Skip to content

Latest commit

 

History

History
285 lines (169 loc) · 15.5 KB

README.pt.md

File metadata and controls

285 lines (169 loc) · 15.5 KB

Sobre o Hexagonix Screenshots Contribuir Código-fonte

Ponto de partida

Neste documento, você encontra um tutorial para executar o Hexagonix em seu computador, tanto em uma versão virtualizada como de forma nativa. Lembre-se que é necessário possuir um computador de arquitetura x86 ou um emulador, caso esteja utilizando um dispositivo de outra arquitetura para testes.


Licença do Hexagonix

Leia a licença para mais informações sobre direitos autorais, propriedade de código e redistribuição que se aplicam aos arquivos disponíveis neste repositório. O Hexagonix é totalmente licenciado sob BSD-3-Clause. Sempre fique atento ao arquivo LICENSE disponível em cada repositório para estar ciente dos direitos e obrigações legais, bem como à lista de contribuidores do projeto.

Fazer download e executar o sistema agora mesmo

Você pode ir até a sessão de lançamentos para obter as versões estáveis mais recentes do sistema. Você pode acessar o arquivo de anúncio de versões do Hexagonix. Sempre que possível, obtenha o último lançamento e realize o download das imagens .img ou .vdi disponíveis ou do pacote completo em formato zip. As versões disponíveis diretamente neste repositório são sempre versões de desenvolvimento (beta e release candidate), que também podem ser executadas e estão minimamente funcionais. Ao final de cada ciclo de desenvolvimento, as versões finais estarão disponíveis na sessão lançamentos.

Nota 1: A versão/build do Hexagonix disponibilizada no ramo principal do repositório é sempre a corrente. Isso é, a versão de testes mais recente. Vá sempre na aba de lançamentos para obter as imagens finais de cada versão do sistema. Como exemplo em sistemas UNIX, como o FreeBSD, o ramo principal se assemelha à versão CURRENT do software, não sendo necessariamente uma versão estável. Para obter versões estáveis, vá na aba de lançamentos e busque uma versão sem os termos: -dev, -dev.beta* ou -CURRENT. Normalmente essas versões apresentam nomes simples, como H1, H1-R6, H2, H2-R1 e assim por diante, ou apresentam -RELEASE em seu nome.

Nota 2: Confira sempre o anúncio de versões para obter o changelog completo da versão (o que muda em relação à versão anterior do sistema).


Documentação do sistema

Doc

Como executar o Hexagonix

Requisitos do sistema

Abaixo, uma lista de requisitos mínimos e recomendados para testar o Hexagonix em uma máquina virtual ou máquina física.

Requisítos mínimos:

  • Processador: Pentium III (1999) com suporte a SSE e MMX ou mais recente;
  • Memória RAM: 32 MB mínimo (uma instalação mínima com 32 MB costuma ser suficiente, na maioria dos casos);
  • Disco rígido: disco rígido IDE ou SATA com mínimo de 50 MB (para instalação);
  • Periféricos necessários:
    • Porta serial (1-4);
    • Porta paralela (1-4);
    • Teclado PS/2 ou USB;
    • Placa de vídeo VGA com 2 MB de memória de vídeo (com suporte a cores).

Recomendado:

  • Processador: Pentium D ou mais recente;
  • Memória RAM: 50 MB;
  • Periféricos opcionais:
    • Mouse PS/2 ou USB;
    • Placa de vídeo com > 2 MB de memória de vídeo.

Obter as imagens de disco com o sistema

Para testar o Hexagonix, você vai precisar de uma das imagens de disco disponíveis, bem como a ferramenta qemu instalada em seu computador, caso deseje testar o sistema em ambiente virtualizado. A imagem também pode ser utilizada para a gravação em um disco físico em uma máquina real.

Para testar o Hexagonix, obtenha o arquivo hexagonix.img (qemu) ou hexagonix.vdi (VirtualBox e outros virtualizadores e gerenciadores de máquinas virtuais).

