Skip to content

monteiro74/lab_inova_serv_pub

Folders and files

NameName
Last commit message
Last commit date

Latest commit

 
 
 
 
 

Repository files navigation

Laboratório de inovação no serviço público

Sobre os Laboratórios de Inovação no Serviço Público (LISP).

Uma breve compilação de material (curadoria de conteúdo digital) sobre compras públicas de inovação/encomendas técnicas, laboratório de inovação, bases legais, bem como vídeos e cursos sobre a temática relacionada a esse tipo de contratação e sua operacionalização.

O objetivo desta página é centralizar informações que auxiliem no processo de contrações de inovação.

Última atualização em: jun/2023.

Sumário

1 Definição de inovação
1.1 Niveis de maturidade tecnológica
2 Laboratório de inovação
2.1 Definições
2.1.1 Definições de laboratórios de inovação em governos
2.2 Objetivos de laboratórios (públicos)
2.3 Base legal
3 CPSI Contrato Público de Solução Inovadora
3.1 Definições de CPSI
3.2 Trilhas
3.3 Trilha do CPSI
3.4 Resumo CPSI
4 ETEC Encomendas técnicas
4.1 Definições de ETEC
4.2 Exemplo, + materiais
5 Editais, exemplos
5.1. Editais para pessoas físicas
5.2. Kits
6 Breve comparativo ETEC x CPSI
7 Lei das startups
7.1 Definições
7.2 Requisitos para enquadramento como startup
8 Bases legais
8.1 Diferenças entre tipos de compras
9 Videos
10 Cursos
11 Outros materiais
11.1 Notícias
11.2 Normas
12 Laboratórios de inovação
13 Siglas
14 Referências
15 Livros

1 Definição de inovação

Definição 1: “uma ideia, prática ou objeto percebido como novo por um indivíduo ou unidade de adoção". Fonte: Rogers, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 2003.

Definição 2: “Inovação bem-sucedida é a criação e implementação de novos processos, produtos, serviços e métodos de entrega que resultam em melhorias significativas na eficiência, eficácia ou qualidade dos resultados.” Fonte: Mulgan, G.; Albury, D. Innovation in the public sector. London: Cabinet Office Strategy Unit, 2003.

Definição 3: “Inovação é a introdução de novos elementos em um serviço público - na forma de novos conhecimentos, uma nova organização e / ou novas habilidades gerenciais ou processuais. Representa descontinuidade com o passado". Fonte: Osborne, S.; Brown, K. Managing change and innovation in public service organizations. New York: Routledge, 2005.

Definição 4: "resposta a um desafio ou problema, que pode ser útil a outros, como parte de um repertório de alternativas a serem consideradas por aqueles que enfrentam problemas similares". Fonte: Farah, M. Disseminação de inovações e políticas públicas e espaço local. O&S, v. 15, n. 45, p. 107-126, 2008.

Definição 5: “um processo por meio do qual novas ideias, objetos e práticas são criados, desenvolvidos ou reinventados e que são novos e inéditos para a unidade de adoção.” Fonte: Walker, R. Innovation type and diffusion: an empirical analysis of local government. Public Administration, v. 84, n. 2, p.311-35, 2006.

Definição 6: “a introdução de novos elementos em um serviço público - na forma de novos conhecimentos, uma nova organização e / ou novas habilidades gerenciais ou processuais, o que representa a descontinuidade com o passado”. Fonte: Bekkers, V.; Edelenbos, J.; Steijn, A. Innovation in the public sector: linking capacity and leadership. New York: Palgrave Macmillan, 2011.

Definição 7: There is no widely accepted or common definition of what counts as ‘innovation’. Fonte: National Audit Office, 2006b, p. 4.

Voltar ao Sumário

1.1 Niveis de maturidade tecnológica

Os níveis auxiliação das Startups e suas propostas. Os níveis de Maturidade Tecnológica (TRL/MRL, Technology Readiness Levels/Manufacturing Readiness Levels) são 9:

