Skip to content

Parte 4 (Downgrade 2.1.0)

HenryLeonheart edited this page Aug 6, 2016 · 9 revisions

Se por alguma razão ficar preso no 2.1.0, leia todas as informações nesta página antes de tentar o quer que seja. Pode salvá-lo de bloquear a consola!

O OTP é uma região única da consola de onde aparentemente derivam chaves específicas da consola, apesar de não se saber como.

O OTP é necessário para usar o Arm9LoaderHax, que lhe permite, entre outras coisas, uma arranque completo 100% das vezes, velocidade de arranque da RedNAND quase tão rápida como uma sysNAND normal (ao utilizar algo como o Luma3DS) e um acesso ao Arm9 bastante antecipado. Também permite através do mesmo acesso ao Arm9, executar aplicações como o Decrypt9 para recuperar a consola de qualquer tipo de brick ou fazer modificações, Uncart para descarregar os conteúdos de cartuchos de jogos para um formato digital e até mesmo uma distribuição de Linux básica para a 3DS entre outras ferramentas!

Desde a versão 3.0 que o OTP é selado na fase inicial do arranque da sysNAND. Existe um exploit que funciona na versão 9.6 da New 3DS mas requer hardware extra. A solução que está a ser usada é fazer downgrade da RedNAND (para garantir que não há um downgrade parcial) para 2.1 e depois fazer flash da RedNAND na SysNAND para obter o OTP.

Se já tiver uma EmuNAND, pode seguir esta parte sem trocar para a RedNAND bastando seguir todos os passos relativos à RedNAND como se se referissem à sua EmuNAND.

Mais informações aqui e aqui.

O seu SecureInfo_A da RedNAND TEM ser da mesma região que o SecureInfo_A da sua SysNAND ou irá BLOQUEAR A CONSOLA Se alterou a região da sua RedNAND ou o ficheiro SecureInfo_A de alguma maneira, TEM de criar uma RedNAND NOVA ou irá BLOQUEAR

TEM de fazer o downgrade com o pack correto para a região da sua consola ou irá BRICKAR

Se está a usar a usar ReiNand,TEM de usar a versão mais recente (v4.1 ou acima) ou não conseguirá fazer downgrade do NATIVE_FIRM na EmuNAND/RedNAND e o PlaiSysUpdater irá falhar 100% das vezes.

Visão geral dos passos

Nesta seção, iremos fazer o downgrade para a versão 2.1.0 de forma a tirar partido de um lapso nessa versão com o fim de extrair o OTP único da consola. Este ficheiro OTP é necessário para instalar o arm9loaderhax e não pode ser partilhado com outras consolas.

Tal é efetuado ao fazer-se backups da RedNAND e da SysNAND e prepará-las para o downgrade. Preparamo-las para o downgrade ao colocar todos os ficheiros para várias aplicações necessárias (incluindo a injeção do FBI, que é um instalador de aplicações em formato CIA), seguido da formatação da RedNAND.

Vamos utilizar a RedNAND em vez da SysNAND para o procedimento de downgrade porque, se algo for instalado de forma imprópria, ou correr mal, assim fica apenas com uma RedNAND quebrada (que pode ser facilmente restaurada através da SysNAND) em vez de ficar com uma SysNAND quebrada, que resultaria num brick (uma consola não funcional).

Antes de fazer o downgrade da RedNAND, primeiro vamos formatá-la duas vezes (após fazer um backup). A formatação em si é efetuada para evitar quaisquer conflitos com títulos do utilizador instalados e aumenta ainda mais a segurança do processo.

A razão pela qual formatamos duas vezes e não uma deve-se a determinar-se que a RedNAND e a SysNAND estão conetadas se ambas tiverem sido formatadas o mesmo número de vezes.

No caso da maior parte dos utilizadores, dado que se formatou a SysNAND na Parte 3, formatar a RedNAND fará com que a contagem de formatações para cada NAND suba para 1, o que irá reconetá-las e fará com que leiam as mesmas pastas do cartão SD. Nos nossos testes, as NAND ligadas exibiram comportamentos estranhos durante o processo downgrade para a versão 2.1.0 e, por causa disto, formatamos a RedNAND uma segunda vez para desconetá-las.

Assim que preparada, faz-se então o RedNAND para o firmware antigo da DS 2.1.0. Utilizamos então a OTPHelper, uma ferramenta mais uma vez criada por d0k3, para fazer o resto da preparação 2.1.0 ao correr o seu One Click Setup.

Esta preparação primeiro verifica se a consola é uma New 3DS e se encontrar uma, aplicará alguns passos para desbloqueá-la (trocar o cabeçalho de uma NAND e arranjar alguns tipos de encriptação) para permitir à New 3DS correr um firmware exclusivo à Old 3DS (dado que a New 3DS foi lançada com o firmware 8.1.0).

