Skip to content

Plano de Gerenciamento de Projeto

MatheusRich edited this page Jan 30, 2018 · 1 revision

Histórico de Revisões

Data Versão Descrição Autor
15/09/2017 0.1 Criação da estrutura do documento Matheus Richard
15/09/2017 0.2 Editando tópicos Matheus Richard
15/09/2017 0.3 Editando links Matheus Richard
27/09/2017 0.4 Editando links Lucas Martins
27/09/2017 1.0 Revisando Documento Lucas Martins

Sumário

  1. Introdução

  2. Definições

  3. Resumo do escopo do projeto

  4. Ciclo de Vida do Projeto

  5. Adequação do Modelo Proposto pelo PMBOK

  6. Comunicação entre as Partes Interessadas

  7. Linha de Base do Escopo

  8. Linha de Base do Cronograma

  9. Linha de Base de Custo

  10. Planos de Gerenciamento

  11. Referências Bibliográficas

1. Introdução

1.1. Visão Geral do Documento

Este documento tem como objetivo apresentar o Plano de Gerenciamento do Projeto Falko. Nele são definidos o ciclo de vida do projeto, responsabilidades e organização da equipe. Também são referenciados os planos de diversas áreas de projetos, baseados no PMBOK, a serem utilizados a fim de gerenciar, monitorar e controlar a execução projeto.

1.2. Finalidade do Documento

Para que um projeto de software seja bem sucedido, é necessário que haja uma organização prévia das atividades a serem desenvolvidas. É recomendável também a análise do escopo do software, dos riscos envolvidos, dos recursos necessários, dos indicadores a serem acompanhados, etc. Esse documento em conjunto com os planos específicos serão utilizados pela equipe de gerenciamento do projeto como guia para a execução, controle, monitoramento e finalização do processo e das atividades.

2. Definições

  • PMBOK - Project Management Body of Knowledge
  • RUP - Rational Unified Process
  • EAP - Estrutura analítica do projeto

3. Resumo do escopo do projeto

A plataforma Falko foi idealizada com o foco em satisfazer a necessidade dos gestores de projetos ágeis de realizar o acompanhamento da produtividade das equipes e projetos gerenciados de maneira mais simplificada. A aplicação tem como objetivo apresentar as métricas estabelecidas, por meio dos dados coletados no GitHub, como informações relevantes e relatórios compactos. Assim, ela irá centralizar toda a informação necessária para a análise das equipes de desenvolvimento.

4. Ciclo de Vida do Projeto

O Ciclo de Vida definido para esse projeto é bastante específico, e provavelmente não será utilizado em outras situações. Isto deve-se ao fato de que o projeto situa-se dentro de duas disciplinas, uma focada no desenvolvimento do software e outra voltada a gerenciamento. Somado a isso, a metodologia de desenvolvimento será alterada no meio do projeto.

Em ambas as etapas do projeto, serão utilizados ciclos de vida Iterativos e Incrementais. Porém, na primeira etapa do projeto, será utilizado um ciclo de vida que combina as fases do Processo Unificado (RUP) e de fases relacionadas ao gerenciamento do projeto baseado no PMBOK.

Conforme dito anteriormente, será utilizado RUP apenas na primeira parte de projeto, de tal forma que apenas duas das suas fases serão utilizadas nesse projeto. Serão realizadas três iterações, a primeira sendo a Iniciação, a segunda e terceira de elaboração.

O objetivo da primeira fase será entender o domínio para o qual o software será projetado, estabelecer uma visão comum entre os stakeholders sobre o produto que será desenvolvido, elicitar e iniciar a modelagem e análise dos requisitos. A fase de elaboração tem como finalidade definir a arquitetura do software a ser desenvolvido. Já na fase construção, o foco é na implementação da solução, ou seja, no código.

De acordo com o PMBOK é possível organizar a estrutura de um projeto com as fases de Iniciação, Organização e Preparação, Execução do trabalho e Encerramento do projeto. É interessante também lembrar que o monitoramento e controle do projeto também é fundamental ao longo do projeto. Dessa forma, é possível que as três fases do ciclo de vida associado a primeira parte do projeto esteja associado as três primeiras fases do RUP e das três fases relacionadas ao PMBOK citadas acima. Somado a isso, o processo de monitoramento e controle acontece ao longo de todo o projeto.

Já na segunda parte do projeto, o ciclo de vida será constituído por iterações menores e seguirá os princípios da metodologia ágil.

5. Adequação do Modelo Proposto pelo PMBOK

O PMBOK será utilizado ao longo do projeto a fim de melhorar o Índice de Produtividade do projeto. Para isso, o foco da equipe de gerência será em minimizar os riscos e custo e tempo do projeto enquanto foca em maximizar a qualidade. Para isso, é fundamental que haja planejamento, monitoramento e controle do projeto, e nisso o PMBOK pode auxiliar-nos. Dessa forma é interessante o utilizarmos em nosso projeto. Dessa forma, os seguintes processos serão utilizados em nosso projeto:

Para melhor visualização, o arquivo pode ser acessado aqui

6. Comunicação entre as Partes Interessadas

Toda a informação referente à comunicação entre as partes interessadas pode ser encontrada no Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas.

7. Linha de Base do Escopo

A fim de alcançar o sucesso do projeto, foram definidos claramente os produtos que serão entregues. O escopo de trabalho pode ser encontrado no Plano de Gerenciamento de Escopo e para uma melhor visualização do projeto e das entregas pelas partes interessadas, foi criada a Estrutura Analítica do Projeto que organiza e define o escopo total do projeto.

8. Linha de Base do Cronograma

Com a necessidade de organizar o desenvolvimento e controle do projeto de uma forma linear e cronológica a fim de facilitar o acompanhamento do andamento do projeto e evitar que haja atraso nas entregas, será utilizado um cronograma. Este documento será criado, avaliado, monitorado e adaptado, caso necessário, pela equipe de gerencia do projeto. O documento leva em conta o ciclo de vida do projeto, considerando a metodologia e processo de desenvolvimento a serem utilizados. Ele apoiará no controle de atividades a serem elaboradas ao longo do projeto. Uma explicação com um maior grau de detalhamento sobre esse tópico pode ser encontrada no Plano de Gerenciamento do Tempo.

9. Linha de Base de Custo

A linha de base de custos é uma versão aprovada do orçamento do projeto, dividida em fases, relacionando-se ao orçamento total do projeto em função do tempo e de entregas intermediárias. A linha de base de custo pode ser encontrada em detalhes no Plano de Gerenciamento de Custos e será utilizada como base para a comparação com os resultados reais.

10. Planos de Gerenciamento

11. Referências Bibliográficas

  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) – Fifth Edition. Pennsylvania: Project Management Institute, 2013.

Falko

Cronograma Versão 3


Acesso à aplicação


Equipe

Release 02

Sprint 1

Sprint 2

Sprint 3

Sprint 4

Sprint 5

Sprint 6

Sprint 7

Sprint 8

Sprint 9

Release 01

Gerenciamento do Projeto

Artefatos de Desenvolvimento

Encerramento

Clone this wiki locally