Skip to content

moodle_provas

robertosilvino edited this page Jun 20, 2016 · 3 revisions

Apresentação | Os módulos | Instalação | CD de provas | Elaboração, aplicação e correção

Moodle Provas

O Moodle Provas é um ambiente para realização de provas a distância. Ele foi projetado no contexto do Sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) do Ministério de Educação e Cultura que funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior. Essa articulação estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em certo município ou certa microrregião por meio dos polos de apoio presencial. Nesse contexto, as provas avaliativas devem ser realizadas presencialmente nos polos, seja em papel ou diretamente em computador.

Os requisitos inseridos no Moodle Provas visam oferecer um ambiente familiar e seguro para a realização de provas em computador, incluindo:

  • oferta de um ambiente para a realização de provas similar ao utilizado pelo estudante no dia a dia (não estranhamento), mas apenas com conteúdos relacionados à prova
  • restrição de acesso a materiais disponíveis no computador onde esteja sendo realizada a prova
  • restrição de acesso a páginas da Internet
  • restrição à comunicação do estudante com outras pessoas

Estes mesmos requisitos, contudo, são aplicáveis a outros contextos distintos deste do Sistema UAB. Assim, a arquitetura do Moodle Provas prevê a sua "vinculação" a mais de uma implantação de Moodle.

A imagem abaixo apresenta uma visão geral da arquitetura do Moodle Provas. Nela, os ambientes nominados "Moodle A", "Moodle B" e "Moodle C" (doravante denominados "Moodles de origem") são implantações convencionais de Moodle utilizadas pela institução para suporte a programa de educação à distância, para apoio a cursos presenciais e, potencialmente, para outras atividades que demandem a utilização do ambiente Moodle. Por sua vez, o Moodle Provas é uma implantação de Moodle independente das demais, servindo exclusivamente para a realização de provas. A conexão entre o Moodle Provas e o Moodle de origem é feita via "Webservices".

moodle_provas1

Para garantir a atenção aos requisitos acima mencionados, o acesso ao Moodle Provas por parte dos estudantes deve ser feito via um CD de Provas. Este CD (ou pendrive) contém uma distribuição do sistema operacional Linux/Ubuntu (Live CD) que implementa uma espécie de quiosque eletrônico. Desta forma, restringe-se o acesso a quaisquer recursos do computador local, assim como bloqueia-se acessos a outros endereços da Internet que não sejam referentes ao Moodle Provas.

O uso do CD não é, contudo, obrigatório, ou seja, o Moodle Provas pode ser configurado para operar sem o uso do CD. Neste caso deixam de estar disponíveis os cuidados referentes a acesso a recursos do computador local, outros sites da internet e a comunicação entre os estudantes.

Configuração

O Moodle Provas é uma implantação comum de Moodle, porém com um série de ajustes de configuração para torná-lo um ambiente propício para a realização de provas. Diversos módulos e serviços devem ser desativados, em particular aqueles que objetivam comunicação (fórum, chat, mensagens, etc). Há um script que acompanha o Moodle Provas que pode ser utilizado para efetivar estas customizações.

Há quatro funções (com correspondentes papéis) que pessoas podem realizar no Moodle Provas:

  • Elaborar prova (editingteacher): disponibilizar um curso no Moodle Provas e elaborar a prova em si
  • Realizar prova (student): realizar as atividades propostas para a prova
  • Fiscalizar prova: gerar chaves de acesso e fiscalizar presencialmente a realização da prova
  • Monitorar prova: acompanhar e monitorar a distância através de relatórios a realização da prova

Para as duas primeiras funções, são utlizados papéis padrão do Moodle (editingteacher e student). Para as duas outras, é necessário definir papéis extras com permissões específicas para sua função. Há um script que acompanha o Moodle Provas que define estes papéis adicionais, assim como ajusta as permissões de cada papel em função do uso previsto. Estas permissões podem, contudo, ser revistas posteriormente em função de necessidade específica de cada instituição.

moodle_provas2

Autenticação

A forma de autenticação dos usuários não é parte da arquitetura do Moodle Provas. Assim, pode ser utilizado qualquer módulo de autenticação do Moodle. É indicado, contudo, que haja um mencanismo de autenticação de usuários que seja compartilhado (db, cas, ldap, etc) entre as diversas implantações de Moodle, incluindo o Moodle Provas, de forma a haver unificação de identidades e senhas de usuários. A autenticação via contas manuais também pode ser utilizada, mas neste caso é necessário realizar uma revisão das inscrições de tempos em tempos de forma a haver uma sincronização de senhas do Moodle de origem com o Moodle Provas.

No caso de haver mais de um Moodle de Origem vinculado ao Moodle Provas, é necessário que haja um identificador úníco para os usuários destas implantações (mesmo "username") de forma a não haver conflitos no Moodle Provas.

No Moodle Provas só é permitida uma sessão ativa para cada usuário. No caso de um usuário realizar uma segunda autenticação, as sessões correspondentes às autenticações anteriores são desativadas/removidas, permanecendo apenas a última. Qualquer ação que esteja em curso nessas seções removidas não serão efetivadas.

Quando um estudante acessa o Moodle Provas ele é automaticamente inscrito no curso Moodle correspondente à prova que ele vai realizar (definido em função da chave de acesso). Caso ele esteja inscrito em outros cursos com o papel de estudante, estas inscrições são suspensas de forma a evitar acesso a esses cursos. Para outras funções que não a de estudante, ao autenticar-se o usuário é automaticamente inscrito nos cursos nos quais ele tenha alguma função (com o papel correspondente) e desinscrito de cursos nos quais ele teve alguma função no passado, mas não a tenha mais.

Sincronização (cadastro) de usuários

Quando um curso do Moodle de origem é disponibilizado no Moodle Provas, os estudantes a ele vinculados são automaticamente cadastrados no Moodle Provas e inscritos no curso correspondente. Esta sincronização é automaticamente refeita quando for gerada a primeira chave de acesso (que permite a realização de uma prova), ou quando for gerada uma nova chave de acesso tendo decorrido mais de 30 minutos desde a última sincronização. Ela também pode ser manualmente disparada em qualquer instante por pessoa responsável pela aplicação da prova.

No caso editores, fiscais e monitores, eles não são automaticamente cadastrados no Moodle Provas, sendo necessário, portanto, um processo externo de cadastro. Isto deve-se ao fato do sistema de autenticação não ser parte integrante do Moodle Provas. Cada instituição deve, portanto, adotar a melhor abordagem para realizar este cadastramento. A título de exemplo, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) utiliza o módulo auth/cas para autenticação centralizada de usuários. Este módulo foi adaptado para verificar se o usuário que autenticou-se tem algum função no Moodle Provas e, neste caso, cadastrá-lo automaticamente. Esta verificação é feita através do método:

\local_exam_authorization\authorization::has_function_except_student($username)

disponível no módulo "local/exam_authorization".