O objetivo do projeto foi demostrar um sistema para gerenciamento de hortas hidropônicas com ênfase na utilização de sensores e micro controladores para abstração e processamento de dados. Para coletar e abstrair as características do ambiente foi utilizado os sensores de temperatura, umidade, PH e TDS. A utilização do micro controlador Arduino UNO foi uma ferramenta importante para realizar a coleta e o processamento de dados. Com este aparelho foi possível programar na linguagem C++ e enviar dados para a tecnologia Python por meio da comunicação serial. A elaboração da lógica de programação consistiu no emprego das linguagens de programação C++ e Python, os dados adquiridos pelos sensores foram coletados pela linguagem C++ e envidados para a aplicação em Python que abstraiu as informações e gerou gráficos para o usuário identificar informações de seu interesse com facilidade.
Para montar o sistema hidropônico foi necessário a aquisição de estruturas metálicas, 6 torneiras d’água, 1 metro de mangueira, 3 metros de cano de material PVC de aproximadamente 100 milímetros, 6 metros de cano de material PVC de aproximadamente 20 milímetros, 6 tampas para cano de 100 milímetro, cola para cano e um reservatório de água de aproximadamente 38 litros. Inicialmente foi necessário soldar as estruturas metálicas a fim de formar uma base de sustentação resistente e posteriormente aplicar uma pintura para evitar a deterioração do material. Após essa etapa foi necessário dividir o cano de 3 metros em 3 pedaços e aplicar furos para acomodação das plantas, cada pedaço dos canos foi disposto verticalmente com um pequeno ângulo de curvatura para que a água consiga descer por gravidade. Os canos de 20 milímetros foram acomodados para formar uma base de sustentação para os canos maiores e foi adicionado uma torneira para cada tampa de cano de 100 7milímetros. As mangueiras foram adicionadas em cada torneira para fazer o fluxo d’água circular e para enviar a água para cima foi necessário a aquisição de uma bomba d’água 12V do limpador de para-brisa do automóvel FIAT UNO, para a alimentação da bomba d’água foi utilizado um transformador de corrente alternada para corrente contínua com entrada de 220V e saída 12V. O equipamento Arduino UNO junto com um relé eletromecânico serviram para ligar e desligar a bomba de acordo com o nível da água presente no reservatório.
Para realizar a captura e o processamento dos dados dos sensores computacionais é necessário a utilização de um micro controlador, que é capas de capturar as entradas de dados, realizar o processamento e gerar uma saída lógica. Inicialmente estava previsto a utilização do micro controlador ESP32, porém devido a sua ausência de portas analógicas foi necessário o uso do micro controlador Arduino UNO. Em relação ao projeto proposto a função do micro controlador é capturar os dados obtidos pelo sensor ultrassônico e realizar comparações para identificar se o nível da água está baixo ou não. Caso seja identificado que o nível da água está elevado o módulo relé eletromecânico é acionado para fazer a água circular. Além de realizar este processo o micro controlador é responsável em enviar as informações referente ao nível da água para a linguagem de programação Python criar gráficos ao usuário do sistema.
Para que ocorra a comunicação do Arduino com o sensor ultrassônico é necessário de uma tensão de corrente continua com voltagem de 5 volts e 1 porta analógica e outra digital. O esquema visual representado pela figura 04 demostra uma possível conexão entre o Arduino e o sensor.
Para realizar a construção do sistema foi necessário a utilização da biblioteca serial nas linguagens de programação Python e C++. Esta biblioteca é responsável em enviar e receber informações por meio do protocolo serial. Nestas condições a lógica do módulo Arduino envia os dados para aplicação Python que está sendo interpretada em um computador pessoal com o sistema operacional Ubuntu versão 19. Para o Arduino reconhecer o módulo ultrassônico foi necessário importar a biblioteca referente ao módulo mencionado e realizar as conexões entre os pinos do sensor e o micro controlador. Para criação de gráficos com a linguagem de programação Python foi necessário a utilização da biblioteca matplotlib.pyplot. Seu uso é bem dinâmico e amigável, permitindo gerar gráficos simples apenas passando como parâmetro as coordenadas (x,y) do plano cartesiano. No caso dessa pesquisa a coordenada referente ao eixo X indica o tempo decorrido, como os dados são enviados do Arduino para o Python a cada 2 segundos cada linha do gráfico representa esse tempo. E a coordenada do eixo Y representa o nível da água do reservatório, sendo medida em centímetros. Inicialmente houve problemas no envio e recebimento de dados via comunicação serial, então através de testes percebeu-se que era necessário executar o código em Python com o privilégio de super usuário no sistema operacional.
Através dessa pesquisa é possível concluir que a utilização de sistemas para análise de dados traz uma vantagem competitiva, visto que há a possibilidade em observar as informações através de um campo de visão macro. A hidroponia já é muito utilizada devido aos índices de produção serem melhor em relação ao sistema de produção tradicional, inicialmente é necessário investir um custo alto para obter um sistema hidropônico eficiente, porém ao passar do tempo é mais viável manter a hidroponia. Percebe se que o sistema permite cultivar alimentos em locais com pouca área livre, sendo possível a instalação em ambientes mais elevados como hotéis e apartamentos. Devido ao sistema necessitar de apenas de água e nutrientes para cultivar plantas esse se torna um diferencial interessante, visto que trabalho se torna mais simples para ser executado. O projeto é viável tendo em vista que é possível produzir vegetais em diferentes condições, e com o sistema de monitoramento gráfico é possível observar a produção pelos dados coletados através de sensores. Em relação as tecnologias utilizadas observaram-se que há viabilidade em utilizar micro controladores e sensores para gerenciar a produção, devido ao seu valor monetário ser acessível e o equipamento ser bastante difundido no mercado. Devido as ferramentas de desenvolvimento serem de código aberto é possível ampliar o sistema de acordo com a necessidade do produtor, isso deixa espaço para futuros módulos no sistema.