Skip to content

Report from the first stage of Project "Amazonômetro". Data on the behavior of Bolsonarist WhatsApp political discussion groups referring to environmental agendas.

Notifications You must be signed in to change notification settings

ombudsmanviktor/data_amz

Repository files navigation

Relatório Amazonômetro: Amazônia no WhatsApp

DOI

Resumo Executivo

Em junho de 2020, de acordo com dados do Inpe, o número de queimadas na Amazônia foi o maior observado para o mês desde 2007. Em setembro de 2020, novamente de acordo com dados do Inpe, o número de queimadas em um ano para o Pantanal bateu recordes históricos. Os focos de incêndio de janeiro a setembro ultrapassaram o pico mais alto registrado em 2005. Os dados foram intensamente repercutidos pela grande imprensa e geraram enorme comoção e manifestações contrárias ao Governo Bolsonaro em diferentes segmentos. Sabe-se que Bolsonaro tem atuado timidamente no combate ao desmatamento da vegetação nativa na região. O relatório apresentado a seguir procura dar conta desse cenário, analisando em especial os dados referentes à Amazônia e ao Pantanal sul-mato-grossense em um conjunto de grupos bolsonaristas no WhatsApp.

Metodologia

Foram monitorados cerca de 60 grupos públicos de discussão política no WhatsApp que apresentam abrangência nacional e indicam explicitamente apoio ao Governo Bolsonaro. Os grupos foram selecionados por meio de uma metodologia prospectiva de bola-de-neve, baseada em uma técnica de pesquisa encoberta, em que os sujeitos pesquisados não têm acesso aos parâmetros de investigação, ainda que tenham seus dados privados inteiramente resguardados. O conjunto de grupos selecionados tem característica de apoio ao governo e abrangência nacional. Ele reúne aproximadamente 4 mil usuários. Os dados coletados referem-se aos meses de agosto a outubro de 2020, e reúnem um universo de pouco mais de 429 mil mensagens trocadas nesse intervalo.

A partir deste corpus inicial, definiu-se um conjunto de palavras-chaves que orientasse um recorte específico pela temática ambiental. As palavras-chaves escolhidas foram: amazônia, mata atlântica, pantanal, cerrado, floresta, meio ambiente, queimada, incêndio, greenpeace, wwf e aquecimento. Com base nesses critérios, chegou-se a um total de 3.611 mensagens, trocadas por 1,2 mil usuários. Essa amostra representa 0,8% do total de mensagens enviadas no mesmo período. A baixa incidência reflete a ausência da agenda ambiental no debate travado por usuários da rede bolsonarista. Seja por desinteresse ou estratégia deliberada de silenciamento, mesmo em um contexto de crise ambiental, há pouca ou nenhuma discussão sobre o tema.

Dados

Há três tipos de dados contidos neste repositório: um report, um dataset de gráficos plotados e um conjunto de tabelas de contingência. Ressalte-se que o banco de dados utilizado originalmente para a confecção deste relatório não se encontra disponível neste repositório, por conter informações sensíveis. O repositório não apresenta qualquer menção ou indicação de dados em escala individual e apresenta conteúdo anonimizado.

Relatório

O relatório apresenta em formato narrativo os dados levantados pela pesquisa. O repositório reúne um documento e slides, ambos em formato PDF.

Plots

Image

As imagens apresentadas na pasta plot se referem a gráficos plotados a partir dos dados trabalhados para o relatório.

Tabelas de contingência

As tabelas de contingência foram exportadas em formato XLS, para facilitar o manuseio. São cortes dos dados obtidos a partir do banco original, sempre em nível agregado.

Citação

Para referência, favor citar:

CHAGAS, V. Relatório Amazonômetro: Amazônia no WhatsApp. https://doi.org/10.6084/m9.figshare.13338974.v1

About

Report from the first stage of Project "Amazonômetro". Data on the behavior of Bolsonarist WhatsApp political discussion groups referring to environmental agendas.

Topics

Resources

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

No packages published