Skip to content

Página web responsiva, elaborada para visualizar um conjunto de dados do Pokémon retirados de um arquivo JSON, e que podem ser filtrados, conforme a categoria "Tipo" e ordenados de A-Z e Z-A.

Notifications You must be signed in to change notification settings

jucilene-barros-silva/SAP004-data-lovers

 
 

Repository files navigation

Índice

0.Link do projeto

📌 Clique aqui para acessar o webapp.

1. Contextualização 📎

Por que dados são tão importantes?A resposta é simples: os dados são importantes porque são o combustível de tecnologias que estão revolucionando o mundo atual, como por exemplo Inteligência Artificial e Machine Learning. E produzimos dados como nunca antes na história. A cada novo dia geramos aproximadamente 2.5 milhões de terabytes de dados e cerca de 90% dos dados que existem hoje foram gerados apenas durante os últimos dois anos (Referência: Forbes). Portanto, é inegável que vivemos na Era dos Dados. Apesar disso, os dados por si só são de pouca utilidade. Para que possamos explorar todo o seu potencial é necessário converter grandes bancos de dados em informação, explorando, analisando e processando esses dados e tornando-os dessa forma compreensíveis para o usuário. E uma forma simples de fazer isso é criando interfaces e visualizações. O objetivo geral do projeto foi construir uma interface web para visualização e processamento de dados desenvolvido em vanilla Javascript sobre o jogo Pokemon GO. A aplicação deve ser capaz de manipular e processar um banco de dados composto por 151 pokémons da região de Kanto e suas principais estatísticas individuais. A página deve permitir não só a visualização dos dados, mas também gerar informações básicas sobre o jogo, permitindo que @ usuári@ explore o banco de dados pela aplicação de filtros, ordenação de dados e obtenção de estatísticas básicas (médias, máximos e mínimos) das características dos personagens.

2. Objetivos de aprendizagem 🔍

Os principais objetivos de aprendizagem e as habilidades desenvolvidas durante a execução do projeto foram:

  • Usar metodologia ágil para planejar e executar o projeto, dividindo as sessões de trabalho em sprints;
  • Adquirir conhecimentos básicos em UX;
  • Criar e implementar testes de usabilidade, iterando o desenho do produto a partir desses resultados;
  • Adquirir conhecimentos básicos em UI e implementar protótipos de baixa, média e alta fidelidade;
  • Desenvolver noções de responsividade;
  • Manipular arrays e objetos;
  • Manipular o Document Object Model - DOM (árvores de elementos do HTML) e manejar eventos sobre eles;
  • Configurar e implementar testes automáticos unitários;
  • Entender os benefícios e complexidades de trabalhar em equipe em um ambiente de incerteza.

3. Histórias de Usuário :girl:

Para entender que tipo de aplicação deveríamos desenvolver, realizamos diferentes pesquisas em busca de referências para desenhar quem são @s potenciais usuári@s do app Pokemon GO e quais suas principais necessidades (Referências utilizadas: Opinion Box, UOL, Media Play News). Depois, traçamos os seguintes modelos de persona e histórias de usuári@:

Persona: jovens (predominantemente mulheres) de 15 - 30 anos que moram em localidades com fácil acesso à internet (provavelmente em ambientes urbanos), têm bastante familiaridade com recursos digitais e usam o celular para consumir aplicativos de jogos em momentos ociosos (para “passar o tempo”). Também usam o dispositivo para buscar referências básicas de suas séries, filmes e games preferidos. Possuem conhecimento básico-intermediário em Pokemon GO e estão interessadas em conhecer todos os personagens do jogo para tomarem boas decisões sobre quais pokemon capturar e completar seu pokedex. Também querem conhecer os diferentes tipos e habilidades dos personagens para tomar boas decisões sobre qual deles escolher para as batalhas com outr@s jogador@s.

Persona do projeto

História Épica da Usuária: eu como jogadora gostaria de conhecer detalhadamente todos os pokemons. Também gostaria de conhecer o tipo e as características individuais de cada um deles, para poder compará-los em função de suas habilidades individuais e tomar boas decisões sobre quais eu quero capturar e treinar.

Histórias de Usuária:

  • Eu como jogadora preciso conhecer todo os pokemons da região de Kanto.
  • Eu como jogadora quero saber quais os tipos de pokemon existem e quais pokemons pertencem a cada tipo.
  • Eu como jogadora quero filtrar os pokemons de um tipo específico.
  • Eu como jogadora quero ordenar os pokemons em função do seu nome ou número.
  • Eu como jogadora quero poder voltar ao deck de cards inicial a qualquer instante.
  • Eu como jogadora quero usar em todos os meus dispositivos eletrônicos (smartphone, tablet e computador).

4.Desenho da Interface 📝

Após prototipação da página e pesquisas de usabilidade com 14 participantes voluntárias para detectar potenciais falhas de UI e UX, decidimos construir a interface final da página em um formato de 'deck': uma coleção principal de cards dos pokemons com as suas características principais (pokedex). A(o) usuári@ pode obter estatísticas adicionais sobre um pokemon clicando sobre o seu card inicial (card expandido). No topo da página há uma área de botões __Home, Filtrar e Ordenar)_. O filtro de dados é baseado no tipo de pokemon, e @ usuári@ pode ordenar os cards pelo nome ou número do pokemon em ordem crescente ou decrescente. A página é responsiva.



Veja abaixo um resumo da evolução da interface do projeto, com os protótipos de baixa, média e alta fidelidade: Capa

Veja também a lista das principais limitações identificadas durante o projeto e que exigiram ajustes técnicos ou de planejamento da página. Essas limitações foram detectadas durante a pesquisa de usabilidade, pelo corpo técnico do programa (mentores) durante as office hours ou surgiram da nossa própria percepção durante o andamento das atividades:

  • Tamanho reduzido dos elementos da página (fonte e botões);
  • Localização inicial do botão de fechamento do card ;
  • Excesso de características apresentadas no card principal (problemas estéticos);
  • Excesso de características apresentadas no card expandido (alta complexidade do layout e limitação de tempo para estruturar as telas de evolução e fraqueza);
  • Redefinição da área de botões com eliminação da funcionalidade de busca;
  • Número de cliques para chegar ao card desejado;

E aqui está a interface final em diferentes dispositivos: Responsive layouts

5. Ferramentas utilizadas 🔧

6. Autoras 📧

Jucilene Barros Silva: barrossilvajucilene@gmail.com
Nathalia Monalisa Francisco: nathaliamonalisa@gmail.com

7. Créditos:

  • Imagem da persona: br.freepik.com
  • Imagem dos botões Filtrar e Ordenar: flaticon.com
  • Imagem do logotipo: pokemon.com/br/

About

Página web responsiva, elaborada para visualizar um conjunto de dados do Pokémon retirados de um arquivo JSON, e que podem ser filtrados, conforme a categoria "Tipo" e ordenados de A-Z e Z-A.

Topics

Resources

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

 
 
 

Languages

  • JavaScript 68.7%
  • HTML 30.5%
  • CSS 0.8%