Table of Contents
Table of Contents
Repositório de códigos criados para extrair o base stats dos pokemons através de uma página web, criar uma tabela com os valores e salvar em banco de dados PostgreSQL gerenciado por container docker através do Docker Compose.
- Página web utilizada: https://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/List_of_Pok%C3%A9mon_by_base_stats_(Generation_VIII-present)
Construído com:
- Python
- PostgreSQL
- Docker
- Docker Compose
Atualize o pacote apt e instale os pacotes para permitir que o apt use um repositório sobre HTTPS:
sudo apt-get update
sudo apt-get install \
ca-certificates \
curl \
gnupg \
lsb-release
Adicione a chave GPG oficial do Docker:
curl -fsSL https://download.docker.com/linux/ubuntu/gpg | sudo gpg --dearmor -o /usr/share/keyrings/docker-archive-keyring.gpg
Utilize o seguinte comando para configurar o repositório estável:
echo \
"deb [arch=$(dpkg --print-architecture) signed-by=/usr/share/keyrings/docker-archive-keyring.gpg] https://download.docker.com/linux/ubuntu \$(lsb_release -cs) stable" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/docker.list > /dev/null
Instale a Docker Engine:
sudo apt-get update
sudo apt-get install docker-ce docker-ce-cli containerd.io
Utilize o seguinte comando para baixar a versão estável e mais atual do Docker Compose:
sudo curl -L "https://github.com/docker/compose/releases/download/1.29.2/docker-compose-$(uname -s)-$(uname -m)" -o /usr/local/bin/docker-compose
Aplique permissões executáveis ao binário:
sudo chmod +x /usr/local/bin/docker-compose
Teste a instalação:
docker-compose --version
Adicionais
- Virtualenv Uma virtual env permite a execução do projeto em um ambiente virtual, isto é, ela empacota todas as dependências que um projeto precisa e armazena em um diretório, fazendo com que nenhum pacote seja instalado diretamente no sistema operacional. Sendo assim, cada projeto pode possuir seu próprio ambiente e, consequentemente, suas bibliotecas em versões específicas.
Primeiro, instale o pip:
sudo apt-get install python3-pip
Instale o virtual env utilizando o pip:
sudo pip3 install virtualenv
Clone o repositório:
git clone dehyohana/PokemonBaseStats
Após instalar os recursos e clonar o projeto, caso deseje criar um ambiente virtual de execução com as bibliotecas necessárias para a execução, utilize o seguinte comando no diretório do projeto:
make init
Para utilização das versões dos pacotes utilizados na construção do projeto semelhantemente é possível utilizar o comando:
make init-poetry
Crie variáveis ambientes com as credenciais para conexão do banco de dados. Por exemplo, posso criar um arquivo .env com as seguintes variáveis ambientes:
POSTGRES_USER=root
POSTGRES_PASSWORD=root
POSTGRES_DATABASE=pokemon_stats
POSTGRES_ADDRESS=localhost
Uma vez definidas, você pode criar o container indo no diretório Docker e executando o comando:
docker-compose up
Você pode querer deixar o terminal livre, para isto adicione a tag -d no final do comando acima. Agora basta executar o comando main.py para criarmos um banco de dados com a tabela do status dos nossos pokémons :)
Deborah Yohana Bertoldo da Silva - Linkedin - deh.yohana@gmail.com
Project Link: Github