Skip to content

renanmath/Bootcamp_Projeto_Modulo02

Folders and files

NameName
Last commit message
Last commit date

Latest commit

 

History

15 Commits
 
 
 
 
 
 
 
 

Repository files navigation

Apresentação

Sobre o repositório

Esse repositório contém o Projeto Final do Módulo 02 do Bootcamp Data Science da Alura: Visualização de dados com Seaborn e Matplotlib.

Sobre o Módulo 02

O objetivo desse módulo foi conhecer mais das ferramentas de visualização gráfica Seaborn e Matplotlib. Os dados utilizados nas aulas foram os mesmo dados utilizados no módulo 01, coletados dos site DATASUS. Esse módulo foi estruturado em 6 aulas:

  • Fontes externas, limpeza e manipulação de dados
  • Proporcionalidade e Seaborn
  • Ticks, escalas e formatação de imagens
  • Trabalhando DateTime e Melt
  • Manipulando datas e gerando novas análises
  • Agrupando dados e analizando por categoria

Em cada aula foram propostos desafios (alguns realmente bem desafiadores). Os resultados dos estudos desse módulo podem ser encontrados nesse repositório.

O projeto: Oswaldo Cruz, vem aqui rapidão

oswaldo_cruz

Esse distinto senhor da foto acima chama-se Oswaldo Golçalvez Cruz. Ele foi um médico sanitarista brasileiro que foi um dos pioneiros no estudo de várias doenças tropicais, como febre amarela, varíola e peste bulbônica (também conhecida como peste negra, aquela mesma que arrasou metade da Europa). Oswaldo Cruz estoudou no prestigiado instituto Pasteur e, ao retornar ao Brasil, teve suma importância na história da ciência nacional. Na tentativa de combater o grave surto febre amarela que assolava o Rio de Janeiro, Cruz implantou medidas sanitárias drásticas, dentre elas a vacinação obrigatória, o que levou a população a descontento. Foi então que iniciou-se uma rebelião popular conhecida como Revolta da Vacina.

Dito isso, muito provavelmente Oswaldo Cruz deve estar se revirando em seu túmulo, ao olhar para o Brasil hoje. E não, não estamos falando da Covid, embora o assunto tenha relação. Estamos falando do ganho de força do movimento antivacina nos últimos anos e das consequencias graves que isso pode implicar (confira esse artigo). Vemos um número crescente de pessoas que estão desacreditadas da importância e\ou eficiência da imunização ou mesmo que acreditam que vacinas podem ser perigosas. Partindo dessa premissa básica, é natural esperar uma queda no número de vacinas nos últimos anos. Esse é o escopo desse trabalho.

Queremos validar ou invalidar nossa tese principal:

As coberturas vacinais no Brasil estão em uma tendência de queda.

A fim de investigar isso, coletamos dados do TabNet do DATASUS e fizemos uma análise exploratória dos mesmos.

Resumo das conclusões

Com a análise exploratória, conseguimos (infelizmente) confirmar a tese exposta acima:

Na última década (2010-2019), houve uma queda expressiva das coberturas vacinais no Brasil. Tais quedas foram observadas em todas as regiões e em todos as unidades federativas e na maioria dos imunizantes.

Em média, essa queda foi de -37.93%.

Análises futuras

Ao longo das análise, alguns questionamentos adjacentes surgiram, mas não foram aprofundados. Deixo aqui listados, como registro de trabalhos futuros:

  • Houve supernotificação do número de doses de vacinas em 2014 e 2015, nos estados de Roraima, Rondônia, Ceará e Mato Grosso do Sul? Isso explicaria as coberturas vacinais muito acima de 100%?
  • Por que o Distrito Federal apresentou comportamento diferente das outras unidades federativas, sendo a única UF a apresentar aumento das coberturas vacinais em 2016?
  • Por que o Cerá apresentou uma diminuição da taxa de crescimento da população estimada, a partir de 2013?

O grande projeto futuro

Devido ao tempo, não foi possível confirmar se há ou não relação da queda das coberturas vacinais com o aumento do movimento antivacina. Faremos isso em um projeto vindouro. O escopo básico desse projeto futuro será:

  • Coletar do Twitter, por meio de web scraping, dados de tweets relacionados ao tema antivacina.
  • Tratar e limpar esses dados.
  • Fazer uma análise estatística e temporal desses dados.
  • Fazer uma análise de sentimentos desses dados.
  • Confirmar ou não a correlação relação entre dados e os dados das coberturas vacinais.

Contato

Deixo aqui meus contatos, caso tenha interesse em conversar sobre o assunto, propor ideias ou sugestões, ou caso queira colaborar com algum projeto.

Linkedin

GitHub

Meu canal no YouTube sobre matemática

About

No description or website provided.

Topics

Resources

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

No packages published