Essa API faz parte de um teste técnico para desenvolvedores backend. Decidi buscar no Google exemplos reais de testes técnicos e apesar de não estar participando do processo seletivo, foi ideal para que eu pudesse colocar em prática o meu conhecimento e consolidar o entendimento das ferramentas.
Como descrito, eu poderia utilizar a linguagem e framework da minha escolha. Utilizei NodeJS, Express e para o banco de dados o MongoDB Atlas.
As rotas possuem verificações para caso falte preencher algum campo, se caso o e-mail cadastrado já existe no banco de dados etc. Veja abaixo um exemplo usando a ferramenta Insomnia 👇
Repare que ele retornou um status HTTP 422 com uma mensagem de e-mail já cadastrado. Dentro de controllers você pode encontrar todas as outras verificações que usei.
- Para listar todos os clientes use o método GET na rota padrão ("http://localhost:3000/")
- Para listar clientes específicos, use também o método GET, porém, com o endpoint ("http://localhost:3000/ email "). Decidi criar um campo para o e-mail na hora de cadastrar pois ficaria mais simples que buscar com ID.
- Para criar um cliente novo, use o método PUT na rota padrão ("http://localhost:3000/") e preencha todos os campos necessários.
- Para editar um cliente, use o método PATCH, especifique o seu ID na rota ("http://localhost:3000/ id ") e preencha o campo que precisa ser alterado
Para você conseguir executar o projeto na sua máquina e testá-lo, deverão estar instaladas as seguintes ferramentas:
- NodeJS para instalar dependências e rodar o localhost.
- Insomnia ou Postman para o uso das rotas e dos métodos HTTP
1 - Clone este repositório
$ git clone https://github.com/GabeOP/teste-dev-backend.git
2 - Instale as dependências que estão listadas no arquivo package.json
$ npm install
3 - Execute o servidor
$ node index.js
Repositório original: https://github.com/olisaude/teste-dev-backend