Skip to content

gfadami/Transferencias-Premier-League-1992-2022

Repository files navigation

Transferências Premier League (1992-2022)

Análise das transferências da Premier League entre 1992 e 2022.

🪧 Vitrine.Dev
✨ Nome Análise de Transferências da Premier League (1992-2022)
🏷️ Tecnologias python, pandas, powerbi, excel

Detalhes do projeto

Análise de Dados das trasferências dos seis maiores clubes da Premier League, liga de futebol da Inglaterra, entre os anos 1992 e 2022.

Meu primeiro projeto completo de análise de dados, com o intuito de praticar conceitos como tratamento de dados, estatística e criação de dashboard.

No arquivo Base de Dados.ipynb, temos todo o tratamento inicial. Como a base de dados veio com todos os times da Premier League, realizei a separação dos seis maiores times, como também a alteração e limpeza de alguns valores.

Nos arquivos de cada time (ex.: Análise Liverpool FC.ipynb), foi realizada uma análise mais profunda, começando por uma descritiva geral do clube e de compra/venda. Depois disso realizei o agrupamento por posição dos jogadores e depois uma análise por idade. Por fim foi feito uma análise prescritiva com previsões de probabilidade de venda e compra, baseado em grupos separados por idade.

Indo para o arquivo do dashboard, na primeira página do temos um panorama geral das movimentações dos clubes, com filtros de período de transferência, tipo de movimentação (se foi empréstimo ou não), a média de idade dos jogadores e suas posições. Também vemos um gráfico com os valores por ano junto com uma pequena projeção de gasto. Ao lado temos uma tabela completa com os nomes dos jogadores, o valor de sua transferência e o clube envolvido.

Na segunda página do dashboard temos o balanço geral dos clubes, o quanto foi arrecadado e o quanto foi gasto. Também temos alguns cartões com a média gasta para conseguir vencer um título, e o número de títulos vencidos no período geral. Por fim, temos um pequeno panorama de quanto o clube gasta vs. a média de anos que os jogadores ficam no clube. Esse último dado está baseado nas 10 maiores contratações que já se retiraram dos clubes.

Na última página temos a probabilidade dos clubes contratem jogadores menores de 19 anos, entre 20 e 29 anos e maiores de 30 anos. Por fim, os clubes que mais participaram de negociações com os seis maiores da Premier League.

Base da dados retirada do Kaggle e do Transfermarkt. Por favor entre em contato comigo casa queira explorar o dashboard por completo.

Trabalho em progresso.