Skip to content
This repository has been archived by the owner on Nov 5, 2023. It is now read-only.

Documento de Requisitos

BeatrizN edited this page Sep 5, 2017 · 7 revisions

Fábrica de Software
Instituto de Informática (UFG)

Conhecendo o Bacharelado em Engenharia de Software

Visão geral

Um curso de graduação no Brasil é definido por meio do seu Projeto Pedagógico. Trata-se de um documento extenso e formal, escrito por acadêmicos para atender o público acadêmico e, em consequência, “difícil” de ser consumido pela sociedade em geral. O presente projeto visa, para o Bacharelado em Engenharia de Software (BES) do Instituto de Informática da UFG, produzir uma “presença na web” correspondente ao Projeto Pedagógico (PDF) desse curso que seja de “fácil consumo” pela sociedade em geral.

Objetivo

Produzir “presença na web” que seja de “fácil consumo” pela sociedade correspondente ao Projeto Pedagógico do BES (PDF). Observe que se trata da versão 2016.

Patrocinador

O docente da disciplina, Prof. Fábio Nogueira de Lucena.

Especificações

  1. A “presença na web” é uma aplicação web.
  2. A aplicação web deve fazer uso de HTML5, CSS e JavaScript a serem executados no navegador (browser). Não é permitido o uso de plugins (por exemplo, Flash, Java, SilverLight, …)
  3. Essa aplicação deverá estar acessível por meio de algum link a ser acrescentado na página oficial do curso (http://www.inf.ufg.br/engenharia-de-software).
  4. A aplicação web não está restrita a padrões de cores, leiaute e outros elementos gráficos e de estilo atualmente empregados. Isso significa que pode ocorrer uma “ruptura” para o usuário que navega pelo portal do curso (fornecido acima) e clica no link que dá acesso à aplicação web.
  5. A aplicação web não deve fazer uso de serviço remoto e, se for o caso, deverá ser aprovado pelo patrocinador do projeto.
  6. A aplicação web deve permitir que o Projeto Pedagógico, versão PDF, possa ser baixado (PDF).
  7. Todo o conteúdo da aplicação web deverá estar em conformidade com o conteúdo do Projeto Pedagógico. Observe que o Projeto Pedagógico é fixo (não é um documento que “varia” com o tempo). O Projeto Pedagógico também não inclui informações como horários de aulas, docentes de turmas e similares.
  8. Todo o conteúdo do projeto pedagógico deverá estar disponível por meio da aplicação web. A aplicação web, contudo, pode conter outras informações (além do conteúdo do Projeto Pedagógico mas que são relevantes para a compreensão do referido projeto).
  9. A aplicação web poderá oferecer recursos visuais e dinâmicos por meio de grafos ou outras estratégias para visualização do conteúdo do Projeto Pedagógico. Por exemplo, a biblioteca D3 serve de inspiração, embora não seja obrigatório o uso dessa ou de qualquer outra.
  10. A aplicação web poderá fazer uso de vídeos e/ou áudios.
  11. O Projeto Pedagógico é composto por disciplinas. Cada disciplina possui ementa (composta por tópicos), bibliografia e condições mínimas, além de pré-requisitos entre elas. Deve ser possível “navegar” por meio dessa estrutura e também consultar informação compatível com essa estrutura. A aplicação web deverá permitir a localização de informação por meio de palavras-chave. Por exemplo, a busca por “projeto” deverá localizar elementos associados ao termo “projeto” como as disciplinas pertinentes. Observe que o uso de palavra-chave é diferente de uma simples busca textual. Embora essa busca deve ser contemplada, observe que exige a definição de “sinônimos” e de “ajustes no texto procurado”. Por exemplo, a busca por “projetos” deve retornar tudo o que também é retornado por “projeto” e, nesse caso específico, a versão no plural não está presente no Projeto Pedagógico.
  12. O Software Engineering Body of Knowledge (SWEBOK, v3) deverá ser empregado para classificar o conteúdo do Projeto Pedagógico, em particular, as disciplinas e tópicos das ementas, bem como a bibliografia, conforme as áreas de conhecimento e suas respectivas subdivisões. Essa classificação deve ser empregada como alternativa de apresentação e busca no conteúdo do Projeto Pedagógico. Por exemplo, a busca por “causa raiz” (tópico contemplado na área de conhecimento “Fundamentos de engenharia” no SWEBOK, deverá listar as disciplinas pertinentes, mesmo que essa sequência de caracteres não tenha sido empregada no texto das disciplinas. Nenhum resultado deverá ser retornado, contudo, se esse não é um tópico abordado no Projeto Pedagógico.
  13. O conteúdo do Projeto Pedagógico é aquele do arquivo (PDF) já citado anteriormente. Ou seja, dados e informações deverão ser produzidos e extraídos a partir do processamento desse arquivo PDF. Dito de outra forma, será necessário processar o arquivo PDF para convertê-lo em estruturas de dados a serem empregadas pela aplicação web.
  14. A aplicação web NÃO deve exigir o uso de manual do usuário. De fato, deve ser “trivial” navegar pelas informações oferecidas pela aplicação web.
  15. As informações oferecidas pela aplicação web deverão ser “claras”, ou seja, não deixar o usuário “confuso” sobre o que está sendo apresentado.
  16. A aplicação web deve se comportar de forma “esperada” pelo menos nas versões mais recentes do Google Chrome, Firefox e Safari.
  17. A aplicação web deve ser responsiva (ou seja, contemplar usuários de tablets e smartphones).
  18. A aplicação web deve ser empacotada em um único arquivo bes.zip. Desempacotar esse arquivo é a única exigência para a implantação da aplicação web. Ou seja, esse arquivo deve conter arquivos html, css e JavaScript, além de arquivos de imagens e outros eventualmente empregados.
  19. O conteúdo da aplicação web deve conter exclusivamente elementos que não exigem o pagamento de royalties ou direitos autorais de qualquer que seja a espécie. Por exemplo, nem toda imagem disponível na internet pode ser obtida.
  20. A aplicação web deverá estar em conformidade com as exigências nacionais de acessibilidade.