O Brasil é um país onde as instituições possuem complexidades de gestão gigantescas, dadas as suas dimensões continentais e a pluralidade de sistemas e formas de trabalho, que se diferem de instituição a outra, e também entre as cidades. Dessa forma, iniciativas que ajudem a organizar e formatar dados públicos se tornam ações completamente importantes, entretanto, onerosas.
Por isso acreditamos que o engajamento da sociedade civil pode ajudar as instituições governamentais a se tornarem organizações mais transparentes e também com mais mecanismos de combate a corrupção.
Projetos de controle social, como a Operação Serenata de Amor, que é um projeto aberto que usa ciência de dados com a finalidade de fiscalizar gastos públicos e compartilhar as informações de forma acessível a qualquer pessoa, estão diretamente ligados à cidadania. A utilização da tecnologia nesse contexto permite a ampliação da participação cidadã em processos decisórios e no desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas.
Outras iniciativas necessitam de um maior engajamento civil, como é o caso do projeto Querido Diário. Nesse contexto, é necessário um esforço coletivo para centralizar dados de diários oficiais brasileiros, pois são os melhores lugares para conhecer as últimas ações da administração pública, com publicações distintas nos níveis federal, estadual e municipal. Mesmo com os esforços recorrentes de impor a legislação de Liberdade de Informação em todo o país, a comunicação oficial permanece - na maioria dos territórios - em PDFs.
Tendo em vista os desafios citados, a Open Knowledge Brasil desenhou um projeto de fomento à projetos que tenham como finalidade o controle social. É o nosso programa Embaixadores. <3
$ gem install bundler
$ bundle install
$ bundle exec jekyll serve