Skip to content

Latest commit

 

History

History
66 lines (39 loc) · 6.58 KB

Modelo de negocios exclusão.md

File metadata and controls

66 lines (39 loc) · 6.58 KB

Modelo de Negócios de Exclusão

Este documento descreve o modelo de negócios de exclusão adotado pelo software. O modelo tem como objetivo permitir que os usuários possam excluir objetos manipulados pelo sistema ou objetos cadastrados pelos usuários e possam restaurá-los posteriormente, se necessário. atraves do modelo de negócios de exclusão implementado no software, os usuários podem excluir objetos com a possibilidade de restaurá-los posteriormente. Esse processo é feito por meio da marcação da data de exclusão na coluna "trash_date" da tabela correspondente ao objeto. Além disso, há um gerenciador de lixeira que verifica periodicamente a data de exclusão dos objetos e os exclui permanentemente após 30 dias. Isso possibilita que o usuário possa reciclar um objeto excluído sem querer ou excluí-lo permanentemente. Os objetos excluídos não interagem mais com o sistema, exceto na lixeira e registros. Eles também não estão disponíveis na pilha de sincronização ou contagem de objetos. O modelo de negócios de exclusão permite que os agentes capacitados possam restaurar objetos excluídos por acidente ou mudança de ideia.

Sumário

Introdução

A exclusão de objetos em um software é um processo comum e importante para manter o banco de dados organizado e atualizado. No entanto, pode acontecer de um objeto ser excluído por engano ou o usuário mudar de ideia e desejar restaurá-lo posteriormente. Para solucionar esse problema, o modelo de negócios de exclusão implementado no software permite que o usuário possa excluir e restaurar objetos.

Este documento descreve o modelo de negócios de exclusão adotado pelo software. O modelo tem como objetivo permitir que os usuários possam excluir objetos manipulados pelo sistema ou objetos cadastrados pelos usuários e possam restaurá-los posteriormente, se necessário.

Resumo

O modelo de negócios de exclusão implementado no software permite que os usuários possam excluir objetos com a possibilidade de restaurá-los posteriormente. Esse processo é feito por meio da marcação da data de exclusão na coluna "trash_date" da tabela correspondente ao objeto. Além disso, há um gerenciador de lixeira que verifica periodicamente a data de exclusão dos objetos e os exclui permanentemente após 30 dias. Isso possibilita que o usuário possa reciclar um objeto excluído sem querer ou excluí-lo permanentemente. Os objetos excluídos não interagem mais com o sistema, exceto na lixeira e registros. Eles também não estão disponíveis na pilha de sincronização ou contagem de objetos. O modelo de negócios de exclusão permite que os agentes capacitados possam restaurar objetos excluídos por acidente ou mudança de ideia.

Exclusão de Objetos Manipulados pelo Sistema

Os objetos manipulados pelo sistema são excluídos permanentemente e imediatamente após serem marcados como excluídos.

Exclusão de Objetos Manipulados pelos Usuários

Todos os objetos e cadastros que são manipulados pelos usuários possuem uma coluna na sua tabela nomeada como "trash_date". Quando o usuário marca o objeto como excluído, a coluna do respectivo objeto é marcada com a data atual da exclusão.

Após a marcação de exclusão, existe um gerenciador de lixeira que verifica em todas as tabelas que são manipuladas pelos usuários. Se algum objeto possuir uma data na coluna "trash_date" e esta data tiver 30 dias ou mais, na hora da verificação o gerenciador de lixeira irá excluí-lo permanentemente.

Recuperação de Objetos Excluídos

Este modelo de negócios possibilita que o usuário recupere algum cadastro que ele tenha excluído sem querer, ou excluí-lo permanentemente. Para isso, o agente terá de visitar a lixeira e escolher uma das duas opções.

Objetos Excluídos e sua Interatividade com o Sistema

Apesar de um objeto não ser excluído imediatamente, ele não estará disponível nas listagens de objetos, e o sistema não permitirá que ele seja visualizado (apenas na lixeira e registros). Esse objeto não estará na pilha de sincronização (nem a dos softwares ou a de softwares de terceiros integrados ao sistema) apenas na lista de exclusão, e também não fará parte das contagens de objetos.

Objetos Disponíveis na Lixeira

Objetos que tiverem algum valor em "trash_date" (isto quer dizer que a coluna "trash_date" do objeto não tem o valor "null") estarão disponíveis somente na aba lixeira do objeto e no registro de logs para o departamento com permissão de manipular aquele objeto.

Objetos Disponíveis para Visualização

Também estarão disponíveis nos relatórios de agentes para o agente que tiver permissão de visualizar aquele item, se ele estiver no seu escopo de ALTERAÇÃO. Se o usuário estiver em um departamento que não tem permissão alguma sobre aquele objeto mas possa ver os registros, no log ele somente poderá ver o nome e ID do objeto excluído.

Sincronização de Exclusão de Objetos

Os objetos marcados como excluídos entrarão na lista de sincronismo de exclusão de softwares de terceiros que estiverem integrados imediatamente.

Restauração de Objetos Excluídos

Caso alguns dos agentes pertencentes ao departamento capacitado de manipular aquele item excluído opte por restaurar o objeto, assim que o objeto for marcado como restaurado a coluna "trash_date" é marcada como nula ("null") e volta a interagir imediatamente com o sistema

Conclusão

Em resumo, o modelo de negócios de exclusão implementado no software permite que os usuários possam excluir objetos com a possibilidade de restaurá-los posteriormente. Esse processo é feito por meio da marcação da data de exclusão na coluna "trash_date" da tabela correspondente ao objeto. Além disso, há um gerenciador de lixeira que verifica periodicamente a data de exclusão dos objetos e os exclui permanentemente após 30 dias.