Nota: A imagem hexagonix.img é compatível apenas com o qemu. Além disso, ela é o único arquivo de imagem que pode ser utilizado para instalar o sistema em um disco rígido ou dispositivo flash USB. Para executar o Hexagonix utilizando o VirtualBox ou outros virtualizadores ou gerenciadores de máquinas virtuais, use a imagem hexagonix.vdi disponibilizada. A imagem VDI não pode ser utilizada para instalar o Hexagonix em um disco físico (disco rígido, SSD ou unidade USB).

Testar o Hexagonix em ambiente virtualizado

Primeiramente, você deve instalar a ferramenta qemu, que irá gerenciar a máquina virtual. Para isso, você pode instalar o qemu utilizando repositórios oficiais de distribuições Linux ou acessando aqui para obter os arquivos de instalação para Windows e macOS.

Instalar no Debian, Ubuntu, Pop_OS! e derivados:

Para o Ubuntu, a linha a seguir irá instalar o qemu e todas as suas dependências (privilégios de usuário root necessários):

sudo apt install qemu qemu-system-i386

Instalar no Fedora, CentOS e derivados:

Para o Fedora, a linha a seguir irá instalar o qemu e todas as suas dependências (privilégios de usuário root necessários):

sudo dnf install qemu qemu-system-i386

Instalar no FreeBSD e derivados:

Para o FreeBSD, a linha a seguir irá instalar o qemu e todas as suas dependências (privilégios de usuário root necessários):

su
pkg update
pkg install -y qemu

Agora que você tem o qemu instalado em seu computador, você pode prosseguir com a execução do sistema.

Para executar o sistema de maneira satisfatória, você deve fornecer ao menos 32 MB de RAM para a máquina virtual. Isso se deve a arquitetura de gerenciamento de memória do Hexagon, que exige 16 MB de RAM exclusiva para o kernel a ao menos 16 MB para alocar os aplicativos, utilitários e arquivos abertos. O Hexagon não admite menos que isso para ser executado. Caso mais memória seja fornecida, a memória adicional será sempre reservada, com prioridade, para ser disponibilizada aos processos do usuário. Normalmente, a linha de comando abaixo cumpre todos os requisitos para a execução do sistema:

Nota 1: Para usuários do FreeBSD, omita a opção --enable-kvm. O uso de KVM só está disponível em sistemas Linux. Note que a execução do Hexagonix pode ficar mais lenta ao ser executado sem KVM. Neste caso, você pode utilizar o VirtualBox no FreeBSD para obter um bom desempenho. Para isso, faça o download do VirtualBox aqui ou utilize, como usuário root, pkg install -y virtualbox. Para utilizar o VirtualBox, não faça o download da imagem hexagonix.img, compatível apenas com o qemu, mas sim a imagem hexagonix.vdi, uma imagem compatível com os principais virtualizadores e gerenciadores de máquinas virtuais, incluindo o qemu.

Nota 2: Para sistemas que utilizam PulseAudio, você pode encontrar problemas de som na máquina virtual ao utilizar a opção -soundhw pcspk. Caso isso ocorra, omita esse parâmetro ao executar o sistema no qemu. Aos usuários de Pipewire, esses artefatos parecem não ocorrer.

qemu-system-i386 -hda hexagonix.img -m 32 -soundhw pcspk --enable-kvm -serial file:"Serial.txt"

Você pode omitir o parâmetro -serial caso queira. Esse parâmetro garante que a saída de debug do Hexagon e aplicativos serão direcionados para um arquivo em seu computador, onde você poderá consultar o que foi enviado. Você também pode omitir o parâmetro -soundhw, responsável por direcionar a saída de som do sistema virtual para seu computador físico. Em alguns sistema Linux, a configuração acima pode entrar em conflito com o PulseAudio, e pode ser omitida. Lembre-se que ao omitir o parâmetro, os sons do sistema não serão emitidos para você.

Lembrando que você deve utilizar uma versão/edição do qemu que consiga executar software escrito para a arquitetura x86 (i386 ou x86_64). Para realizar o download e instalação do qemu, clique aqui.

Testar o Hexagonix em máquina física

Você deve utilizar o Linux/macOS ou alguma ferramenta disponível para o Windows que te permita gravar essa imagem em disco.

