Skip to content

UFRJ-Analytica/hacking-rio-2022-time-1

Repository files navigation

Turtle Head - 2022

UFRJ Analytica Time 1 / ODS 14 - Vida na Água / Equipe 57

Apresentação

Nosso time propõe o desenvolvimento de uma aplicação web para que o usuário conheça as tartarugas da sua regioão. Através dessa atividade lúdica, pretendemos chamar atenção para a causa das tartarugas marinhas e os impactos da ação do ser humano na vida marinha. Afinal, tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas.

O Produto

Nossa aplicação web, desenvolvida exclusivamente com software de código aberto e destinada a utilização por celulares, permite que o usuário cadastre tartarugas marinhas que encontrar, realizando o upload de uma foto. A aplicação reconhece automaticamente a localização do usuário e, através de um software de identificação de contorno, identifica se a tartaruga já foi cadastrada. Sendo assim, é possível que os usuários acompanhem as jornadas de diversas tartarugas que viajam pelo mundo inteiro.

Informações Adicionais

Integrantes

  • Maria Luiza Wuillaume é graduanda em Engenharia de Computação e Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é desenvolvedora na equipe de ciência de dados da UFRJ, a UFRJ Analytica.
  • Matheus Abrantes é graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é competidor na equipe de ciência de dados da UFRJ, a UFRJ Analytica
  • Tiago Silva é graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é competidor na equipe de ciência de dados da UFRJ, a UFRJ Analytica.
  • Yasmin Forestti é graduanda em Engenharia de Computação e Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é competidora na equipe de ciência de dados da UFRJ, a UFRJ Analytica.
  • Vinicius Lettieri é graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é competidor na equipe de ciência de dados da UFRJ, a UFRJ Analytica.

Bibliotecas e Frameworks

Para o front-end utilizamos a linguagem JavaScript e o framework Vue.js. A ferramenta de prototipagem Figma também foi utilizada para esquematizar o design da nossa interface.

Nosso back-end foi desenvolvido em Python sobre o framework Flask e utiliza a ferramenta SQLAlchemy para a criação do banco de dados em Postgres. Para facilitar o gerenciamento de todas as bibliotecas e versões, utilizamos a ferramenta de containerização Docker.

Os algoritmos de identificação de contorno para reconhecimento das tartarugas foram validados nos notebooks e, em seguida, transferidos para o back-end da aplicação.

Como executar este projeto?

Por padrão, os serviços de back-end, front-end e banco de dados são alocados no localhost, porta: 5000, 3000, 5432 respectivamente.

Lista de comandos:

  • Primeira vez executando o projeto:docker compose up --build Observação: o arrquivo example.env deve ser renomeado para .env
  • Execuções seguintes:docker compose up -d
  • Fechar o projeto:docker compose down