  • TRL/MRL 1: Ideia da pesquisa que está sendo iniciada e esses primeiros indícios de viabilidade estão sendo traduzidos em pesquisa e desenvolvimento futuros.
  • TRL/MRL 2: Os princípios básicos foram definidos e há resultados com aplicações práticas que apontam para a confirmação da ideia inicial.
  • TRL/MRL 3: Em geral, estudos analíticos e/ou laboratoriais são necessários nesse nível para ver se uma tecnologia é viável e pronta para prosseguir para o processo de desenvolvimento. Nesse caso, muitas vezes, é construído um modelo de prova de conceito.
  • TRL/MRL 4: Coloca-se em prática a prova de conceito, que consiste em sua aplicação em ambiente similar ao real, podendo constituir testes em escala de laboratório.
  • TRL/MRL 5: A tecnologia deve passar por testes mais rigorosos do que a tecnologia que está apenas na TRL 4, ou seja, validação em ambiente relevante de componentes ou arranjos experimentais, com configurações físicas finais. Capacidade de produzir protótipo do componente do produto.
  • TRL/MRL 6: A tecnologia constitui um protótipo totalmente funcional ou modelo representacional, sendo demonstrado em ambiente operacional (ambiente relevante no caso das principais tecnologias facilitadoras).
  • TRL/MRL 7: O protótipo está demonstrado e validado em ambiente operacional (ambiente relevante no caso das principais tecnologias facilitadoras).
  • TRL/MRL 8: A tecnologia foi testada e qualificada para ambiente real, estando pronta para ser implementada em um sistema ou tecnologia já existente.
  • TRL/MRL 9: A tecnologia está comprovada em ambiente operacional (fabricação competitiva no caso das principais tecnologias facilitadoras), uma vez que já foi testada, validada e comprovada em todas as condições, com seu uso em todo seu alcance e quantidade. Produção estabelecida.

Fonte: [https://portais.univasf.edu.br/nit/portfolio-tecnologico/nivel-de-maturidade-tecnologica].

Resumidamente os níveis são uma trilha do mais básico até o mais completo, que podem ser vistos aqui: [https://via.ufsc.br/nivel-de-maturidade-tecnologica-por-que-avaliar/], original em [http://www.artemisinnovation.com/images/TRL_White_Paper_2004-Edited.pdf].

Trabalhos acadêmicos: 
Dissertação sobre análise do grau de maturidade em empresas de TI do estado de Minas Gerais, Fonte [https://www.fpl.edu.br/2018/media/pdfs/mestrado/dissertacoes_2009/dissertacao_paulo_nascimento_2009.pdf]. 
Tese de doutorado sobre o modelo de avaliação da maturidade, Fonte [https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/172792/343700.pdf?sequence=1&isAllowed=y].

Voltar ao Sumário


2 Laboratório de Inovação

2.1. Definições

Os i-labs (do inglês innovation labs (laboratory)), principalmente, estão descritos como versões de várias organizações existentes: como híbridas de grupo de pensadores (think tanks), laboratórios digitais de pesquisa e desenvolvimento (P&D), empreendimentos sociais e organizações beneficentes, Fonte: [https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/171002_inovacao_no_setor_publico_capitulo_9.pdf].

Os laboratórios de inovação são estruturas que fazem parte da administração pública, em geral possuem uma equipe e estrutura próprias e estão voltados para fomentar a criatividade e a experimentação com o intuito de desenvolver inovações para melhorar os serviços públicos e lidar com problemas complexos, Fonte: [https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/5112/1/69_Laboratorios_inovacao_governo_completo_final_23062020.pdf].

Os laboratórios de inovação no setor público têm a expectativa de influenciar o setor público como um todo, promovendo mudanças estruturais e sistêmicas e, portanto, que levem a um ganho de escala no desempenho e na qualidade dos serviços públicos, Fonte: [https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/5112/1/69_Laboratorios_inovacao_governo_completo_final_23062020.pdf].

Voltar ao Sumário

2.1.1. Definições de laboratórios de inovação em governos

“Os laboratórios de inovação do governo são lugares dinâmicos que estimulam a criatividade para o design de soluções para políticas públicas. Esses laboratórios geralmente possuem equipes multissetoriais e abordam as questões de forma colaborativa.” (Acevedo, Dassen, 2016, p. 19), Fonte: BID.

“Um laboratório é um espaço e um conjunto de protocolos para envolver jovens, tecnólogos, setor privado e sociedade civil na solução de problemas.” (Unicef, 2012, p. 13), Fonte: UNICEF.

“Os laboratórios de inovação do governo são espaços de parceria onde o governo e outras organizações experimentam novas formas de resolver problemas antigos.” (UNDP, p. 6), Fonte: UNDP.

LISP: "Laboratórios de inovação no setor público são ambientes colaborativos que buscam fomentar a criatividade, a experimentação e a inovação, por meio da adoção de metodologias ativas e da cocriação, na resolução de problemas", [2].

