Skip to content

Endpoints Pedidos

Marcos Vinicius Kapp edited this page Sep 22, 2023 · 10 revisions

Operação em lote (Assíncrona)

Integração de pedidos de ecommerce

Documentação completa: Roteiro de integração com Ecom

Caro parceiro, para realizar a integração de pedidos de ecom, algumas recomendações são indicadas. Separamos esse tópico para auxiliar na orientação desses itens.

Ponto 1: Para facilitar o rastreio do usuário e o controle na integração, sugerimos a utilização do atributo numeroPedidoCliente, onde o integrador deve informar o nr do pedido no ecommerce. Com isso, facilmente o usuário consegue encontrar o pedido no sistema e a integração, antes de tentar uma retransmissão de pedido por falha de comunicação, pode consultar no GET Pedidos se o pedido com o respectivo já existe ou não no sistema.

Ponto 2: Para facilitar os controles operacionais sobre os fluxos de Picking e Packing dos pedidos, orientamos que sejam informados os valores apropriados nos campos origem, intermediador e tipo. Com isso o operador saberá se o cliente irá retirar o produto em loja ou se o produto deve ser despachado via entregador, saberá também a origem do pedido para clientes com múltiplas origens de venda online.

Ponto 3: Se o fluxo do seu cliente prevê esse recurso, é possível solicitar ao sistema a emissão automática da nota assim que o pedido é integrado, para isso, basta informar no atributo emitirNotaFiscal o valor true. Se todas as informações necessárias estiverem devidamente informadas, a nota será emitida. Com isso será eliminado um processo manual do cliente. Caso o pedido sejá um presente, ainda é possível marcar o atributo emitirNotaFiscalPresente como true, permitindo que uma nota simplifica seja automaticamente emitida para que seja entregue ao destinatário.

Ponto 4: Informe o endereço de entrega da mercadoria (Atributo enderecoEntrega), quando aplicável. Muitas vezes o recebedor não é o mesmo que o comprador de um pedido.

Ponto 5: É possível importar para dentro do sistema a URL contendo a etiqueta de transporte da mercadoria. Muitos sistema de TMS publicam um link para geração da etiqueta de transporte. Informe a url no atributo urlEtiqueta ou por meio de um POST Adicional posterior a entrada do pedido no sistema.

Pedidos com itens que são Kits de produtos

Para integrar vendas contendo Kits, é necessário quebrar o kit nos seus componentes, rateando o valor do kit vendido entre os itens do kit.

Como fazer?

Encontre a forma mais apropriada de identificar que o item é um Kit. Isso pode ser feito lendo cada item do pedido na API de produtos do VO, observando o atributo componentes. Um produto com componentes dentro dele, é um KIT.

Em seguida, com os componentes conhecidos, implemente o rateio monetário. Segue um exemplo:

Kit vendido por 99 reais no ecom contendo 3 componentes no seu cadastro

  1. Componente A com um preço de venda de 25 reais na tabela 1 e quantidade 2 dentro do kit.
  2. Componente B com um preço de venda de 30 reais na tabela 1 e quantidade 3 dentro do kit.

Soma total dos componentes

  1. Componente A: 25 reais * 2 qtde = 50 reais
  2. Componente B: 30 reais * 3 qtde = 90 reais
  3. Total dos componentes na tabela padrão: 140 reais

Como informar os componentes no pedido

  1. Total do Componente A: 50/140 = 36% do valor do KIT (99 * 36 / 100) = 35,64
  2. Total do Componente B: 90/140 = 64% do valor do KIT (99 * 64 / 100) = 63,36

Em seguida, obter os valores unitário:

  1. Unitário do Componente A (35,64 / 2) = 17,82
  2. Unitário do Componente B (63,36 / 3) = 21,12

Então informar no pedido, 2 quantidades do produto A, com unitário de 17,82 + 3 quantidades do produto B com unitário de 21,12.

Informação importante: Por se tratar de um rateio e em função do sistema arredondar os valores para o nr de casas decimais parametrizados na operação do cliente (Normalmente 2 casas), eventualmente a soma das quantidades * unitários de todos os componentes pode gerar um valor superior ou inferior ao valor do kit vendido (Alguns centavos). Orientamos então o integrador a já arredondar os valores unitários para duas casas, somar o resultado e distribuir as dízimas entre os itens. Por exemplo: Se o total gerou 1 centavo a mais, remova 1 centavo de algum item com quantidade 1 no KIT. Caso não seja possível distribuir a dízima, como em casos onde o kit tem apenas produtos com mais de uma quantidade e a diferença foi de apenas 1 centavo, orientamos a aplicar um desconto na capa do pedido ou no pior cenário, aumentar em 1 centavo o total do pedido e do pagamento para evitar bloqueios de gravação do pedido. Infelizmente esses são problemas insolúveis e que precisam ter um bypass implementado.

Introdução

Endpoints de Integração

Administrativo

Comercial

Compras

Financeiro

Controle de crédito

Fiscal

Contábil

Operacional

Dicas Gerais

Filtros Padrões

Tabelas Padrões

Atualizações

Clone this wiki locally