Skip to content

Pt: Guia Básico de Processamento de Fotos

juliano21 edited this page Mar 20, 2021 · 3 revisions

Embora a interface do usuário seja simples e apresente um número restrito de controles deslizantes, ela não é usada como um editor de fotos típico, mas sim como uma simulação do tratamento químico do filme, uma "filmulação".

Em vez de ajustar os controles deslizantes e ver diretamente o efeito no resultado final, o fluxo de trabalho é orientado a otimizar os dados em vários estágios, cada um alimentando o próximo, com feedback imediato de histogramas intermediários.

A lista de ferramentas do Filmulator é ordenada estritamente na mesma sequência em que são aplicadas aos dados. Simplesmente percorra as ferramentas,de cima para baixo, ajustando e compensando.

Controles superiores

Existem sete controles na parte superior da imagem, à esquerda do histograma principal.

O primeiro, e mais complexo, é o menu suspenso de seleção de lentes.

Lista suspensa de seleção de lentes

O menu suspenso de seleção de lente permite que você selecione a lente com a qual fotografou para corrigir digitalmente suas falhas. As lentes são as que constam do banco de dados Lensfun, portanto, se sua lente não estiver na lista de suporte, as correções não estarão disponíveis. Mesmo que seja, parte da correção de CA, Vinhetas ou Distorção pode não estar disponível. Se não houver lentes compatíveis, vá para a guia Configurações para verificar se há atualizações de correção de lentes e atualizá-las. Em seguida, reinicie o Filmulator.

Normalmente, sua lente será detectada automaticamente. Ao clicar na seta para baixo ou no texto da lente indicada, você verá o nome da lente extraído dos dados EXIF ​​e poderá editar este texto para pesquisar outras lentes. Apertar o botão de atualização à direita redefinirá a lente selecionada de volta ao padrão e reverterá a pesquisa para o nome de lente derivado de EXIF. Normalmente, esta caixa procura apenas lentes destinadas ao mesmo suporte da sua câmera, mas se você colocar uma barra invertida ( \ ) antes do nome da lente, ela pesquisará lentes para todos os suportes.

Para escolher a lente para esta imagem clique em uma das lentes da lista e feche a caixa com o botão de seta para cima, ou apenas clique duas vezes no nome da lente selecionada.

Na parte inferior da lista suspensa de seleção de lentes estão dois botões, Lembrar lente preferida e Esquecer lente preferida. O sistema de lentes preferidas tem dois usos.

  • Caso a identificação automática da lente esteja inadequada para esta combinação de câmera / lente, você pode guardar uma outra lente para, no futuro, usar esta lente para aquela combinação de câmera / lente. Observe que se você usar várias lentes manuais que se identificam de forma idêntica, você não deve usar isso, ou todas as suas lentes manuais serão identificadas como o mesmo modelo de lente.

  • Isso também memoriza os quatro parâmetros de correção de lente (correção CA automática, CA com perfil, Vinheta perfilada e Distorção perfilada) que você definiu atualmente para a imagem. Para novas imagens usando a combinação atual de câmera / lente onde você ainda não tocou nessas configurações, ou imagens onde você clicou no botão de reset (para retornar ao padrão), o sistema de lente preferencial armazenará os valores atualmente definidos como padrão para imagens futuras, portanto, você não precisa reativá-las para todas as imagens.

Pressionar o botão Lembrar lente preferencial irá associar o modelo da lente e todos os quatro parâmetros de correção como os padrões para esta combinação de câmera / lente. Pressionar o botão Esquecer lente preferencial retornará à correspondência EXIF ​​normal para o modelo de lente e todos os parâmetros de correção voltarão ao padrão para desligados.