Após esta verificação da New 3DS, depois (em todas as consolas) verifica as hashes das aplicações da RedNAND para garantir que o downgrade para a versão 2.1.0 foi completo com sucesso antes de copiarmos a nossa RedNAND para a SysNAND. Finalmente, realiza algumas verificações finais para garantir que tudo foi completado com sucesso, antes de permitir que reinicie.

O que é necessário

  • Uma RedNAND funcional e um CFW (que deve ter obtido na parte 3)
  • Versão mais recente do Decrypt9WIP
  • Versão mais recente do PlaiSysUpdater
  • Versão mais recente do TinyFormat
  • Versão mais recente do OTPHelper
  • Versão mais recente do FBI
  • Versão mais recente do Universal Inject Generator
  • Os ficheiros zipados da versão 2.1.0 para a sua consola e região para a sua consola e região:

Instruções

Secção I - Trabalho Preparatório
  1. Apague a pasta PlaiSysUpdater da pasta 3ds no seu cartão SD
  2. Copie ambas as pastas OTPHelper e Decrypt9WIP dos ficheiros zip respetivos e coloque na pasta /3ds/ do cartão SD
  3. Copie o PlaiSysUpdater.cia do zip do PlaiSysUpdater, TinyFormat.cia do zip do TinyFormat, e ambos o ficheiros bin arm11.bin e arm9.bin do zip do OTPHelper para a raíz do cartão SD
  4. Apague a pasta Decrypt9 da raíz do cartão SD se tiver uma
  5. Reinsira o cartão SD na 3DS, pressione Start e inicie a 3DS na RedNAND usando qualquer CFW (se seguiu a parte 3 deste guia, pode fazer isso através da Luma3DS no Homebrew Launcher)
  6. CERTIFIQUE-SE QUE SE ENCONTRA NA RedNAND (SE SEGUIU A PARTE 3, VERIFIQUE QUE VÊ UM "EMU" EM FRENTE DA VERSÃO DO FIRMWARE DA CONSOLA)
  7. Atualize a sua RedNAND para a versão mais recente usando as definições do sistema se já não estiver atualizado (NÃO ENTRE NA GESTÃO DE DADOS OU SAIA DAS DEFINIÇÕES DO SISTEMA PORQUE SE NÃO, IRÁ REINICIAR PARA A SYSNAND)
  8. Reinicie para a SysNAND
  9. Tenha a certeza que a Wi-Fi está ligada (que não tenha sido desligada nas definições do menu principal da SysNAND), pode voltar a ligar retirando a bateria que faz com que faça reset para que esteja ligado