Voltar ao Sumário

2.2. Objetivos de laboratórios (públicos)

  1. Fomentar um ambiente inovador na administração pública
  2. Desenvolver inovações específicas
  3. Introduzir tecnologias na administração pública
  4. Modernizar os processos da administração pública
  5. Criar novos mecanismos de participação do cidadão
  6. Introduzir novos métodos de comunicação na administração pública
  7. Abrir os dados da administração pública

Voltar ao Sumário

2.3. Base legal

Resolução CNJ nº 395/2021 instituiu a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário. Fonte: [https://atos.cnj.jus.br/files/original1259312021060960c0bb3333a4f.pdf]

Portarias:

Base legal para criar o laboratório LIODS-SE (Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral): https://www.tse.jus.br/legislacao/compilada/prt/2020/portaria-no-747-de-05-de-outubro-de-2020 e Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, a Portaria nº 544/2021: https://sintse.tse.jus.br/documentos/2022/Jul/15/diario-da-justica-eletronico-tres-destaques/portaria-no-596-2022-altera-a-portaria-no-544-2021-que-institui-o-laboratorio-de-inovacao-inteligenc

Voltar ao Sumário


3 CPSI Contrato Público de Solução Inovadora

3.1 Definições de CPSI

O contrato... "CPSI tenha sido celebrado para solucionar um problema específico e real, não há a obrigação para a administração pública de contratar o fornecimento dos bens ou serviços", Fonte: [https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/11623/14/218187_LV_Compras%20publicas_Cap12.pdf].

A partir da fonte citada acima, temos alguns pontos a destacar:

  • Um CPSI tem uma "trava" de valor limite de R$ 1,6 milhão por contrato e outro trava de duração contratual de 12 meses, prorrogável por até 12 doze meses.
  • Em um primeiro momento o CPSI pode focar a fase de testes, posteriormente o MLSEI (Marco Legal de Startups e Empreendedorismo Inovador) tem o "contrato de fornecimento".
  • ETEC (Encomenda Tecnológica) deve seguir prioritariamente a legislação específica de inovação, qual seja, a Lei no 10.973/2004 e o Decreto no 9.283/2018.
  • CPSI permite remunerar P&D.
  • O MLSEI permite a contratação de mais de CPSI com fornecedores diferentes para o mesmo problema.
  • O MLSEI permite definir a titularidade do DPIs.
  • Se houver sucesso nos testes do CPSI, o MLSEI autoriza a contratação direta por dispensa de licitação, assim como a alternativa da não contratação, tudo dependerá do resultados dos testes.
  • Se houver sucesso nos testes do CPSI, o MLSEI autoriza a contratação direta por dispensa de licitação.
  • O objeto DEVE envolver uma solução de tecnologia

Comparativo:

CPSI Contrato de fornecimento
Tempo 12 meses + 12 24 meses + 24
Valor 1,6 milhão 8 milhões

Voltar ao Sumário

3.2 Trilhas

Jornada (trilha) de Compras Públicas para Inovação:

A Trilha do planejamento:

  1. Mapear problemas
  2. Escolha o desafio
  3. Descrever o desafio
  4. Mapeamento de mercado
  5. Decidir por contratar
  6. Definir instrumento de contratação

B Trilha do instrumento

Fonte: https://inovacpin.org/

Digrama da trilha: https://drive.google.com/file/d/1n3gHdtqIMhPp7HGvnChtrqCQruZnzUvV/view

Voltar ao Sumário

3.3. Trilha do CPSI

Etapa Fase Descrição
1 Trilha do planejamento 1.1 Planejamento 1.1.1 Mapear os problemas
1.1.2 Escolher os desafios
1.1.3 Imersão no desafio escolhido
1.1.4 Mapear o mercado
1.1.5 Decidir por contratar
1.1.6 Definir instrumento de comple
2. Trilha do instrumento 2.1 Licitação 2.1.1 Delimitar escopo
2.1.2 Publicar edital
2.1.3 Avaliar e julgar propostas
2.1.4 Analisar documentação de habilitação
2.1.5 Avaliar condição
2.2. Celebrar CPSI 2.2.1 Celebrar CPSI
2.2.2 Gerir contrato
2.3. Celebrar o contrato de fornecimento 2.3.1 Decidir sobre o contrato de fornecimento
2.3.2 Celebrar contrato
2.3.3 Gerir contrato

Fonte: https://portal.tcu.gov.br/data/files/76/24/45/8B/134008102DFE0FF7F18818A8/papel_controle_CPSI%20_1_.pdf

Voltar ao Sumário

3.4 Resumo CPSI

CPSI:
◦ Demanda que exija solução inovadora com emprego de tecnologia;
◦ Adm Pública direta, autárquica e fundacional - União, Estados e Municípios;
◦ Estatais mediante regulamento (art. 12, §2º);
◦ Valores podem ser anualmente atualizados (IPCA ou equivalente) – máx. R$ 1.600.000,00;
◦ Pessoas físicas ou jurídicas isoladamente ou em consórcio;
◦ Com ou sem risco tecnológico (cronograma físico-financeiro aprovado + rescisão antecipada);
◦ Metas e metodologia de aferição;
◦ Formas e periodicidade das entregas (monitoramento) + Relatórios intermediários e final;
◦ Matriz de riscos contratuais;
◦ Remuneração, titularidade da PI, participação nos direitos de exploração (comercial, licenciamento e transferência de tecnologia);
◦ Pagamento antecipado de parcela (previsto em edital + etapa inicial + justifica expressa).
Fonte: https://portal.tcu.gov.br/data/files/76/24/45/8B/134008102DFE0FF7F18818A8/papel_controle_CPSI%20_1_.pdf, página 11.

Além disso:

A definição da titularidade dos direitos de propriedade intelectual das criações resultantes do CPSI; A participação nos resultados de sua exploração, assegurados às partes os direitos de exploração comercial, de licenciamento e de transferência da tecnologia de que são titulares.

Voltar ao Sumário


4 Encomendas técnológica

4.1. Definições de ETEC

Definições 1: A Encomenda Tecnológica (ETEC) é um dos instrumentos de estímulo à inovação instituídos pela Lei 10.973/2004 (Lei de Inovação), alterada pela Lei 13.243/2016 e regulamentada pelo Decreto 9.283/2018. A ETEC também é prevista como um dos casos de dispensa de licitação, conforme art. 24, inciso XXXI, da Lei 8.666/1993, que se aplica ao presente instrumento subsidiariamente, visto que a Lei de Inovação prevê regras específicas para esse tipo de contratação.

A ETEC pode ser adotada em situações de falha de mercado e alto nível de incerteza, ou seja, quando o Estado se depara com um problema ou uma necessidade cuja solução não é conhecida ou não está disponível e envolve risco tecnológico. Nesse tipo de situação, a Administração Pública pode apresentar o problema para o mercado e identificar potenciais interessados em investir no desenvolvimento da solução. São identificados os potenciais interessados que apresentam maior probabilidade de sucesso, com possibilidade de contratação de mais de um.

Fonte: [https://portal.tcu.gov.br/encomenda-tecnologica-etec.htm]

Definição 2: é a compra direta de serviços de Pesquisa e Desenvolvimento para a obtenção de uma solução determinada, existindo risco tecnológico. Fonte: [https://portal.tcu.gov.br/licitacoes-e-contratos-do-tcu/licitacoes/etec/#:~:text=Como%20instrumento%20da%20pol%C3%ADtica%20de,solu%C3%A7%C3%A3o%20determinada%2C%20existindo%20risco%20tecnol%C3%B3gico.]

Definição 3: Mendonça et al 2022 (apud Rauen e Barbosa 2019, p. 15) a ETEC é uma compra pública voltada para encontrar solução para determinado problema por meio de desenvolvimento tecnológico. Ou, formalmente, as Etecs são tipos especiais de compras públicas diretas voltadas a situações muito específicas nas quais exista risco tecnológico. Fonte: [RAUEN, A. T.; BARBOSA, C. M. M. (Org.). Encomendas tecnológicas no Brasil: guia geral de boas práticas. Brasília: Ipea, 2019.]

Voltar ao Sumário

4.2. Exemplo, + materiais

  1. Cartilha do TCU sobre ETEC: https://portal.tcu.gov.br/encomenda-tecnologica-etec.htm
  2. ETEC de Instrução assistida por Inteligência Artificial https://portal.tcu.gov.br/licitacoes-e-contratos-do-tcu/
  3. Jornada para contratação: https://inovacpin.org/
  4. Exemplo de constituição de comissão para compra de ETEC: https://www.fapepi.pi.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/ACFrOgBEQk_UpgYV72gB6R_hri9ZuTcycrdJdssADKI9XvhR9Q66FYS0LMJmBfxyoh1pMHCobG7Kr8ug-7uTpUr97W-0Yzh36f5br0dPSNCIZglh3yLbSAmBw5A562yw_895BEtiR0ukkI6r3Qpr.pdf
  5. ETEC guia geral de boas práticas: https://www.fapepi.pi.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/Etec-Guia-Boas-Praticas.pdf.

Voltar ao Sumário

5 Editais, exemplos

CPIN Modelo de Edital de Consulta Pública ao Mercado https://inovacpin.org/publico/biblioteca/57

TCU: https://portal.tcu.gov.br/data/files/68/36/8E/7F/6296E71054CD4BD7E18818A8/16%20-%20Edital%20PUBLICADO.pdf

Petrobras https://tecnologia.petrobras.com.br/modulo-encomendas-tecnologicas

Petrobras https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/7e/7f/7e7f5168-4ffb-46ef-ab95-36a63dad49e2/desafio_de_startups_petrobras_distribuidora_edital_de_inovacao_2018.pdf

Prefeitura de Niterói (edital de ETEC) http://www.prosustentavel.niteroi.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/TR_ETEC_rev07.pdf

Prefeitura de Recife https://www.emprel.gov.br/sites/default/files/edital_-_1o_ciclo_de_inovacao_aberta_prefeitura_do_recife.pdf

