Skip to content

elionayhaddad/web_project_around_express

Repository files navigation

Projeto 5:  EUA Afora

Visão geral

Descrição Tecnologias e Técnicas Página no GitHub

Descrição

O projeto EUA Afora visa mostrar o mundo existente além das fronteiras do local onde se vive, apresentando diversos lugares em países diferentes com suas paisagens distintas e peculiares. No momento, a nova etapa do projeto consiste na criação de um servidor criado pelo próprio desenvolvedor, para que através deste sejam feitas as chamadas API.

Tecnologias e Técnicas

Express

Nosso framework amado, usado para a criação do servidor. Através dele é possível: inicia o servidor em localhost:3000 com a recarga automática habilitada, através do comando "npm run dev"; realizar o roteamento para as rotas que retornam os usuários e cartões previamente criados - no momento, as solicitações implementadas foram com o método GET; obter endereços para os arquivos de dados com o módulo "path"; ler os arquivos atráves dos métodos do módulo "fs"; incluir módulos com o "require" e middlewares.

Criação do servidor express

Um middleware que mostra no console o método e a rota da solicitação Aqui você vê um middleware usado que mostra no console o método e a rota da solicitação.

Linter

Os linters são usados para encontrar erros e manter a consistência do código. Por ser pré-configurado, ele permite a configuração das regras, e para esta etapa, foi adicionada uma exceção para o uso do underline.

Um arquivo linter

Postman

Usado para testar as solicitações do servidor.

Teste do servidor para a rota /users

MongoDB e Mongoose

Para criação de banco de dados, foram usados o software MongoDB, um software de banco de dados orientado a documentos livre, e a biblioteca de modelagem de dados de objeto JS: Mongoose. Este permite utilizar de métodos para criar, ler, atualizar e deletar documentos.

Estilo de código

Foi usado: camelCase para os nomes de funções e variáveis; substantivos somente como nomes de variáveis, que descrevem o que está armazenado neles; nomes descritivos para as funções, mostrando o que elas fazem.

Códigos de Status

200 - resposta padrão (OK); 404 - para usuários inexsistentes com o id solicitado e para endereços(urls) inexistentes; 500 - como erro padrão no servidor;

Páginas do GitHub

Acredito que depois de ter um breve resumo do que se trata o projeto, e das técnicas/tecnologias usadas para a sua construção, nada será mais esclarecedor que ver com os próprios olhos o resultado final do website. Porém, o nosso front-end especial estará disponível em breve... Aguarde!