Permalink
Fetching contributors…
Cannot retrieve contributors at this time
187 lines (126 sloc) 11.8 KB

Build Crowdin License


uBlock Origin

pronunciado you-block origin (/ˈjuːˌblɒk/) — you(você) decide o que executa no seu navegador.
English Chinese (中文), Korean (한국어), Português (Brasil)

CUIDADO! O uBlock Origin não está relacionado ao site ublock.org.


Um bloqueador eficiente para varios navegadores. Rápido e leve.

O uBlock Origin NÃO é apenas um "bloqueador de anúncios": é um bloqueador de amplo espectro. O comportamento padrão do uBlock Origin quando instalado é bloquear anúncios, rastreadores e sites de malware -- através de várias listas de filtros como EasyList, EasyPrivacy, Peter Lowe’s ad/tracking/malware servers, sites de malware e as próprias listas de filtros do uBlock Origin.

Documentação

Modo básico Modo usuário avançado
Interface de usuário Tem um firewall que pode ser configurado por site

.
.

Configure como quiser:
a imagem mostra scripts de terceiros e frames bloqueados por padrão

Para ver a documentação visite wiki do uBlock Origin.

Para suporte/perguntas/ajuda, temos o /r/uBlockOrigin no Reddit (Inglês).

Finalidade

uBlock Origin (ou uBlock₀) não é apenas um bloqueador de anúncios; é um bloqueador de uso geral. O uBlock Origin bloqueia anúncios através da sintaxe de filtro do Adblock Plus. uBlock Origin estende a sintaxe que é projetada para funcionar com regras e filtros personalizados. Além disso, o modo usuário avançado permite o uBlock Origin funcionar no modo negar-por-padrão, modo que irá fazer todos pedidos de rede de terceiros serem bloqueados por padrão, a menos que seja permitido pelo usuário.

Dito isto, é importante notar que o uso de um bloqueador NÃO é roubar. Não caia nessa idéia. A consequência lógica final de que bloquear = roubar é a criminalização do direito inalienável a privacidade.

Anúncios, "invasivos" ou não, são apenas as partes visíveis dos mecanismos de invasão a privacidade entrando no seu navegador quando você visita a maioria dos sites hoje em dia. O principal objetivo do uBlock Origin é ajudar os usuários a neutralizar tais mecanismos de invasão de privacidade — de uma forma que acolha os usuários que não queiram o uso mais avançado(como µMatrix).

EasyList, Peter Lowe's Adservers, EasyPrivacy e Malware domains são carregadas por padrão quando você instala o uBlock Origin. Muitas outras listas estão disponíveis para bloquear rastreadores, sistemas analíticos e muito mais. Arquivos de hosts também são suportados.

Depois de instalar o uBlock Origin, você pode facilmente desmarcar qualquer uma das listas ativadas por padrão, se você acredita que o uBlock Origin está bloqueando muito. Para referência, o Adblock Plus instala somente a lista EasyList por padrão.

Desempenho

Memória

Em média, o uBlock Origin faz com que seu navegador fique mais leve [1]

Chromium


Firefox


[1] Detalhes do benchmark disponível no link Firefox: benchmark do consumo de memória.

CPU

uBlock Origin também usa poucos recursos de CPU

Detalhes do benchmark disponível nesta planilha do LibreOffice.

Bloqueio

Ser leve e eficiente não significa que está bloqueando menos

Para detalhes do benchmark, veja uBlock Origin e outros: Bloqueadores de anúncios, rastreadores, malwares.

Outros Testes

Instalação

Sinta-se livre para ler sobre as permissões necessárias para instalação da extensão.

Chromium

Você pode instalar a ultima versão manualmente, da Chrome Web Store, ou pela Opera add-ons.

Também temos uma versão de desenvolvimento disponível na Chrome Web Store, caso você queira testar o uBlock Origin com as últimas alterações: visite uBlock Origin dev build.

O esperado é que uBlock Origin seja compatível com todos os navegadores baseados no Chromium.

Firefox / Firefox para Android

Site de Extensões para o Firefox. Há também uma versão de desenvolvimento, caso você queira testar a versão beta do uBlock Origin: visite a página de Instalar / Firefox webext / Na versão beta uBlock Origin é compatível com SeaMonkey, Pale Moon e possivelmente outros navegadores baseados no Firefox. Para instalar, visite Instalar / Firefox legacy.

Agradecimentos ao colaborador do Debian Sean Whitton, os usuários do Debian 9 ou posterior ou Ubuntu 16.04 ou posterior pode simplesmente instalar usando o seguinte comando no terminal. apt-get install xul-ext-ublock-origin.

Microsoft Edge

Desenvolvedor @nikrolls.

Versão estável disponível na Microsoft Store.

Versão de desenvolvimento disponível em https://github.com/nikrolls/uBlock-Edge#edge.

Observe que os problemas específicos do fork do Edge são de responsabilidade do desenvolvedor atual; não tenho controle sobre o código base do fork.

Safari (macOS)

Desenvolvedor: @el1t.

Versão de desenvolvimento disponível em https://github.com/el1t/uBlock-Safari#ublock-originfor-safari.

Observe que os problemas específicos do fork do Safari são de responsabilidade do desenvolvedor atual; não tenho controle sobre o código base do fork.

Nota para usuários de todos navegadores

Para maior eficiência do uBlock Origin, é aconselhavel que você não use outros bloqueadores ao mesmo tempo (como o AdBlock ou Adblock Plus). uBlock Origin vai funcionar tão bem ou melhor do que a maioria dos bloqueadores de anúncios populares. Outros bloqueadores também podem impedir que os recursos de privacidade ou anti-bloqueio do uBlock Origin funcionem corretamente.

Implantando

Abaixo está a documentação para ajudar os administradores na área de TI a implantar o uBlock Origin:

Histórico de Lançamentos

Visite a página de lançamentos para ver o registro de alterações e os destaques de cada lançamento.

Sobre

Manifesto do uBlock Origin.

Gratuito e de código aberto. Feito de usuários para usuários. Não aceitamos doações.

Sem as listas de filtros selecionadas por padrão, esta extensão não é nada. Por isso, se você nunca contribuiu com alguma coisa, pense nas pessoas que trabalham duro para manter as listas de filtros que você está usando, que foram disponibilizadas para usar, tudo de graça.

Licença

GPLv3.