Em julho de 2019, o Inova foi chamado a contribuir com suas ferramentas para promover maior integração e sinergia entre órgãos internos do MPRJ que trabalham com dados e tecnologia da informação. O ano de 2019 viu o início de um novo ciclo de planejamento estratégico para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, com foco central nos valores de integração, dados e resultados.
A partir do uso de design de serviços, ciência de dados e com referência em técnicas avançadas de gestão, o Inova se lançou a uma primeira etapa na solução do desafio. Tal qual em uma figura geométrica, o vértice deve ser o ponto comum de encontro entre arestas. O vértice a que o nome se refere é o da sinergia entre os órgãos participantes.
O foco inicial foi diagnosticar a sobreposição de atribuições existentes. Em seguida, estimulando a integração interna e externa das equipes, o objetivo foi promover a solução das sobreposições e falta de integração por meio da identificação da vocação de cada órgão e sua complementaridade diante de um cenário de transformação digital.
Por meio de atividades de design conduzidas com cerca de 70 pessoas, o Inova fomentou em cada equipe envolvida a construção de uma visão para cada órgão. Em paralelo, diagnosticou a confluência e a divergência de visões dentro e entre equipes quanto às vocações e especializações para o desempenho de atribuições importantes a um MPRJ digital e de resultados.
Este repositório comunica os resultados desta primeira fase. Tanto os dados quantitativos como qualitativos foram processados e são expostos de forma fácil de compreender.