Prefeitura de Maricá (Sobre comitê científico) https://ictim.com.br/wp-content/uploads/2023/03/22.03.2023-RESULTADO-FINAL-DOS-PROFESSORES-ORIENTADORES-DO-PROGRAMA-DE-INICIACAO-CIENTIFICA-2023.pdf

Prefeitura de Pato Branco-PR (minuta de edital de licitação) https://patobranco.pr.gov.br/licitacao/aviso-de-edital-de-licitacao-na-modalidade-especial-regida-pela-lei-complementar-federal-no-182-2021-cpsi-no-01-2022-processo-n-o-01-2022/
Pato Branco (ATUALIZADO) : https://patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/PBC_ANEXO_V_MINUTA_DE_CONTRATO_PUBLICO_PARA_SOLUCAO_INOVADORA_CPSI_.pdf
Outros documentos: https://patobranco.pr.gov.br/licitacao/aviso-de-edital-de-licitacao-na-modalidade-especial-regida-pela-lei-complementar-federal-no-182-2021-cpsi-no-01-2022-processo-n-o-01-2022/ Resultado de edital: https://media.diariodosudoeste.com.br/6e0bcea8-edicao-8284-09-de-dezembro-assinado.pdf

PB https://patobranco.pr.gov.br/licitacao/aviso-de-edital-de-licitacao-na-modalidade-especial-regida-pela-lei-complementar-federal-no-182-2021-cpsi-no-01-2022-processo-n-o-01-2022/

Sistema de remuneração e compartilhamento de resultados https://patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/PBC_ANEXO_VIII_SISTEMA_DE_REMUNERACAO_E_COMPARTILHAMENTO_DE_RESULTADOS.pdf

Fiocruz e Astrazeneca (termo de contrato) https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/contrato_vacina_astrazaneca_fiocruz.pdf

PMMG https://www.compras.mg.gov.br/images/stories/ArquivosLicitacoes/SEPLAG/consultaspublicas/edital-consulta-publica-sei-1250.01.0003777-2022-09.pdf

SEBRAE https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PE/Anexos/CT%2078.2020%20-%20NGPD%20[manifesto].pdf

SEBRAE RN https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RN/EDTCHAMADA%20PUBLICA%20DE%20ENCOMENDA%20TECNOLOGICA%2001%202023.pdf

SEBRAE BA https://sefaz.salvador.ba.gov.br/desafio#gsc.tab=0

CIEB https://toolkit.plataformaedutec.com.br/files/selecao-aquisicao/edital-encomenda-tecnologica-cieb.pdf

AEB https://www.gov.br/aeb/pt-br/programa-espacial-brasileiro/encomenda-tecnologica-etec/documentos-1/TermodeRefernciaETECdaAEB.pdf

Marinha https://www.marinha.mil.br/sites/default/files/dgepm_edital_manifestacao_de_interesse.pdf

Parecer PGE RS http://sid.pge.rs.gov.br/pareceres/pa18930.pdf

PRODEMGE MG http://www.licitacoes.prodemge.gov.br/anexos/2023_001_CH_1_0601202395117.PDF

TJMG https://www.tjmg.jus.br/data/files/34/D3/36/B7/D3F768107AC592688908CCA8/Edital%20interativo%20-%20Foro%20capital_TJMG%20FINAL.pdf

CAU/BR https://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/Anexo-I-Termo-de-Referencia.pdf

Editais do CIETEC https://www.cietec.org.br/editais-em-andamento/

FINEP http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/714

Editais diversos https://capta.org.br/fontes-de-financiamento/oportunidades/

MP RJ https://www.mprj.mp.br/inova/cpsi

Exemplos de acordo de cooperação técnica do ENAP https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1217

TR cooperação internacional em IA https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7491

SEFAZ-BA https://sefaz.salvador.ba.gov.br/desafio#gsc.tab=0

FURNAS (modelo de edital e modelo de proposta) https://www.furnas.com.br/subsecao/598/desafio-furnas-conecta-startups?culture=pt

Voltar ao Sumário

5.1. Editais que permitem participação de pessoas físicas

SEFAZ BA

CEMIG desafio inovação

Gov Bahia desafio de inovação Baixa dos Sapateiros

Recife, ciclo 2

CEDAE https://cedae.com.br/Edital e https://storage.googleapis.com/site-cedae/Manancial/edital/1/EDITAL_DESAFIO_MANANCIAL_CEDAE_V.2.pdf

Prefeitura de Encandado, RS

Prefeitura de Erechim, RS

Voltar ao Sumário

5.2. Kits

Toolkit do Marco Legal de CT&I

Plataforma de compras públicas para inovação


6 Breve comparativo ETEC x CPSI

CPSI ETEC
Descreve o problema Descreve a solução esperada
+ simples que ETEC Dispensa licitação, + complicada
Admite um grau de risco Envolve risco tecnológico
Permite comprar um teste Alto índice de incerteza
Descreve os resultados esperados Envolve atividades de P&D
Proposta são analisadas via comissão (de especialistas de diversas áreas) Também utiliza uma comissão
Podem ser escolhidas mais de uma proposta e colocá-las para rodar em paralelo Pode contratar mais de um interessado
24 meses (12 + 12) podem ter prazo de vigência de até 10 anos
Pode-se fazer contrato direto com o proponente após o termino do contrato A solução não é conhecida ou não esta disponível

Voltar ao Sumário


7 Lei das startups

7.1. Definições

Definição 1: Uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Fonte: [https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-uma-startup,6979b2a178c83410VgnVCM1000003b74010aRCRD#:~:text=No%20entanto%2C%20h%C3%A1%20uma%20defini%C3%A7%C3%A3o,em%20condi%C3%A7%C3%B5es%20de%20extrema%20incerteza].

Definição 2: Empresas nascentes ou em operação recente voltadas à aplicação de métodos inovadores a modelo de negócios, produtos ou serviços ofertados. Empresas que tendem a operar com bases digitais, com grande potencial econômico, inclusive de atração de investimentos estrangeiros, e predispostas à internacionalização. Fonte: [https://www.camara.leg.br/noticias/701544-PROJETO-DO-GOVERNO-CRIA-MARCO-LEGAL-DAS-STARTUPS-E-DO-EMPREENDEDORISMO-INOVADOR].

Definição 3: Comentários de diversos autores sobre a interpretação e conceituação de empresas como Startup. Fonte: [https://www.jusbrasil.com.br/artigos/o-que-e-uma-startup-segundo-o-marco-legal-das-startups/1129215001].

Definição 4: A startup (termo da língua inglesa sem tradução oficial) termo que representa uma "empresa" emergente e recém-criada ainda em fase de desenvolvimento, que tem como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente escalável, disruptivo e repetível. Fonte: [https://pt.wikipedia.org/wiki/Startup].

Voltar ao Sumário

7.2. Requisitos para enquadramento como startup

  • Ter faturamento bruto anual de até R$ 16 milhões no ano-calendário anterior ou de R$ 1,3 milhão multiplicado pelo número de meses de atividade no ano-calendário anterior, quando inferior a um ano;
  • Com até seis anos de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • E que atendam a um dos seguintes requisitos, no mínimo: declaração, em seu ato constitutivo ou alterador, de utilização de modelos de negócios inovadores; ou enquadramento no regime especial Inova Simples.
Regime especial: Inova Simples: art. 65-A da Lei Complementar nº 123, de 2006

Fonte: [https://www.camara.leg.br/noticias/701544-PROJETO-DO-GOVERNO-CRIA-MARCO-LEGAL-DAS-STARTUPS-E-DO-EMPREENDEDORISMO-INOVADOR].

Voltar ao Sumário


8 Bases legais, diversas

Voltar ao Sumário

8.1 Diferenças entre tipos de compras

Diferença entre Compras Públicas tradicionais e Compras Públicas de Inovação, Fonte: [https://portal.tcu.gov.br/data/files/CF/47/FE/D5/BC3348102DFE0FF7F18818A8/Jornada%20de%20Compras%20Publicas%20de%20Inovacao.pdf].

Voltar ao Sumário


9 Videos

Recomendados:

Petrobras Módulo Parcerias Tecnológicas https://www.youtube.com/watch?v=gzSFhuKNvMo

Petrobras Encomendas Tecnológicas https://www.youtube.com/watch?v=UBHSBm2DcEI

Petrobras Módulo Open Lab https://www.youtube.com/watch?v=Yv2Z4ghrUro

Petrobras Módulo Transferência de Tecnologia https://www.youtube.com/watch?v=YWUYFFaLdXU

Petrobras Modulo Aquisição de Soluções https://www.youtube.com/watch?v=IxG8RzGfFHk

Diálogo Público TCU + Cidades Compras Públicas de Inovação - Marco Legal de Startups https://www.youtube.com/watch?v=GrEZKZBmdfg

Voltar ao Sumário


10 Cursos

Cursos na escola virtual ENAP:

Contratações de Encomendas Tecnológicas https://www.escolavirtual.gov.br/curso/609/

Inovação Social para o Aperfeiçoamento de Políticas Públicas https://www.escolavirtual.gov.br/curso/234

Métodos e Ferramentas para Inovação em Políticas Públicas https://www.escolavirtual.gov.br/curso/664

Celebração de Parcerias no Setor Público https://www.escolavirtual.gov.br/curso/427/

Nova Lei de Licitações: Gestão Contratual https://www.escolavirtual.gov.br/curso/440

Princípios do Design Thinking e Inovação em Governo https://www.escolavirtual.gov.br/curso/326/

Transformação Digital no Serviço Público https://www.escolavirtual.gov.br/curso/419/

UX Writing para Transformação Digital https://www.escolavirtual.gov.br/curso/813/

Arquitetura de Soluções para Transformação Digital https://www.escolavirtual.gov.br/curso/799/

Design de Aplicativos na Transformação Digital https://www.escolavirtual.gov.br/curso/803/

Design Sprint https://suap.enap.gov.br/vitrine/curso/1589/?area=9

Novas Tecnologias para a Transformação Digital https://www.escolavirtual.gov.br/curso/367/

Primeiros passos para uso de Linguagem Simples https://www.escolavirtual.gov.br/curso/315

Marco Legal das Startups - Contratando Inovação no Setor Público https://www.escolavirtual.gov.br/curso/951

Voltar ao Sumário


11 Outros materiais

Hub de inovação da Petrobras https://tecnologia.petrobras.com.br/conexoes-inovacao

Garagem BNDES https://garagem.bndes.gov.br/#

Editais do CIETEC https://www.cietec.org.br/editais-em-andamento/

Uma FAQ (perguntas frequentes, do inglês frequently asked questions) para o gestor público realizar compras: Guia de publicação online do gestor de Compra Pública para Inovação https://inovacpin.org/publico/biblioteca/58

Voltar ao Sumário

11.1. Notícias

Notícias no site do Ministério da Ecônomia sobre o termo "PLATAFORMA DE COMPRAS PÚBLICAS PARA INOVAÇÃO" https://www.gov.br/economia/pt-br/@@search?SearchableText=PLATAFORMA%20DE%20COMPRAS%20P%C3%9ABLICAS%20PARA%20INOVA%C3%87%C3%83O%20

Voltar ao Sumário

11.2. Normas

ISO 56002:2019 Innovation management — Innovation management system — Guidance https://www.iso.org/standard/68221.html

Voltar ao Sumário


12 Laboratórios de inovação

Laboratório Localização Instituição URL
Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Invacao LabTAR Vitória (ES) UFES https://labtar.ufes.br/
Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo Linegov DF UnB http://pesquisa.unb.br/humanidades-ciencias-sociais/lab-inovacao-prestacao-servicos-tecnologicos-ciencias-sociais?menu=806#laboratorio-de-inovacao-e-estrategia-em-governo-linegov
GNova Laboratório de Inovação em Governo DF ENAP https://enap.gov.br/pt/servicos/gnova-laboratorio-de-inovacao-em-governo
Lab InovANAC DF ANAC https://www.gov.br/anac/en/about-anac/departments/sgp/laboratory-of-innovation-2013-lab-inovanac
Laboratório de Inovação Financeira RJ Comissão de valores imobiliários https://labinovacaofinanceira.com/
ConnectLab SC Correios
Lab InovaANS DF ANS
Laboratório de Inovação da ANVISA - LAB-iVISA DF ANVISA
Laboratório de Inovação FNDE DF FNDE
#CAIXAlab SP Caixa Ecônomica Federal
Laboratório de Gestão da Inovação da Justiça Federal - iJuspLab SP JFSP https://www.jfsp.jus.br/servicos-administrativos/ijusplab
i9.JFRN RN JFRN https://i9.jfrn.jus.br/i9
Laboratório de Gestão de Inovação ES TRES https://inova.tre-es.jus.br/
Espaço de Convivência e Inovação RJ JFRJ
Escritório de Inovação RO TJRO
Laboratório de Inovação Tecnológica e de Negócios-MPLabs MPPE PE MPPE
Laboratório de Inovação do TRTPR PR TRTPR
LabJus SC TJSC
Laboratório de Inovação em Governança RS Seção Judiciária do Rio Grande do Sul
Laboratório de Inovação CE Seção Judiciária do Ceará
Laboratório de Inovação para o Processo Judicial em meio Eletrônico (Inova PJe) DF Conselho Nacional de Justiça
LAB-IN (TRE-TO) TO Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins
LABINOVA12 (TRT-SC) SC Tribunal Regional do Trabalho
Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – LIODS DF CNMP
INOVA – MPRJ RJ MPRJ
LabHacker DF Câmara dos Deputados
Laboratório de Inovação e Coparticipação –coLAB-i DF TCU
Laboratório Hacker de Inovação (Labhinova) DF Câmara Legislativa do DF
Laboratório de inovação em compras públicas - LAB-COMP DF Câmara dos Deputados
Laboratório de Inovação - LabInova* MT Sefaz-MT