Secção II - Injetar o FBI

  1. Abra o Homebrew Launcher na SysNAND através do ponto de entrada da sua escolha
  2. Abra o Decrypt9 (Poderá ter de repetir várias vezes), vá à opção "EmuNAND Options" e depois "Miscellaneous..." e selecione a opção "Health & Safety Dump" para extrair a aplicação Saúde & Segurança chamada hs.app (Pode usar o botão para Cima / Baixo e Esquerda / Direita para mudar o nome)
  3. Pressione Select para ejetar o cartão SD e colocá-lo no computador
  4. Extraia o Universal Inject Generator e copie o ficheiro hs.app do cartão SD e o FBI.cia do zip do FBI para a pasta input
  5. Faça duplo clique no ficheiro go.bat (ou execute o ficheiro go.sh com o Terminal no Linux, ou faça duplo cliqueno ficheiro Mac_inject_launcher.app no Mac)
  6. Copie o ficheiro FBI_inject_with_banner.app para a raíz do cartão SD e reinsira o cartão na 3DS
  7. Pressione B no Decrypt9, vá a "Miscellaneous... (EmuNAND)" e selecione "Health & Safety Inject"
  8. Pressione para baixo e selecione FBI_inject_with_banner.app, depois pressione A para injetar
  9. Vá ao menu principal e pressione Start para reiniciar
Secção III - Backups da NAND
  1. Agora é uma boa altura para usar um gestor de saves para fazer backup de quaisquer saves importantes (no caso de algo acontecer de errado inesperadamente)
  2. Entre no Homebrew Launcher na sysNAND através do ponto de entrada da sua escolha
  3. Abra o OTPHelper
  4. Vá a "NAND Backup & Restore"
  5. Faça backup da EmuNAND para o ficheiro emuNAND_original.bin (Pode usar o botão para Cima / Baixo e Esquerda / Direita para mudar o nome)
  6. Faça backup da SysNAND para o ficheiro sysNAND_original.bin
  7. Pressione Select no menu principal para ejetar o cartão SD
  8. Coloque o cartão SD no computador, copie sysNAND_original.bin, emuNAND_original.bin, sysNAND_original.sha e emuNAND_original.sha para um local seguro no seu computador, vai precisar dos ficheiros mais tarde (Os seus backups devem ter um tamanho idêntico aos desta página; se não tiver o mesmo tamanho, deve apagá-los e fazer novos backups!)
  9. Apague emuNAND_original.bin do seu cartão SD
  10. Se tiver um cartão SD pequeno e estiver com falta de espaço apague sysNAND_original.bin também.
Secção IV - Preparar a RedNAND
  1. Reinsira o cartão SD na 3DS, pressione Start e o botão direito ao mesmo tempo para reiniciar, inicie a 3DS e vá para a RedNAND usando qualquer CFW (se seguiu a parte 3 deste guia, deve fazer isso iniciando o Luma3DS a partir do Homebrew Launcher)
  2. Inicie a aplicação Informações sobre Saúde e Segurança (que agora é o FBI) na RedNAND
  3. Navegue até TinyFormat.cia e pressione A para instalar
  4. Pressione o botão Home para sair do FBI e depois abra o TinyFormat usando o ícone do menu principal
  5. Pressione Y para formatar a RedNAND
  6. Reinicie e volte à RedNAND e complete a configuração do sistema inicial sem vincular um Nintendo Network ID
  • Seja paciente, o arranque depois desta formatação tem sido reportado em como pode demorar 2 minutos para alguns utilizadores!
  1. Repita os passos 1 até 6, isto não é opcional (por outras palavras, tem de formatar a RedNAND duas vezes com o TinyFormat - se não o fizer, a sua consola pode brickar quando fizer o downgrade)
  2. Remova qualquer modificação feitas à TWL ou o PlaiSysUpdater poderá dar erro (Se não faz a mínima ideia do qeu isto é, não se preocupe, a maior parte dos utilizadores não precisma de fazer isto)
    • Para fazer isto, use o 3DNUS para fazer download do ficheiro stock d TWL_FIRM como um ficheiro CIA instale-o
    • Title ID do TWL_FIRM da New 3DS: 0004013820000102
    • Title ID do TWL_FIRM da Old 3DS / 2DS: 0004013800000102
  3. Inicie a aplicação de Saúde e Segurança (que agora é o FBI)
  4. Navegue até PlaiSysUpdater.cia e pressione A para instalar
Secção V - Fazer o Downgrade
  1. Reinicie a consola para a SysNAND e vá ao Homebrew Launcher através do ponto de entrada da sua escolha
  2. Abra o OTPHelper e vá at "NAND Backup and Restore", selecione a opção "EmuNAND Backup"
  3. Faça backup da sua RedNAND para o ficheiro emuNAND_formatted.bin
  4. Pressione Select no menu principal para ejetar o cartão SD
  5. Coloque o cartão SD no seu computador e copie emuNAND_formatted.bin para um local seguro no seu computador
  6. Apague qualquer pasta updates do cartão SD se existir alguma
  7. Copie a pasta updates do ficheiro zipado do firmware 2.1.0 para a raíz do cartão SD
  8. Reinsira o cartão SD na 3DS, pressione Start e o botão direito ao mesmo tempo para reiniciar e inicie a RedNAND usando um CFW qualquer
  9. Abra o PlaiSysUpdater na RedNAND
  10. Pressione X para fazer downgrade da RedNAND para 2.1.0
  • Se se deparar com um erro no downgrade relacionado com NFIRM, certifique-se de que leu toda a informação em "Visão geral dos passos" e efetuado todas as instruções relevantes.
  1. Se se deparar com um erro durante algum ponto do downgrade, restaura o backup da RedNAND emuNAND_formatted.bin usando o OTPHelper através do Homebrew Menu na SysNAND. Depois disso, pode tentar novamente fazer o downgrade na RedNAND, restaurando a partir do backup sempre que algo falhar até funcionar corretamente. Este processo de downgrade pode levar várias tentativas até funcionar em algumas situações, continue a tentar até funcionar
  2. A RedNAND irá ficar brickada pelo downgrade na New 3DS (não na Old 3DS), mas também não vai poder entrar nela de qualquer das maneiras pois nenhum CFW permite iniciar a RedNAND na versão 2.1.0 (um ecrã preto irá aparecer quando iniciar um CFW, o que é normal)
  3. Reinicie para a SysNAND e va ao Homebrew Launcher através do ponto de entrada da sua escolha
  4. Abra o OTPHelper
  5. Selecione a opção "One Click Setup" e confirme. Isto pode demorar algum tempo. (Se isto falhar ou der um erro, NÃO continue ou poderá BRICKAR; deve seguir este guia de resolução de problemas)
  6. Faça figas!
  7. Reinicie
  8. Se tiver um ecrã preto, ligue a 3DS sem o cartão SD e reinsira quando vir o menu principal. Se isto falhar, siga este guia de resolução de problemas

(Na 2DS na versão 2.1.0, o ecrã estar esticado é normal)

Têm havido relatos de bloqueios causados por se deixar uma New 3DS na versão 2.1.0 no modo de descanso durante largos períodos de tempo. Devido a isto, deve evitar deixar o dispositivo em modo de descanso e completar a Parte V sem qualquer demora (tal aplica-se estritamente a dispositivos deixados no modo de descanso durante largos períodos de tempo, não a dispositivos em utilização).