O projeto neutrino consiste em um agrupamento de conceitos sobre algo pouco explorado nas universidades brasileiras: o desenvolvimento de sistemas operacionais. Trata-se de um kernel multiprogramado, monothread, monolítico, preemptivo, com suporte a modo protegido e interface gráfica. Suportado pelas principais famílias de processadores da arquitetura x86, com ênfase nos processadores superiores à família 486 da Intel, o mesmo visa uma alternativa aos padrões de softwares existentes. Busca obter um maior poder de personalização e um ganho de desempenho em determinadas aplicações com o uso de técnicas avançadas de programação em assembly.
As abordagens utilizadas na construção do kernel possibilitam que programas possam executar serviços diretamente sem o intermédio do núcleo. Além disso,do ponto de vista de desenvolvimento, o núcleo oferece um conjunto abundante de códigos, técnicas de programação, organização etc.
O maior benefício trazido por esté projeto é o fato do mesmo ter sido projetado completamente em Assembly x86. Oferecendo assim, uma grande fonte de consulta de algoritmos escritos nessa linguagem, tais como: listas, filas, pilhas, drivers etc.
O kernel é distribuído sob a licença GPLv3. Desta forma, programadores poderão alterar e redistribuir de forma gratuita o núcleo, possibilitando a melhoria contínua desse software. As bibliotecas de integração e interfaces são distribuídas sob a licença Lesser GPLv3, permitindo que desenvolvedores proprietários possam fechar o código das suas aplicações caso, assim, decidam.
Antes de compilar é necessário instalar os seguintes programas:
- nasm
- gcc
- g++
- grub-mkrescue
- virtualbox
Para compilar o projeto, digite:
./compile.py
Documentação da nlib v0.03: nlib_v0.03.rar
Documentação do kernel neutrino v0.01: kernel_v0.01.pdf
LiveCD da versão 0.04 do nos: LIVE.ISO
Imagem de CD do nos v0.04: CD.ISO
Imagem de disquete do nos v0.04: FLOPPY.IMG
Emulador com o Neutrino OS v0.03 (windows/wine): Qemu.rar
link.: https://projetonos.wordpress.com/