Outros controles superiores

Além do menu suspenso de seleção de lentes, há mais quatro controles na parte superior da interface. Da esquerda para a direita, são eles:

  • O círculo claro / escuro controla o brilho do fundo da área de edição. Freqüentemente, definir um fundo claro é útil para visualizar como suas imagens ficarão em uma impressão ou como serão visualizadas em uma página da web com fundo branco. Atalho de teclado: B

  • A ferramenta Equilíbrio de Branco Personalizado fará uma amostra de uma área de 21x21 pixels da imagem com base em onde você clicar na imagem. Você pode cancelar pressionando o botão novamente. Quando você faz a amostragem de um equilíbrio de branco, ele é imediatamente aplicado à imagem atual, e também é armazenado temporariamente para que o equilíbrio de branco amostrado possa ser aplicado a outras imagens tiradas pelo mesmo modelo de câmera. A configuração de equilíbrio de branco é lembrada até que outra amostra seja tirada de uma foto do mesmo modelo de câmera, até que seja substituída manualmente pelo botão Armazenar WB na barra de ferramentas, em uma foto do mesmo modelo de câmera, ou até que o Filmulator seja fechado. Atalho de teclado: W

  • A ferramenta Cortar é uma ferramenta sofisticada, apesar de ser ativada apenas por um botão. Quando o corte está ativo (indicado pelo botão que fica laranja), mover o mouse para fora da imagem mostrará as alças de corte. Segure as alças nas bordas para redimensionar a largura ou altura do corte ou segure as alças nos cantos para redimensionar a largura e a altura juntas. Seu comportamento é influenciado pelas teclas modificadoras Ctrl e Shift. Ao arrastar um canto, a tecla Shift fará com que a caixa de corte se ajuste à proporção de aspecto comum mais próxima (3: 1, 2,76: 1, 2,35: 1, 2: 1, 16: 9, proporção áurea, 3: 2, 4 : 3, 5: 4 e 1: 1) nas orientações paisagem e retrato. Se você gosta da proporção de aspecto atual, você pode bloqueá-la segurando Ctrl e ela não mudará. Se você segurar Ctrl e arrastar uma das bordas, em vez de redimensionar o corte, você o deslizará em uma direção. Se você segurar Ctrl e arrastar a área restante da imagem, poderá mover o corte nas duas direções. Enquanto move o corte, segure Shift para ajustar ao centro da imagem, tanto vertical quanto horizontalmente. Quando terminar de cortar, clique no botão de corte novamente para retornar à edição normal. Atalho de teclado: C

  • O botão Girar para a esquerda girará a imagem 90 graus para a esquerda.

  • A ferramenta Nivelamento permite ajustar com precisão a rotação da imagem. Quando o nivelamento está ativo (indicado pelo botão que fica laranja), comece colocando as linhas guias na imagem clicando nela. Em seguida, arraste as linhas sobre o centro para alinhá-las com o que você quiser vertical ou horizontal. Você pode reposicionar as linhas-guia arrastando perto de sua interseção. Redefina a rotação para zero clicando duas vezes com o botão direito ou usando o atalho Shift + L. Quando terminar de nivelar, clique no botão de nivelamento novamente para voltar à edição normal. Atalho de teclado: L

  • O botão Girar para a direita girará a imagem 90 graus para a direita.

Painel Lateral

Histograma Principal

No canto superior direito está um histograma dos dados da imagem ao ser processada. Isso mostra o brilho em toda a imagem e em cada canal de cor na saída.

Histograma RAW

Imediatamente abaixo do histograma de saída principal, você encontrará um pequeno histograma sem qualquer indicação de um canal de luminância. Este é o histograma RAW e permite entender melhor a exposição inicial da imagem.

O eixo horizontal do histograma é linear: se o histograma termina no ponto médio, então você tem exatamente um ponto de realce antes do recorte.

Normalmente, o canal verde em uma câmera é muito mais sensível do que os outros canais, então você descobrirá que ele é cortado primeiro neste histograma. Mesmo assuntos extremamente vermelhos geralmente são expostos igualmente em vermelho e verde, então use isso para ajustar a forma como você expõe no futuro.

Geralmente a ferramenta Recuperação de Realces não faz nada, se não houver nenhum recorte real e saiba que funciona melhor quando apenas um canal é recortado.

Pré-Filmulação

O objetivo de todas as ferramentas antes do histograma de pré-filmulação é otimizar a "exposição" do filme.

  • A Correção automática de AC detectará e cancelará automaticamente a aberração cromática lateral. Em 0 está desativado, 1 executa o algoritmo uma vez e valores mais altos iteram o algoritmo várias vezes, o que pode ajudar a lidar com a aberração cromática teimosa. Isso está disponível apenas para arquivos RAW de matriz Bayer e não estará visível se não for Bayer. Câmeras monocromáticas, X-Trans, raws coloridos (como do X-Transformer) e formatos SRAW de certas marcas não terão essa opção disponível. Isso é mutuamente exclusivo com o AC com perfil; se você ativá-lo, o CA com perfil (se disponível) será desativado automaticamente.

  • O AC com perfil é uma correção de aberração cromática baseada em perfis de correção para as lentes listadas na lista suspensa de seleção de lentes na parte superior da janela de edição. Isso é mutuamente exclusivo com a correção automática de CA; se você ativá-lo, a correção automática de CA será desativada automaticamente. Geralmente, isso tem um desempenho pior do que a correção automática de CA, mas para raws que não são da Bayer, esta pode ser sua única opção, se disponível.

  • A Vinheta com perfil, se disponível, neutraliza o escurecimento do canto com base nos perfis de correção para as lentes listadas na lista suspensa de seleção de lentes na parte superior da janela de edição.

  • A Distorção perfilada, se disponível, corrigirá a distorção geométrica (curvatura de linhas que na verdade eram retas) para as lentes listadas na lista suspensa de seleção de lentes no topo da janela de edição.

  • A Recuperação de Realce estima o brilho mais alto do que a câmera normalmente grava, com base no recorte de diferentes canais de cores em momentos diferentes. Geralmente, isso funciona melhor quando apenas um canal de cor é cortado. Se a recuperação de realce for bem-sucedida, você pode reduzir a compensação de exposição para aproveitar as vantagens do novo espaço livre de realce.

Configuração de recuperação de realce Efeito
0 Isso corta todos os realces imediatamente após o balanço de branco preliminar da câmera, potencialmente perdendo dados válidos em outros canais.
1 Isso desfaz os realces, o que ocasionalmente é útil quando os canais vermelhos ou azuis não são cortados e você está ajustando fortemente o balanço de branco.
2 Isso faz a reconstrução de cores, que lida facilmente com um canal cortado e às vezes dois canais cortados.
  • Armazenar WB permitirá que você salve os parâmetros de equilíbrio de branco para uso posterior em outras imagens tiradas pela mesma câmera. O botão Armazenar WB sobrescreverá quaisquer parâmetros anteriores de balanço de branco do mesmo modelo de câmera, sejam salvos por este botão ou pelo botão de balanço de branco personalizado na parte superior da janela de visualização da imagem.

  • Lembrar WB, se disponível, aplicará imediatamente os parâmetros de balanço de branco armazenados.

  • A Temperatura e o Tom juntos vão controlar o equilíbrio do branco. O botão de redefinir ajusta para o WB selecionado pela câmera. As temperaturas Kelvin serão muito aproximadas e para algumas câmeras podem ser errôneos.

  • A Compensação de Exposição deve ser usada como se usa a compensação de exposição em uma câmera: para "expor o filme adequadamente". Nesse caso, a repesentação do filme é o histograma de pré-filmulação imediatamente abaixo do controle deslizante. Considere isso como faria com o histograma de sua câmera: p. ex. "expor à direita". A principal diferença é que a "subexposição" não resulta em ruído; simplesmente torna os realces mais lineares (eles ficam menos escurecidos).

Parâmetros de Filmulação

Depois de "expor" o filme, o programa simula a revelação do filme. Se você não está familiarizado com o processo real de revelação do filme, saiba que o revelador é um produto químico líquido que é consumido para tornar as regiões claras do filme mais claras. (Mais escuro, na verdade, no caso de filme negativo.)

É aqui que a mágica acontece: as regiões brilhantes consomem mais do revelador químico imediatamente próximo à superfície do filme. Esse esgotamento reduz a taxa de desenvolvimento ali, reduzindo um pouco o brilho final. Por outro lado, as regiões escuras não consomem muito do revelador e ficarão mais claras em relação à proporção original.

No entanto, a solução reveladora também se difunde entre locais adjacentes no filme e também é reabastecida com parte da solução que não reage ativamente com o filme. A difusão ao longo do filme aumenta o contraste local, enquanto a rápida reposição do revelador reduz esse efeito geral.

Agora chegamos aos controles deslizantes:

  • O Ponto de Atenuação de Sombra controla o quanto as sombras são presentes, dando à imagem um "pé da curva" semelhante ao contraste de um filme real. Isso tem um pequeno efeito nas partes mais claras da imagem e um efeito mais forte nas sombras.
  • O Ponto de Atenuação de Realce controla onde e como os realces gradualmente começam a decair. Quanto mais alto, mais repentino é o decaimento. Em 1, ele apenas satura na borda direita do histograma. Quanto mais baixo for, mais gradualmente eles começam a decair. Isso tem o efeito de dessaturar suavemente os realces, o que pode tornar o recorte de realces menos feio.
  • Área do Filme controla a escala da difusão em relação ao tamanho da imagem. Na vida real, a difusão é de tamanho relativamente constante, mas será menor em relação à imagem para negativos maiores. Com esta ferramenta, você pode controlar se deseja enfatizar grandes regiões gerais ou detalhes mais finos.
  • Drama e Overdrive controlam a reposição do "revelador". Quanto maior o drama, menos reabastecimento ocorre e, portanto, os destaques são mais atenuados. Overdrive coloca isso em alta velocidade para acentuar o efeito.

Com a Área de filme padrão, você pode empurrar o Drama o quanto quiser, mesmo com Overdrive, mas ocasionalmente as fotos parecerão processadas demais. No entanto, com áreas de filme maiores (especialmente em formato grande), você deve se conter no Drama ou então as imagens serão globalmente muito "achatadas" com bordas de alto contraste, se aproximando do infame "look HDR". Por outro lado, quando você usa áreas de filme pequenas, você precisará usar mais drama do que no tamanho de filme padrão.

Pós-filmulação

Pontos de Corte em Preto e Branco

A primeira coisa a fazer depois de definir o Drama é escolher o Ponto de recorte branco. Isso é aproximadamente equivalente a escolher a exposição de uma impressão. Diminua o ponto branco e toda a imagem fica mais brilhante. Aumente o ponto branco e toda a imagem ficará mais escura.

O ponto de corte preto é usado para cortar o ruído de sombra e de fog/haze.

Sombra e Brilho de Realce

Esses controles deslizantes afetam os pontos de 25% e 50% no histograma e são seguidos por uma curva de clareamento geral, de modo que o controle deslizante de sombra realmente afeta os tons médios, bem como as sombras. O controle deslizante de realce afeta levemente os realces.

Controles específicos de cor e monocromático

Por padrão, a chave Monocromático está desligada e você vê Vibração e Saturação.

  • Vibração controla a intensidade das cores, mas apenas nas áreas menos intensas da imagem.
  • Saturação controla a intensidade de todas as cores, incluindo aquelas que já estão com cores muito intensas.

Ao ativar Monocromático, você obtém um novo conjunto de três controles deslizantes, Peso do vermelho, Peso do verde e Peso do azul. Ajuste-os para influenciar quais cores têm um efeito mais forte na imagem de saída. Observe que você pode exagerar a influência de uma cor definindo seu valor acima de 1 e definindo as outras duas cores como negativo.