No description, website, or topics provided.
Switch branches/tags
Nothing to show
Clone or download
Fetching latest commit…
Cannot retrieve the latest commit at this time.
Permalink
Failed to load latest commit information.
.meteor
client
commom
public
server
LICENSE.txt
README.md
apresentacao_freeda.pdf
router.coffee

README.md

Freeda - Espaços de diversidade

#####Disponível em http://freeda.me

###Sobre o Freeda Freeda é uma aplicação web para que a população LGBT possa cadastrar serviços (públicos e privados) em que foi bem atendida no quesito respeito à orientação sexual e identidade de gênero.

Com um cenário de violência tão profunda, vemos como necessária a criação de mecanismos para integrar a população LGBT e possibilitar a formação de representações positivas não só nas relações sociais, como também na ocupação da cidade como um espaço de afirmação política do sujeito. Por isso, Freeda valoriza o aspecto positivo das instituições que se esforçam para tratar a diversidade sexual com respeito, mas não nega a necessidade de denunciar a discriminação.

###Funcionalidades atuais

####AVALIAÇÃO DE LOCAIS Clicando no botão "Avalie um local" na página inicial, o usuário pode cadastrar serviços públicos ou privados em que foi bem atendido. O formulário envia a resposta para um banco de dados e a seleção e exibição do conteúdo no mapa é feita de forma manual. No formulário, o usuário pode cadastrar o nome do local, o endereço, fazer comentários e avaliar questões pontuais como o respeito ao nome social, acesso ao banheiro e acessibilidade.

####CONHEÇA SEUS DIREITOS Além do cadastro dos estabelecimentos, Freeda conta com referências de proteção aos direitos LGBT, como legislações e regulamentações de órgãos públicos, para que sejam utilizadas em momentos de conflito ou episódios de homofobia.

####SELO SOCIAL FREEDA O Selo de Compromisso Social Freeda é uma ferramenta que tem o objetivo de divulgar e valorizar instituições que estejam dispostas a adotar políticas de respeito à diversidade e à igualdade de gênero em suas atividades no contato com o público e em suas políticas internas. Ao clicar no botão presente na página inicial o responsável por um estabelecimento pode ter acesso aos Princípios Freeda, que discorrem sobre os valores do projeto. Caso aceite as condições, pode submeter sua inscrição pelo formulário de contato e receber por e-mail, após análise manual, o material para impressão e exposição no estabelecimento.

###Funcionalidades a implementar

  • Sistema de gerência e publicação de reviews
  • Sistema para geração de rankings que mostrem os locais com maior quantidade de serviços que tratem a diversidade sexual com respeito e maior número de denúncias de discriminações por região
  • Versão mobile.

###Desenvolvimento Freeda foi desenvolvido utilizando [Meteor] (https://www.meteor.com/). Além disso, usamos a API do Google Maps para a renderização do mapa e a API do Google Places para obter o nome dos estabelecimentos no formulário de busca.

###Vivência Antes de inicar o desenvolvimento durante o hackathon, o grupo optou por realizar uma pesquisa de opinião divulgada nas redes sociais. O formulário foi respondido por 220 pessoas, que colaboraram com informações sobre sua vivência nos espaços públicos em relação ao respeito à diversidade. Com os resultados, nos convencemos de que as pessoas se importam com a forma em que o estabelecimento trata a população LGBT e que deixaria de visitar um local avaliado negativamente.

Durante o hackathon, focamos na criação da identidade visual, pensamos a interface e fizemos a primeira implementação do protótipo. Trabalhamos para gerar algo que fosse simples, bonito e intuitivo. Escolhemos o lilás e as cores da bandeira LGBT para criar uma relação identitária com o público-alvo.

Após a apresentação do projeto no evento passamos a desenvolver a primeira versão beta, que deve contemplar os recursos básicos de acesso ao conteúdo do Selo Social Freeda e da seção Conheça seus Direitos, além da possibilidade de ver alguns locais já cadastrados na cidade de Porto Alegre e o formulário para este cadastro, acessado por meio do botão "avalie um local".

###Para saber mais Para saber mais sobre o projeto, visualize a apresentação utilizada durante o Hackathon Gênero e Cidadania, em Brasília.