Skip to content

Observações Gerais

Mateus de Assis Silva edited this page Apr 23, 2020 · 2 revisions

Introdução:

A página atual tem por objetivo explicar conceitos gerais, os quais não se resumem a apenas um arquivo. Tais conceitos podem influenciar o funcionamento de várias partes do código, daí sua importância.

HSV

O espaço de cores HSV é utilizado pois a informação de cor fica contida em um escalar, ao invés de um vetor. Uma dica de como funciona pode ser visto abaixo:

HSV_cone

Descontinuidade no sistema HSV

Como visto logo acima, o sistema HSV separa as cores em tom (hue , ou seja, se é vermelho, roxo, laranja, etc.); saturação (saturation , se a cor é mais esbranquiçada ou mais forte) e valor (value, se a cor é mais escura ou não). Vamos focar no tom, pois é com ele que vamos trabalhar. Para a interpretação do MATLAB, ele varia de 0 a 1, percorrendo o círculo de cores. Tais extremidades (0 e 1) representam o vermelho, e chamamos esse ponto de descontinuidade. Ou seja, um local em que a mesma cor possui valores distintos.

Vamos supor que estamos iterando na região em que acredita-se que existe um peixe (isto é, num determinado blob), e que sua cor está próxima da cor vermelha. Por simplicidade, suponha que existam apenas 2 pixels. Ora, se o tom do primeiro for 0.1 e o tom do segundo for de 0.99 (note que ambos vermelhos, pela forma de representação do MATLAB), a sua média será de 0.545. Para o sistema isso é uma cor próxima do verde! Assim, é necessário uma forma de "driblar" esse problema. Para tanto, move-se a descontinuidade.

explicar como funciona o movimento da descontinuidade

Por que limitar o Value ?

Note que o valor numérico de Value (o qual varia de 0 a 1) indica o quanto a cor fica acinzentada. A variação de Value mostra se um azul é claro ou escuro, por exemplo.

Assim sendo, se o Value for muito próximo de 0, os tons se tornam indistintos. Isso pode ser observado na figura acima. Logo, torna se importante explicitar-se um limite mínimo de value de forma que os tons sejam diferenciáveis.