Todos os cartórios do Brasil
Switch branches/tags
Nothing to show
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Failed to load latest commit information.
data
src
.gitignore
README.md

README.md

cartorios

Todos os cartórios do Brasil

O Ministério da Justiça (MJ) fornece em portal específico os dados supostamente atualizados, https://portal.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/ ... Mas parou de atualizar em 2013. As buscas do site atualmente não funcionam, e, como o CSV não tem URL de arquivo estático, ficamos preocupados de amanhã também não funcionar.

Hoje os dados parecem estar em http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta , pode-se comparar com os dados antigos. Ver apresentação e relatório do Cadastro das Serventias Extrajudiciais.

Apesar dos cartórios parecerem diferentes, alguns com longos títulos designando o que fazem, eles podem ser agregados por rótulos de especialidade, também ditas atribuições: cada cartório pode atender a uma ou várias atribuições.

O objetivo deste repositório é tanto o de preservação digital (backup e rascreabilidade das mudanças desde 2013), como o de organizar um pouco os seus dados, tais como nomes de cidade e, princopalmente, a desagregação e padronização dos rótulos de atribuição e das jurisdições (áreas de serventia/abrangência).

Preparo

  1. Baixar e zipar. Manualmente (via navegador) ou via
    curl -k -H "User-Agent: Mozilla/5.0 (Linux)" https://portal.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/consulta.do?action=baixarCSVTodosCartorios | gzip > Cartorios.fonte0.csv.gz

  2. Criar a fonte UTF-8 que é o padrão Brasil (ePING)
    gunzip -c Cartorios.fonte0.csv.gz | iconv -c -t UTF-8 -f ISO-8859-1 > Cartorios~utf8.csv

  3. checksum adicional (o git já faz SHA1) para garantir integridade conforme padrões dos próprios cartórios. Hoje, com base no ICP-Brasil, adota-se o SHA-256d (double SHA 256). Você pode conferir por exemplo com o javascript-local da https://uniproof.com.br/#valide-hash

Demais preparos no SQL.