Skip to content

Latest commit

 

History

History
75 lines (55 loc) · 2.35 KB

README.md

File metadata and controls

75 lines (55 loc) · 2.35 KB

UFSCTeX

ufscThesis é uma classe LaTeX desenvolvida por Roberto Simoni e Carlos Rocha, que formata dissertações de acordo com as normas estabelecidas pela BU-UFSC.

Este repositório modulariza o código produzido por eles, e faz algumas correções. Para mais detalhes, veja a seção "Mudanças" abaixo.

O código original pode ser encontrado em http://sbu.paginas.ufsc.br/files/2011/03/modelo.zip.

Uso

Um template que utiliza o ufscThesis está disponível em https://github.com/royertiago/ufsctex-template.

É necessário estar instalado abnTeX, versão 0.8.2 ou posterior. Ele está disponível junto do .zip no link acima; também é possível instalá-lo usando

apt-get install abntex

Mudanças

  • Arquivos recodificados em UTF8, e respectivos inputencs corrigidos.
  • Corrigido o comando \simbolo para lidar com símbolos muito largos. Anteriormente, o símbolo ficava sobreposto à descrição; agora, a descrição é "empurrada" à direita caso o símbolo seja muito longo.
  • Adicionado o pacote hyperref.

Bugs conhecidos

  • A capitularização automática não é mais perfeita.

    O código anterior usava o comando \MakeUppercase, do LaTeX; mas hyperref não gosta muito deste comando, então em alguns lugares este comando teve de ser substituído pelo \uppercase, do TeX. Entretanto, por algum motivo, \uppercase falha em tornar maiúsculos letras "i" acentuadas, apenas no sumário, apenas para seções. ("i"s acentuados que aparecem em nomes de capítulos, ou mesmo nos nomes das seções, mas fora do sumário, são corretamente tornados em maiúsculos; outras letras (e "i"s sem acentos) não parecem ser afetadas.)

    Este problema pode ser contornado escrevendo todos os "i"s acentuados já maiúsculos; isto é, ignorar a capitularização automática e fazê-la à mão.

  • O sumário gerado no PDF também não é capitularizado. A solução é a mesma: capitularizar nomes de capítulos e seções manualmente.

Licença

Ambos os arquivos são distribuídos em licença dupla LPPL (Latex Project Public License) / GPL (GNU General Public License). Consulte cada arquivo para mais detalhes.

(Em particular, a licença LPPL obriga versões alteradas a possuírem um novo nome de arquivo; por isso, renomeei os arquivos para ufsctex.)