Skip to content

NaveProjetoI/Projeto-Aplicado-I

Folders and files

NameName
Last commit message
Last commit date

Latest commit

 

History

33 Commits
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Repository files navigation

PROJETO APLICADO 1


Participantes

Amanda Schwantes Maia

Elaine Thamires Pereira

Giovana Vieira da Silva

Iago Fonseca Marinho Pereira

Murilo Guimarães


Introdução

O Projeto Aplicado I consiste num estudo prático com dados reais que serão localizados por meio de informações públicas ou privadas de uma ou mais organizações, onde serão realizadas as demandas e probabilidades analíticas dentro dessa empresa. Isso em razão de contemplar um determinado contexto imposto pelo grupo. Ao final da pesquisa, espera-se alcançar dois resultados: a análise exploratória de dados, que é utilizada para analisar e averiguar conjuntos de dados, e uma proposta analítica a ser aplicada a esses dados selecionados.

Do conjunto de dados nomeado como “Suicide Rates Overview (1985 to 2021)”, em português ‘’Visão Geral das Taxas de Suicídio (1985 a 2021)’’, escolhido pelo grupo compila informações cruzadas, dentre estas, um dataset elaborado através de pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS ou WHO - sigla em inglês para World Health Organization), órgão responsável pela gestão de saúde internacional, outro feito pelo Grupo Banco Mundial (The World Bank), instituição financeira internacional, e por fim, um realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento baseado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em inglês Human Development Insights (HDI). Assim sendo, a coleção de dados a ser desenvolvida é de caráter público e detém informações entre os anos de 1985 a 2021.

Posto isto, o trabalho acadêmico confeccionado pelos alunos do segundo semestre do curso de Ciência de Dados da Universidade Presbiteriana Mackenzie tem como propósito investigar e analisar os indicadores associados ao crescimento ou declínio das taxas de suicídio em diferentes localidades de esfera global. Ademais, o grupo busca compreender as causas e fatores de risco que contribuem para esse fenômeno através das pesquisas que aplicarão a exploração de dados.

A temática definida pelos alunos trata-se de uma iniciativa de enorme importância social e de grande relevância acadêmica, já que o suicídio é uma questão complexa e multifatorial, que envolve não apenas aspectos individuais, mas também sociais e culturais. Em suma, portanto, após as investigações será possível concluir dados relevantes que possam ser empregados para a prevenção e redução do comportamento suicida em escala global, algo que pode ser vantajoso nas áreas da saúde mental, saúde pública e políticas sociais, bem como auxiliar no planejamento e estratégias hábeis de políticas públicas e intervenções preventivas.


Dos Objetivos Deste Projeto

Devido ao ambiente acadêmico ser bastante fértil para o desenvolvimento de ideias voltadas ao bem comum e favorecimento social, o objeto de pesquisa foi consentido através da busca desse propósito. Assim, a escolha do tema foi uma das grandes dores sociais contemporâneas, o suicídio. Problema que, gerador de catástrofes familiares, econômicas, culturais e sociais, necessita de estudos aprofundados e ações para a prevenção de novos casos.

Os objetivos que o projeto de análise exploratória se propõe em perfazer, são:

  • Distinguir fatores de riscos associados aos suicídios, constatando padrões e possíveis presenças de grupos de alto risco, se baseando na idade, gênero, cultura, entre outros;
  • Encontrar correlações entre a taxa de suicídio e outros atributos socioeconômicos, como por exemplo, o PIB per capita e IDH;
  • Identificar tendências de suicídio ao longo dos anos, compreendendo se as taxas estão diminuindo, aumentando ou permanecendo constantes em determinado país ou contexto histórico;
  • Realizar análises comparativas entre dois ou mais países para encontrar diferenças relevantes;
  • Descobrir prováveis mediações preventivas para auxiliar na redução das taxas de suicídio de determinado país ou região.

A definição do problema, o entendimento e preparação dos dados, são etapas primordiais no processo de revelação de insights. Portanto, as técnicas e métodos empregados visam apurar os dados e informações na busca de extrair o conhecimento necessário para alcançar os objetivos acima citados.


Do Conjunto de Dados

O dataset escolhido pelo grupo apresenta dados colecionados de outros quatro conjuntos de dados, sendo idealizado para verificar os indícios associados ao crescimento das taxas de suicídio entre diversas localidades e de âmbito global.

Como dito anteriormente, os outros quatro conjuntos utilizados como referência são das instituições Human Development Insights (HDI), The World Bank e dois da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, o autor do compilado versa que esta análise pode auxiliar no monitoramento e definir estratégias assertivas para a prevenção desses atos que atormentam nações.

Em relação ao arquivo pode-se dizer que contém 12 colunas e 27.820 mil linhas. Quanto aos dados das colunas são intitulados como Country (país), Year (ano), Sex (sexo), Age (Idade), Suicides Number (número de suicídios), Population (população), Suicides/100k pop (suicídios/100 mil habitantes), Country-year (País – Ano), HDI for year (IDH do ano), GDP for year (PIB do ano), GDP per capita (PIB per capita) e Generation (geração).

Em síntese, o dataset selecionado mostra as características necessárias para o desenvolvimento do Projeto Aplicado I e, ainda, por abordar um tema social importante que raramente discute-se no ambiente de trabalho, o grupo considerou fundamental tratar esse tema no ambiente acadêmico a fim de conscientizar e promover a discussão sobre essa questão relevante.

About

No description, website, or topics provided.

Resources

License

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

No packages published