Você precisa apenas ter o python instalado na sua máquina.
Não há necessidade de instalação de bibliotecas adicionais.
Pode rodar o jogo no terminal, pode executar também no Visual Studio Code ou outra IDE de sua preferência.
Para rodar no terminal, siga para o diretório onde está o arquivo .py
Use o comando:
python projeto1JogoMortalQueen.py
- Mostrar o texto explicando o cenário atual
- Fornecer opções de tomada de decisão
- Receber a escolha da pessoa usuária
- Se for um final de jogo, mostrar mensagem de fim de jogo (venceu, ganhou etc) e mostrar pelo menos uma única opção, que é a de jogar novamente
- Se não, voltar para o primeiro passo. Utilize o print para mostrar escolhas ou dados para a pessoa jogadora; Utilize o prompt de comando para pegar dados da pessoa jogadora;
- A história do jogo precisa ter:
- Um tema específico
- Enredo
- Título
- Locais diferentes (pelo menos 3)
- Personagens diferentes (pelo menos 3)
- Condições de vitória (pelo menos 2)
- Condições de derrota (pelo menos 4)
- Inajá
- Lis
- Demétrio
- Olavo
- Tema: Egito
- O jogador poderá escolher entre 3 personagens: Joanna, Luan ou Hannah.
- Joanna é curiosa, pratica escalada e não perde a oportunidade de desvendar um mistério.
- Luan é bom em raciocinar rápido, nada bem e corre como um guepardo.
- Hannah é observadora, muito corajosa e contorcionista em um circo famoso.
- Locais: Pirâmides de Gizé, Templo de Karnak, Salão sem Fim, Corredor das Múmias e Sala dos Rubis.
- Condições de vitória (mínimo 2): Se resolver o enigma no Corredor das Múmias ou se resolver a charada na Sala dos Rubis.
- Condições de derrota (mínimo 4): Se não acertar a charada 1 na pirâmide Quéops. Se não acertar a charada 2 na pirâmide Quéops. Se errar o enigma no Corredor das Múmias ou se errar a charada na Sala dos Rubis.
- Fluxograma do jogo:
A proposta para a construção deste programa foi desenvolver um programa simples e divertido, com recursos básicos do python aprendidos no primeiro módulo do VamoAI, a formação Analista de Dados, da Resília Educação em parceria com o Ifood. O enredo foi pensado para envolver suspense, aventura e raciocínio lógico, utilizando charadas e enigmas para determinar o avanço ou não da trama. O contexto também envolve duas maldições uma lançada sobre o Cairo por Hatshepsut e Cleópatra.
Hatshepsut é uma das mais poderosa e mais bem sucedidas mulheres de toda a história egípcia. O país prosperou sob o seu reinado, com expansão do comércio e campanhas militares. Também ficou famosa pelos grandiosos monumentos que mandou construir e por algumas adições ao Templo de Karnak. No contexto do jogo, Hatshepsut teria lançado uma maldição e qualquer homem que ousasse entrar nas dependências onde ficam seu sarcófago e seu tesouro.
Já Cleópatra, foi a pessoa mais rica do Mediterrâneo. E também articulada, carismática, fluente em nove línguas, versada em política, diplomacia e governo, estrategista militar. Dona de um grande senso de humor e de muito charme. Conquistava quem quisesse. No jogo, a maldição de Cleópatra era aprisionar para sempre a mente daquele que cedesse aos seus encantos e adentrasse aos seus aposentos. Já aos que tentassem roubar seu tesouro, deixou 12 ferozes múmias à espreita.
Na história, em viagem ao Egito, Kaleo, desaparece. A ideia é que o jogador escolha um, entre três personagens (Joanna, Luan ou Hannah) para investigar o sumiço de Kaleo e salvá-lo. O personagem escolhido conseguirá algumas pistas que apontarão para Hatshepsut e para Cleópatra. Duas poderosas e intrigantes Rainhas do Egito.
A aventura começa em uma das Pirâmides de Gizé, a Quéops. Através de charadas e enigmas o jogo segue pelo Salão das Pinturas e pelo Sarcófago de Hatshepsut, ambos dentro da Pirâmide. O Salão das Pinturas é um organismo vivo. As paredes estão cheias de pinturas de Reis, Rainhas, trabalhadores, artesãos e famílias inteiras com suas rotinas, crenças e paixões. Elas comandam o solo de areia movediça para proteger os tesouros escondidos na pirâmide. Na urna do sarcófago, a serpente de Hatshepsut comandará o ataque caso o jogador não acerte a charada.
Em seguida é a vez do Templo de Karnak, com o Salão sem Fim:
É possível ouvir gargalhadas e gritos, mas você está confuso e não consegue saber de onde vem cada som, nem há quanto tempo os escuta.
Dentro desta sala o tempo e o espaço estão distorcidos. A sala muda de tamanho e a contagem do tempo se altera constantemente. O destino daquele que não conseguir sair de lá é perder-se para sempre no fluxo do tempo. Aos que superarem os artifícios do salão é permitido escolher o próximo e último destino: O corredor das múmias ou A sala dos rubis.
Corredor das Múmias. Aqui as 12 múmias que protegem o tesouro da Faraó Cleópatra entrarão em ação. Será preciso decifrar o enigma para imobilizá-las.
Se Kaleo estiver sob o poder das 12 múmias e for salvo, o jogador vence!
Sala dos Rubis.
Aqui a Rainha descansa e também aprisiona os seus eternos apaixonados.
Se Kaleo estiver enredado nos artifícios de Cleópatra, dificilmente sairá!
Os códigos do jogo são simples e neste projeto foi permitido apenas a implementação dos conteúdos introdutórios, estudados no primeiro módulo da formação Analista de Dados, da Resília Educação.
Manipulação de strings, formatações básicas, funções built-in do Python e criação de funções dentro do programas foram permitidos, bem como condicionais e laços de repetição.
Segue abaixo um exemplo:
while jogadorEscolhido != 1 and jogadorEscolhido != 2 and jogadorEscolhido != 3:
print("Digite um número de 1 a 3. Tente novamente.\n")
jogadorEscolhido = int(input("Com quem você deseja jogar? Digite 1 / 2 / 3: \n"))
if jogadorEscolhido == 1:
print("Olá, Joanna! Prepare-se para começar a aventura!\n")
break
elif jogadorEscolhido == 2:
print("Olá, Luan! Prepare-se para começar a aventura!\n")
break
elif jogadorEscolhido == 3:
print("Olá Hannah! Prepare-se para começar a aventura!\n")
break