Voltar ao Sumário


13 Siglas

  • CPIN - Compra Pública para Inovação
  • CPSI - Contrato Público para Solução Inovadora
  • DPI - Direito de Propriedade Intelectual
  • ETEC - Encomenda tecnológica
  • LASI - Licitação para Aquisição de Solução Inovadora
  • LISP - Laboratórios de Inovação no Setor Público
  • MLSEI - Marco Legal de Startups e Empreendedorismo Inovador
  • MVP - Minimum Viable Product (produto mínimo viável)
  • NPT - Nível de Prontidão Tecnológica (technology readiness level) também conhecido como NMT
  • NMT - Nível de Maturidade Tecnológica
  • P&D - Pesquisa e Desenvolvimento
  • TRL/MRL - Technology Readiness Levels/Manufacturing Readiness Levels
  • VUCA - Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity (Volátil, incerto, complexo e ambíguo)

Voltar ao Sumário


14 Referências

[1] Descobrindo laboratórios de inovação no setor público. https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/171002_inovacao_no_setor_publico_capitulo_9.pdf

[2] Laboratórios de inovação no setor público: mapeamento e diagnóstico de experiências nacionais. https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/5112/1/69_Laboratorios_inovacao_governo_completo_final_23062020.pdf

[3] Livro: Compras públicas para inovação no brasil: novas possibilidades legais, Capítulo 12 - Contrato público de soluções inovadoras: racionalidade fundamental e posicionamento no mix de políticas de inovação que atuam pelo lado da demanda. https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/11623/14/218187_LV_Compras%20publicas_Cap12.pdf

[4] Diferença entre Compras Públicas tradicionais e Compras Públicas de Inovação. https://portal.tcu.gov.br/data/files/CF/47/FE/D5/BC3348102DFE0FF7F18818A8/Jornada%20de%20Compras%20Publicas%20de%20Inovacao.pdf

[5] Encomendas tecnológicas no brasil: guia geral de boas práticas. https://www.fapepi.pi.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/Etec-Guia-Boas-Praticas.pdf

[6] Regulamento interno de licitações e contratos com startups. https://www.celepar.pr.gov.br/sites/celepar/arquivos_restritos/files/documento/2022-08/regulamento_interno_de_licitacoes_e_contratos_com_startups.pdf

[7] Modelo de avaliação da maturidade do processo de inovação como estratégia competitiva empresarial. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/172792/343700.pdf?sequence=1&isAllowed=y

[8] Gestão da inovação: análise do grau de maturidade em empresas de ti do estado de minas gerais. https://www.fpl.edu.br/2018/media/pdfs/mestrado/dissertacoes_2009/dissertacao_paulo_nascimento_2009.pdf

Voltar ao Sumário


15 Livros

[1] Compras públicas de inovação revisando as compras públicas de inovação no Brasil: oportunidades jurídicas e institucionais Rafael Carvalho et al, BID https://publications.iadb.org/pt/revisitando-compras-publicas-de-inovacao-no-brasil-oportunidades-juridicas-e-institucionais

[2] Contratações de inovação Guia de Alternativas Jurídicas e de Boas Práticas para Contratações de inovação no Brasil, Rafael Carvalho de Fassio, BID. https://publications.iadb.org/pt/contratacoes-de-inovacao-guia-de-alternativas-juridicas-e-de-boas-praticas-para-contratacoes-de

[3] Catapulting innovation Linking open innovation with innovation procurement BID Pluvia Zuniga https://publications.iadb.org/en/catapulting-innovation-linking-open-innovation-innovation-procurement

Voltar ao Sumário


Observações

Este material esta recebendo atualizações frequentes. 
As informações aqui contidas podem ser alteradas sem aviso prévio.
Primeira postagem em: maio/2023. 
Última atualização em: 15/setembro/2023.
Se desejar contribuir com novas informações ou atualizações nesta página entre em contato pelo email: 
laboratorioinovacaogovbr @ gmail . com
Autor: Prof. Dr. Monteiro.
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) 
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/


Estatísticas

GitHub Streak

Anurag's GitHub stats

Histórico de atualizações nos repositórios do Prof. Monteiro:
teste

Pulse:
https://github.com/monteiro74/lab_inova_serv_pub/pulse

Contribuições de:

Histórico de frequência de código:
https://github.com/monteiro74/lab_inova_serv_pub/graphs/code-frequency

Atividade de commits:
https://github.com/monteiro74/lab_inova_serv_pub/graphs/commit-activity

Trafego:
https://github.com/monteiro74/lab_inova_serv_pub/graphs/traffic

stats

stats

Top Langs

Top Langs

Voltar ao sumário

About

Info sobre: Laboratório de Inovação, contratação inovação, encomendas técnicas, lei das startups e afins

Resources

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

No packages published