O trânsito em grandes cidades possui muitos veículos, de diversos tipos e com muitas situações que podem ocorrer, como acidentes, movimentação de ambulâncias, carro dos bombeiros, além das grandes variações na quantidade do fluxo ao longe do dia. As ocorrências se tratas de maneira adequada contribuem para melhorar o fluxo de todos o trânsito, contribuindo para a mobilidade urbana e bem-estar das pessoas, que gastam menos tempo e se estressam menos no trânsito. Assim, um sistema distribuído com elementos da Internet das Coisas poderia controlar melhor o fluxo do trânsito em um conjunto de semáforos de ruas próximas. A partir de sensores em cada semáforo, cada semáforo do sistema tomaria decisões para direcionar as ações dos outros, conforme as situações que ocorressem.
Primeiro, apresentamos um diagrama em alto nível da arquitetura do sistema como um todo, todos os módulos que o constituem interconectados, e das principais tecnologias usadas na sua implementação:
Esse diagrama apresenta um módulo da aplicação que será utilizado para a visualização dos dados em um Dashboard com gráficos e identificadores de estados, cuja arquitetura é apresentada logo abaixo:
Essa arquitetura é similar a uma Arquitetura MVC, conforme estudamos no Capítulo 7 do livro. No Front-End, a arquitetura possui três componentes principais, e cada um deles permite a execução da visualização dos dados da aplicação:
- Controladores;
- Views;
- Arduíno;
Marlon Duarte 💻 |
Gabriel Rudan 💻 |
Letica Torres 💻 |
Raylander Marques 💻 |