-
Notifications
You must be signed in to change notification settings - Fork 1
New issue
Have a question about this project? Sign up for a free GitHub account to open an issue and contact its maintainers and the community.
By clicking “Sign up for GitHub”, you agree to our terms of service and privacy statement. We’ll occasionally send you account related emails.
Already on GitHub? Sign in to your account
distinção entre sentença e fragmento #33
Comments
@dominickmaia, neste commit, corrigi o arquivo |
Obrigada, professor @leoalenc. A partir de agora, as sentenças e os fragmentos de sentença que compõem o corpus estão representados com base na diferenciação feita por Navarro (2016): As sentenças são iniciadas com letra maiúscula e terminadas com sinal de pontuação (ver linha 31); e os fragmentos são iniciados com letra minúscula e não possuem sinal de pontuação final (ver linha 34). Vale chamar a atenção para o fato de que, como mostram as linhas mencionadas, a mesma forma pode aparecer segundo os critérios de sentença ou de fragmento de sentença. Isso ocorre porque, em conformidade com a tradição gramatical, Navarro (2016, p. 12) distingue dois tipos de relação entre o adjetivo e o substantivo em nheengatu: relação predicativa e relação qualificativa. Em nheengatu, porém, as duas relações (predicativa e qualificativa) podem ser escritas da mesma forma, haja vista a ausência do verbo ser na língua geral amazônica. |
Os fragmentos de sentença deste arquivo foram editados, em 22/05/2022, conforme a distinção descrita na issue #33 (distinção entre sentença e fragmento).
Os fragmentos de sentença deste arquivo foram editados, em 22/05/2022, conforme a distinção descrita na issue #33 (distinção entre sentença e fragmento).
@dominickmaia, constatei que, no título do texto da lição 2, há um ponto final que não consta no original. Corrigi. Você pode revisar isso nos outros textos? Títulos de textos normalmente não terminam em ponto final. |
@dominickmaia, precisamos distinguir, nos exemplos, entre entre sentenças ou enunciados completos, por um lado, e fragmentos de sentença, por outro. Veja, por exemplo, em
e-yrl-01.txt
:Os dois primeiros exemplos são enunciados completos. Terminam, portanto, num sinal de pontuação indicativo disso, no caso, ponto final. Os dois últimos, porém, são fragmentos, no caso, sintagmas nominais. Desse modo, deveríamos reformulá-los deste modo:
Pode fazer essas alterações nos exemplos análogos dos arquivos de exemplos?
The text was updated successfully, but these errors were encountered: