O BRCache server é um sistema de cache de propósito geral com suporte transacional. A distribuição dos binárias estão disponíveis no repositório SourceForge. (http://sourceforge.net/projects/brcache). A pronta disponibilidade do código fonte permite-lhe depurar o servidor, aprender seu funcionamento interno e criar versões personalizadas para seu uso pessoal ou empresarial. O mais recente lançamento do BRCache está disponível na página de arquivos do BRCache no SourceForge, http://sourceforge.net/projects/brcache. Você também vai encontrar versões anteriores, bem como beta e candidatos a futuras versões.
Em experimento realizado, o BRCache demonstrou ser mais rápido que o Memcached. O experimento está disponível no repositório de arquivos do SourceForge (https://sourceforge.net/projects/brcache/files/).
No experimento somente foi considerado o armazenamento em memória. A instância de cada servidor foi configurada para consumir no máximo 8GB. Os métodos testados foram o de escrita e leitura. Nenhum cliente foi utilizado. Foram criados métodos que geram as solicitações e processam as respostas. O experimento foi dividido em duas etapas. A primeira etapa escreve os dados no cache. Cada registro tem um tamanho fixo de 1k. São utilizados grupos de 50 até 300 clientes, com 50 de frequência. Cada cliente faz 50 registros únicos. Cada agrupamento de clientes é executado três vezes e o resultado com menor tempo médio de resposta é considerado. A segunda etapa lê os dados do cache. Cada leitura tem um tamanho fixo de 1k, gerado na primeira etapa. São utilizados grupos de 50 até 300 clientes, com 50 de frequência. Cada cliente lê 50 registros únicos. Cada agrupamento de clientes é executado três vezes e o resultado com menor tempo médio de resposta é considerado.
O cliente e o servidor foram executados na mesma máquina com a seguinte configuração:
- processador Intel(R) Core(TM) i3-2100 (3.10GHz 64bits)
- 16GB de memória.
O experimento foi feito com a versão 1.4.5 64bit do Memcached e a versão 1.0 beta 4 do BRCache sobre Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 20.45-b01, mixed mode).
Para o experimento, o servidor Memcached foi iniciado usando os parâmetros de linha de comando m igual a 8000 e t igual a 8.
memcached -m 8000 -t 8
O servidor BRCache foi iniciado usando os parâmetros de linha de comando server e XX:ParallelGCThreads igual a 8.
java -server -XX:ParallelGCThreads=8 -jar brcache-server-1.0-b4.jar
O Memcached não necessitou de configurações adicionais e o BRCache foi configurado como se segue abaixo:
port=9090
max_connections=1024
swapper_thread=2
memory_access_type=unsafe
timeout_connection=1024
reuse_address=false
data_path=/mnt/brcache
nodes_buffer_size=1024m
nodes_page_size=1k
nodes_swap_factor=0.1
index_buffer_size=512m
index_page_size=1k
index_swap_factor=0.1
data_buffer_size=4000m
data_page_size=8k
data_block_size=1k
data_swap_factor=0.1
write_buffer_size=16k
read_buffer_size=16k
max_size_entry=128m
max_size_key=64
transaction_support=false `
A quantidade de operações por segundo foi obtida com a fórmula: ops = (1000000000*i)/t, onde:
t: tempo total, em nano segundos, que o agrupamento de clientes demora para executar todas as operações. i: quantidade total de operações executadas pelo agrupamento de clientes. 1000000000: constante que representa um segundo em nano segundos.
O método de escrita do BRCache demonstrou ser mais rápido que o Memcached ao passo que a quantidade de clientes aumentava. Demonstrada pela curva ascendente do gráfico abaixo.
O método de leitura do BRCache é tão rápido quanto o do Memcached. Demonstrado pelo entrelaçamento das linhas do gráfico abaixo. Foram feitos testes usando milissegundo como unidade de tempo. Nesse caso, os resultados demonstraram que o BRCache foi mais rápido em ambos os métodos. Isso sugere que a diferença de performance, no caso do método de leitura, está na base de nano segundos.
Foram feitos inúmeros testes e a performance de ambos os servidores variaram para mais ou menos de 70.000 operações por segundo. Chegando a passar de 200.000 mil operações por segundo. Fazendo uma análise preliminar, essa variação se deve a sensibilidade do experimento e ao modo como os dados trafegam, mesmo o cliente e o servidor estando em uma mesma máquina, Por exemplo, o laço da linha 67, do método de leitura, em ambos clientes variavelmente foi executado mais de uma vez.
Mesmo se tratando de uma versão beta, o BRCache demonstrou ser tão ou mais rápido que a última versão estável do Memcached. Outros experimentos ainda serão feitos.