Skip to content

Multiplicidademobilidade/indice_acesso_cidade

Folders and files

NameName
Last commit message
Last commit date

Latest commit

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Repository files navigation

Índice de Acesso à Cidade

Este repositório contém os códigos utilizados no processamento e análise de dados do Índice de Acesso à Cidade, um instrumento de incentivo às boas práticas na gestão da mobilidade criado pela Multiplicidade Mobilidade Urbana, com idealização da 99 e apoio do Centro de Liderança Pública - CLP. Para mais informações sobre a pesquisa com seus resultados, download dos dados e metodologia, visite o site do projeto.

O Projeto Índice de Acesso à Cidade tem como ponto de partida o importante projeto intitulado "Acesso a Oportunidades", desenvolvido pelo Instituto Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, no ano de 2019. Para mais informações sobre o projeto do IPEA, veja este link.

O Índice de Acesso à Cidade (IAC) é composto por outros dois índices, a saber: o Índice de Acesso às Oportunidades em Prol da Redução de Desigualdades (IAOD) e o Índice de Integração do Automóvel por Aplicativo com o Transporte Público (IATP). Ambos são formados por indicadores que, por sua vez, são formados por componentes.

  • O IAC aponta o quanto as cidades estão acessíveis para a população, considerados os diferentes modos de transporte;

  • O IAOD mostra o quanto as pessoas conseguem acessar as oportunidades em suas cidades - tem peso de 80% na composição do IAC;

  • O IATP mostra o quanto automóveis por aplicativo ajudam a gerar viagens integradas com o transporte público - tem peso de 20% na composição do IAC.

IAC

Cidades estudadas

As 13 capitais estaduais e 4 cidades de relevância econômica distribuídas nas cinco regiões do país estudadas em 2022 (ano base 2019, pré-pandemia de COVID-19) podem ser vistas no mapa a seguir.

IAC

Organização do repositório

Para a organização dos scripts em R utilizados no repositório, veja o arquivo README.md contido na pasta R.