Skip to content

Andrelamor/manual-abertura-2023-3

 
 

Repository files navigation

Manual de Abertura de Dados

Manual para Abertura de dados criado pela Diretoria de Transparência Ativa - DTA com auxílio de gerador de site estático Livemark, Docker, GitHub Actions e Github Pages.

Estrutura para construção do Manual

O gerador de site estático livemark, a partir do comando build transforma arquivos markdown em html. Por definição deste repositório, todos estes arquivos, markdown criados e html gerados, deverão ser armazenados na pasta pages. Exceção à esta regra são os arquivos index.md e index.html, localizado na raiz do repositório. Estes são responsáveis pela geração da página inicial deste Manual. O arquivo livemark.yaml é responsável, entre outras coisas, por criar o menu lateral esquerdo do site. Sendo assim, o mesmo deverá ser alimentado sempre que um novo arquivo markdown seja criado.

Um erro comum durante a construção utilizando a biblioteca livemark é criar arquivos markdown, incluí-lo no arquivo livemark.yaml e deixá-lo em branco. Todo arquivo markdown deverá ter, no mínimo, um # para evitar erros durante processo de build.

Makefile

O arquivo Makefile, presente na raiz repositório, é responsável por:

  • Automatizar o processo de build, tanto via Github Actions quanto localmente;
  • Criar servidor local para teste, sendo com isso possível acessar o conteúdo criado via navegador no endereço http://localhost:7000/.

Para listar todos os comandos criados no arquivo Makefile, bem como uma breve descrição dos mesmos basta digitar make no terminal

$ make

Build e visualização local utilizando Makefile e Docker

Utilizando Docker é possível ativar ambiente com todos os pacotes necessários para build via comando make container. Este iniciará Docker Container aonde será possível executar os comandos, principais, make build e make start

Build e visualização local utilizando ambiente virtual python e Makefile

Obs.: Devido a um problema para realização do build em sistema operacional Windows, sugerimos utilizar esta opção apenas em Linux ou MacOS.

Caso usuário deseje utilizar comandos Makefile sem a utilização do Docker, será necessário utilizar ambiente virtual python com a ferramenta livemark instalada:

# Criação, ativação de ambiente python e instalação de pacotes - Windows
$ python -m venv venv
$ source venv/Scripts/activate
$ pip install livemark

# Criação, ativação de ambiente python e instalação de pacotes - Linux
$ python3 -m venv venv
$ source venv/bin/activate
$ pip install livemark

Como ambiente ativado e pacotes instalados será possível executar os comandos, principais, make build e make start.

About

versão de março para a proposta de manual de dados abertos

Resources

License

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

No packages published

Languages

  • HTML 96.8%
  • JavaScript 2.8%
  • Makefile 0.4%