Este repositório foi criado com o objetivo de automatizar o monitoramento de faltas no site do SENAC (Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial) semanalmente.
🚧 É importante ressaltar que o código foi desenvolvido para fins de estudo e não deve ser utilizado para fins maliciosos. Quaisquer danos causados pelo uso indevido do código não são de responsabilidade do autor.
- O código ainda está em desenvolvimento e, portanto, algumas funcionalidades podem não estar disponíveis. Além disso, o código pode conter bugs e erros de execução, caso encontre algum, por favor, abra uma issue para que eu possa corrigir.
O site do SENAC não possui uma opção de notificação de faltas, sendo assim, o aluno precisa acessar o site semanalmente para verificar se há alguma falta. Com o código, o aluno pode automatizar esse processo e receber um e-mail com a quantidade de faltas semanais.
O código utiliza a biblioteca Selenium para automatizar o processo de login e navegação no site do SENAC. Após o login, o código acessa a página de frequência e verifica se há alguma falta na semana atual. Caso haja, o código envia um e-mail para o usuário com a quantidade de faltas.
Para utilizar o código, é necessário ter o Python 3 instalado na máquina. Além disso, é necessário instalar a biblioteca Selenium e o driver do navegador utilizado. Para instalar a biblioteca, basta executar o seguinte comando no terminal:
pip install selenium
pip install python-dotenv
- O Selenium é uma biblioteca que permite a automação de processos em navegadores. Para mais informações, acesse: https://www.selenium.dev/pt-br/documentation/webdriver/getting_started/
- O python-dotenv é uma biblioteca que permite a utilização de variáveis de ambiente. Para mais informações, acesse: https://pypi.org/project/python-dotenv/
É necessário que, caso o usuário seja um aluno do SENAC, o e-mail e senha sejam alterados no código (pode ser encontrado em .env.example). Além disso, é necessário que o usuário altere o e-mail de destino para que o código possa enviar o e-mail com as informações.
- Certifique-se de renomear o arquivo .env.example para .env
Após a instalação das dependências, basta executar o código com o seguinte comando:
python attendance.py
- O código foi desenvolvido para o navegador Google Chrome, porém pode ser facilmente adaptado para outros navegadores. Para isso, basta alterar a linha 14 do arquivo attendance.py para o navegador desejado, os disponíveis são:
- "
chrome
" - Chrome (padrão) - "
firefox
" - Firefox - "
edge
" - Edge - "
safari
" - Safari - "
opera
" - Opera - "
ie
" - Ie
- "
Certifique-se de que o nome do navegador está escrito corretamente (deve ser escrito exatamente chrome
ou o navegador desejado), caso contrário o código não irá funcionar.
Se você gostou do código e quer me apoiar, me ajude dando uma estrela no repositório e me siga aqui no GitHub e no LinkedIn, muito obrigado!