Skip to content

Aplicação desenvolvida com ReactJs que calcula formulas de administração financeira

License

Notifications You must be signed in to change notification settings

ElianMariano/admf

Folders and files

NameName
Last commit message
Last commit date

Latest commit

 

History

15 Commits
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Repository files navigation

Viabilidade de projetos em Adiministração Financeira

Aplicação desenvolvida com ReactJs que calcula formulas de administração financeira.

Administração financeira

Valor presente

A formula para calcular o valor presente obtêm o valor atual em dinheiro de um montante futuro, a partir desta formula é possível mensurar quanto em dinheiro poderá ser investido a uma determinada taxa de juros para que corresponda a um montante futuro.

Valor Futuro

Para calcular o valor futuro de uma quatia é necessário aplicar a formula de juros compostos ao longo de um determinado prazo.

Valor Presente Líquido

O valor presente líquido (VPL) é encontrado através da subtração do investimento inicial do projeto, do valor presente de suas entradas de caixa, descontados às taxas de juros da empresa. Na aplicação, o perído de tempo é obtido a partir da quantidade de fluxos de caixa adicionados.

Payback

A formula para calcular o Payback é a mesma usada para obter o VPL, porém o valor desejado é o tempo o qual o VPL se iguala à zero, ou seja, o tempo necessário para que o projeto comece a obter resultados positivos de fluxos de caixa descontado a valor presente.

Taxa de Retorno Interno

A Taxa de Retorno Interno (TIR) corresponde a taxa de juros que a empresa obterá, dado entradas de caixa previstas. Para calculá-la se utiliza a formula do VPL. A TIR é um valor o qual só pode ser obtido através de tentativa e erro, portanto para obter esse valor foi necessário que valores diferentes fossem testados. Para isso, a aplicação utiliza um algorítmo conhecido como método da bissecção, o qual consiste em definir um intervalo entre a e b o qual se sabe que a raiz de uma função se encontra entre este intervalo pré-definido. Então, divide-se o intervalo na metade e atribui-se novos valores para a ou para b escolhendo qual dos dois mudará de acordo com a condição de que a raiz da função se encontre entre este intervalo. Fazendo este processo varias vezes, os valores a e b se aproximarão cada vez mais da raiz desejada, podendo definir uma tolerância de diferença entre eles, ou seja, quantas casas decimais de precisão serão levadas em consideração ao calcular a raiz desejada. Esse algorítmo diminui a quantidade de valores os quais são testados, consequentemente diminuindo o processamento da aplicação.