Skip to content

Commit

Permalink
Atualiza README
Browse files Browse the repository at this point in the history
  • Loading branch information
rodorgas committed Oct 3, 2016
1 parent 639857f commit abfa9a7
Showing 1 changed file with 4 additions and 37 deletions.
41 changes: 4 additions & 37 deletions README.md
Original file line number Diff line number Diff line change
@@ -1,42 +1,9 @@
# burlesco

Extensão para navegadores que remove de maneira transparente o paywall dos sites de notícia.
[![Chrome Web Store](https://img.shields.io/chrome-web-store/v/lpamnanbhgpgkkpmilbifikmikfghlgh.svg?maxAge=2592000)](https://chrome.google.com/webstore/detail/lpamnanbhgpgkkpmilbifikmikfghlgh) [![Chrome Web Store](https://img.shields.io/chrome-web-store/d/lpamnanbhgpgkkpmilbifikmikfghlgh.svg?maxAge=2592000)](https://chrome.google.com/webstore/detail/burlesco/lpamnanbhgpgkkpmilbifikmikfghlgh) [![Chrome Web Store](https://img.shields.io/chrome-web-store/rating/lpamnanbhgpgkkpmilbifikmikfghlgh.svg?maxAge=2592000)](https://chrome.google.com/webstore/detail/burlesco/lpamnanbhgpgkkpmilbifikmikfghlgh)

Adicione o **burlesco** ao [Chrome](https://chrome.google.com/webstore/detail/lpamnanbhgpgkkpmilbifikmikfghlgh), [Firefox](https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/burlesco/) ou [Opera](https://addons.opera.com/pt-br/extensions/details/burlesco/).
Extensão para navegadores que remove de maneira transparente o paywall dos maiores sites de notícia brasileiros.

Funciona com os seguintes sites de notícia:
Esse código funciona em navegadores baseados no Chromium ou compatíveis com sua Extension API.

- *Folha de S.Paulo*
- *O Estado de S. Paulo*
- *O Globo* (incluindo Acervo)
- *Gazeta do Povo*
- *Zero Hora*
- *Diário Catarinense*
- *Jornal de Santa Catarina*
- *Correio Popular*

## O que é Paywall?

Paywall é um sistema de assinatura usado por jornais e outros veículos de comunicação digital que restringe o acesso aos não assinantes. É uma maneira desses veículos aumentarem suas receitas, seguindo uma tendência internacional que criou a medida depois da diminuição das tiragens impressas.

Se o veículo deseja lucrar mais com a paywall existem alguns ônus, entre eles a perda de classificação no Google. Isso ocorre porque muitos textos deixam de ser indexados, já que requerem uma assinatura para serem lidos (e os robôs do Google não são assinantes).

Assim, o jornal obtêm vantagem indevida: para não perder ranking no Google, abre propositalmente brechas para que os robôs dos mecanismos de busca possam entrar e fazer o seu trabalho. Quando o usuário chega na notícia, no entanto, algum truque feio é realizado para dificultar o acesso. Essa trapaça é conhecida como cloaking e é uma [violação grave das diretrizes do Google](https://support.google.com/webmasters/answer/66355?hl=pt-BR), pois além de enganar o usuário, prejudica veículos de comunicação menores.

Jornais como o Valor Econômico e O Popular usam um mecanismo bem mais honesto: notícias restritas a assinantes são, de fato, restritas a assinantes. Elas não são indexadas pelo Google; a notícia só é carregada se um usuário assinante estiver logado. Obviamente, essa extensão não funciona com esse tipo de bloqueio.


## Como funciona?

Após servir a página com o conteúdo, os sites de notícia incluem um JavaScript responsável por ocultar o texto. Escolher como um conteúdo deve ser apresentado em nossos computadores é, no entanto, uma garantia e uma premissa da web aberta.

Tudo que essa extensão faz é garantir que o conteúdo que já é disponibilizado pelos próprios sites de notícia sejam exibidos de maneira legível. A única diferença é que, de forma conveniente, ela permite que o usuário leia o conteúdo diretamente em um navegador, ainda que esteja com o JavaScript habilitado.


## burlesco

adj. (1647)
1 relativo a comédia; **cômico** []
4 **burlador**, zombeteiro, trocista

Burlamos os métodos de bloqueio, que são verdadeiramente cômicos.
Para instalar no seu navegador ou para mais informações sobre o projeto, visite https://burlesco.github.io

0 comments on commit abfa9a7

Please sign in to comment.