Skip to content
This repository has been archived by the owner on May 28, 2023. It is now read-only.

Submetendo uma Pull Request

Lucas de Medeiros edited this page Sep 10, 2019 · 1 revision

Um guia de como submeter uma nova Pull Request, caso seja experiente com Git e Github, pule para Indicações

Como fazer

1. Git e GitHub

O Git e o GitHub são poderosas ferramentas de versionamento de código que utilizamos para hospedagem e manutenção do Laguinho. Caso você não tenha experiência com essas tecnologias ou tenha dúvidas sobre as seções a seguir, esse guia pode ser de grande auxílio em sua jornada.

Ainda restam dúvidas? Contate um dos membros de nossa equipe! Estaremos sempre dispostos a ajudar!

2. Escolha uma Issue

O primeiro passo é escolher uma issue em que você deseja contribuir. Lembre-se de avisar nessa issue que você estará trabalhando nela, é muito importante manter todos notificados sobre o que já está sendo feito. Quer contribuir com algo que ainda não é uma issue? Não tem problema! Todos podem criar issues que achem pertinentes ao repositório.

3. Crie o seu Fork

Com a issue escolhida ou criada, é hora de forkar o Tamburetei. Vá até a página inicial do repositório e clique no botão Fork que se encontra no topo da página à direita. Ao fim do processo, copie a URL do repositório criado (o "seu" laguinho).

P.S.: Essa URL seguirá o formato https://github.com/<seu_usuario>/laguinho-api, em que <seu_usuario> é o seu usuário do GitHub. Por fins didáticos, iremos chamá-la apenas de <url_do_fork> a partir daqui.

4. Clone o repositório

Com o fork criado, é hora de ter nosso repositório em sua máquina através da clonagem de repositório. Essa operação pode ser feita através do terminal com o comando git clone e a URL do seu fork. Dito isso, vá até seu terminal e use o seguinte comando:

git clone <url_do_fork>

Ao término da execução do comando, terá sido criado um repositório laguinho-api no seu computador.

5. Produza conteúdo

Esse momento é todo seu! Com seu repositório local, você tem a liberdade de fazer as alterações que julgar necessárias. Produza ou adicione todo o conteúdo que ache útil para a issue que você escolheu, ele será muito bem vindo!

6. Commite as modificações

Ao terminar de adicionar o conteúdo que desejava, chegou a hora de commitar suas alterações para o repositório remoto. Em outras palavras, iremos levar essas modificações para o repositório que todos podem visualizar online.

Inicialmente, utilizando o comando cd no terminal, navegue até o seu repositório local do Tamburetei:

cd Tamburetei/

A seguir, adicione os novos arquivos com o comando git add. Com o comando abaixo, todos os arquivos modificados (ou criados) serão adicionados de uma só vez.

git add . 

Após adicioná-los, chegou a hora de commitar esses arquivos usando o comando git commit. Escolha uma mensagem que descreva bem as modificações que você fez e utilize o comando abaixo para realizar o commit:

git commit -m "<sua_mensagem_de_commit>"

Por fim, envie todos os commits para o seu repositório remoto através do git push. Utilize o seguinte comando:

git push origin master

Pronto! Agora todas as modificações que você fez localmente estão também disponíveis no seu repositório remoto (fork)!

7. Crie uma PR

Agora que as modificações estão no repositório remoto do seu fork, você pode sugerir a adição delas no repositório do Tamburetei através de uma Pull Request.

Para isto, vá até a página do seu fork e clique no botão New Pull Request. Seu navegador será direcionado a uma página que lista todos os commits do seu fork que não estão presentes no Tamburetei original. Nela, clique no botão Create Pull Request e preencha os campos textuais seguindo as instruções ali presentes. Por fim, confirme a criação da PR e aguarde a avaliação de um dos membros de nossa equipe.

Assim que possível alguém irá aprovar sua PR ou requisitar as mudanças necessárias!

Indicações

  • Seja claro em seus commits.
  • Caso esteja tendo dificuldades de trabalhar com o Git, contate alguém da equipe e peça ajuda.
  • Caso vá realizar alguma implementação, respeite os padrões da comunidade e produza um código legível.
  • Sempre que for mudar algo, verifique se é necessário alterar algo na documentação. É importante que tudo esteja atualizado!