo para uma org diferente.

Pelo que entendi da eclips.is, a tendência é liberarem uma conta padrão em que a equipe decide o que fazer com ela. E vou admitir com vocês que é uma conta generosa. Porém ela usa como métrica algo como "50 créditos", e conforme a pessoa troca RAM, esses créditos vão se alterando. A imagem no fim desse comment da uma ideia de como é a tela.

Bem, não existe muita documentação desse serviço muito especial (a interface administrativa era bem simples) porém os servidores e as configurações datas por padrão são decentes. Eu não sei se é possível ter cotas maiores, mas a quota padrão deles, para serviços que são o publico deles, definitivamente é plausível.

Ainda que isso possa mudar no futuro, até para ficar referência do que estou falando, segue aqui comentários que eu fiz de anotação interna de tentativa e erro na imagem do final desse comment. Notem que qualquer solução usada lá precisa (no total de VPSs) ficar até 50 créditos. O que está entre parênteses foi meus comentários

  • 512MB RAM + 1vCPU / 5 GB: 3,75 créditos (comentário: se você não usa nada pesado, é muita coisa coisa. Ubuntu server gasta uns 100MB padrão. O resto da pra usar tipo pra load balancer ou coisas tipo ate VPN)
  • 1GB / 1 vCPU / 200 GB Disco: 35.00 créditos (Exemplo de uso: algo para guardar muitos arquivos, tipo videos, mas nao muito processamento. Pode ter um NGinx com SSL e um wordpress pouco acessado ou medio acessoado, mas bem otimizado)
  • 4 GB / 2 vCPU / 100 GB Disco: 35.00 créditos (Exemplo: versão com metade do espaço da versão anterior. Ideal como maquina principal, porem com espaço para box menores)
  • 6GB / 3 vCPU / 100 GB Disco: 45.00 créditos (Exemplo: considerando créditos da Eclips.is no peso atual, esse é otimo para aplicacoes pesadas, mas tem disco local de tamanho otimo. Pode ser interessante caso queira por apenas uma box grande. Tem espaço para uma micro instancia)
  • 8GB / 4 vCPU / 50 GB Disco: 47.50 créditos (Exemplo de uso: processamento pesado de videos e imagens, aplicações com quantidade extremamente alta de visitas que tenham um banco de dados enorme e nao possuam cache)
  • 4 GB / 2 vCPU / 200 GB Disco: 50.00 créditos (Exemplo: ótimo espaço em disco, e ótimo tamanho de RAM e vCPUs. Porem não tem margem para box extras)

Com especificações como essas, se alguém realmente for pensar em por algo lá, eu fortemente recomendaria no momento em que for fazer, pensar com carinho. O pessoal que sair do projeto aqui e precisar de ajuda pra dimensionar servidores a gente ajuda. Por exemplo, pode não valer a pena colocar muita RAM e CPUs e deixar pouco disco. Ou então querer fazer apenas um servidor grane e não ter pelo menos um secundário.

Aqui um exemplo de configuração que poderia ser útil, e que pelas especificações ali estaria dentro dos 50 créditos, mais exatamente ficaria 45,5 créditos. Eu até ver se dava para por mais uma 4 ou melhorar algumas das três, mas bem, vocês devem ter uma ideia de que o plano padrão da eclips.is pode ser bem interessante para quem estiver montando infraestrutura para projetos que são defendidos pelos parceiros do projeto la:

4 GB / 2 vCPU / 100 GB Disco: 35.00 créditos (Main server)
1 GB / 1 vCPU / 20 GB Disco: 8,00 créditos (Test server)
512MB / 1 vCPU / 10 GB Disco: 4,00 créditos (Proxy, VPN, Tor, etc)

Captura de tela de 2019 05 21 02 06 38

@fititnt
Copy link
Owner Author

fititnt commented Jun 30, 2019

Mandei e-mail via formulário de contato no site do https://eclips.is/ para saber mais informações sobre o projeto.

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment
Labels
None yet
Projects
None yet
Development

No branches or pull requests

1 participant