No Linux/BSD/macOS/UNIX, use a linha abaixo:

dd if=hexagonix.img of=/dev/unidade

onde unidade equivale ao dispositivo desejado (geralmente sdb ou sdc, em caso de dispositivos USB e hda, hdb, sda ou sdb, para unidades de disco rígido/estado sólido). Reinicie seu computador e teste o sistema. Vale lembrar que o modo de boot seguro não é suportado, além de que o boot só é suportado em BIOS ou no modo legado BIOS do UEFI.

Nota: O nome de dispositivo de disco varia entre os sistemas UNIX e Unix-like. Enquanto você pode instalar o sistema em uma unidade flash USB no Linux através do caminho /dev/sdb, por exemplo, no macOS o nome de dispositivo pode se parecer com /dev/rdisk1. Verifique corretamente o caminho do dispositivo antes de executar o comando citado acima.

Vale ressaltar que o desempenho do sistema pode variar de acordo com a máquina testada. Junta-se a isso o fato de que as versões mais recentes do sistema não foram ou estão sendo testadas diretamente na máquina física, como sistema operacional principal. Caso algum problema ocorra ao executar o Hexagonix em uma máquina física, por favor reporte o erro detalhado aqui, em português ou inglês, informando dados como marca do dispositivo, processador, quantidade de memória RAM, placa de vídeo (se disponível) e periféricos conectados, bem como o dispositivo utilizado para instalar o sistema (unidade de disco interna ou mídia removível USB).

Primeiro uso e login

Ao iniciar o sistema, você deverá introduzir um nome de usuário e senha. Para o primeiro uso, utilize:

Usuário: root
Senha: root

ou

Usuário: jack
Senha: jack

Você pode adicionar outro usuário alterando o arquivo USUARIO.UNX (Hexagonix H1) ou passwd (Hexagonix H2 e versões posteriores) na raiz do disco. Lembre-se de não remover o usuário raiz (root). Isso pode tornar o sistema inoperante de forma permanente.

Contribuir e reportar erros

Abaixo você poderá saber mais sobre como contribuir e reportar erros encontrados no Hexagonix.

Contribua no desenvolvimento do Hexagonix

Se você tem conhecimento em criar código em Assembly x86 e gostaria de ajudar no desenvolvimento do sistema, sinta-se a vontade em enviar um email!

Reportar erros

Você pode reportar erros e ajudar a desenvolver o sistema. Para isso, abra uma notificação de erro aqui, informando o erro da forma mais detalhada possível (como marca do dispositivo, processador, quantidade de memória RAM, placa de vídeo e periféricos conectados, bem como o dispositivo utilizado para instalar o sistema, como unidade de disco interna ou mídia removível USB). Lembre-se de informar em qual aplicativo ocorreu o erro, caso o erro ocorra já com o sistema em operação. Caso o problema se dê no processo de inicialização, informe o que foi exibido/o comportamento observado da máquina.

Outras informações

🎲 Idiomas

Neste momento, o sistema está disponível em inglês e a documentação está disponível tanto em português (Brasil) quanto em inglês.

Os comentários e código nos arquivos que compõem o código-fonte do sistema estão disponíveis apenas em inglês (a partir da versão System I. Em versões anteriores, o sistema e o código-fonte estavam disponíveis apenas em português do Brasil).

Para permitir colaboração e atrair desenvolvedores que não falam português, todo o sistema foi traduzido para o inglês e seu desenvolvimento será integralmente realizado neste idioma.

Sinta-se livre e incentivado a reportar erros de tradução, seja criando uma issue no repositório que contém o arquivo, enviando um email ou criando um Pull Request com a correção.

👥️️ Contribuidores e contatos

Veja os arquivos AUTHORS e CREDITS disponíveis em cada repositório para mais informações sobre autoria, contribuições e contato.

📝 Notas de direitos autorais

Leia a licença para mais informações sobre direitos autorais, propriedade de código e redistribuição que se aplicam apenas aos arquivos disponíveis neste repositório (não se aplicam ao conjunto de arquivos de dados e de código-fonte que compõem o Hexagonix). Sempre fique atento ao arquivo LICENSE disponível em cada repositório para estar ciente dos direitos e obrigações legais.