-
Qual o objetivo do projeto?
Incentivar a leitura literária.
-
Como?
Da maneira mais democrática possível: disponibilizando livros para baixar de graça e que possam ser lidos em diversos suportes.
-
Podemos problematizar o quão democrático isso é em um país onde tem gente que não tem acesso à internet, digo, à eletricidade, digo, a saneamento básico?
Podemos.
-
E como vamos arrumar esses livros grátis?
No site do domínio público, que é feio, ultrapassado, mas tem um grande acervo.
-
Então tá, como vai funcionar esse negócio?
Quem vai tomar as decisões iniciais do projeto, como identidade visual e primeiro esboço do funcionamento do site, além de organizar o cronograma de trabalho, prevendo o lançamento no dia 12 de outubro. São 29 pessoas no time.
Quem vai construir a parte 'visível' do site. Layout, navegação, disposição de informações, etc. São 29 pessoas nesse time e o mais provável é que ele se desmembre em times menores para desenvolver tarefas específicas (sprints), mas isso será definido pelo time prólogo.
Quem vai construir a parte 'invisível' do site. Banco de dados, indexação, automação, etc. Alguns desse time também estão no time curadoria, pois é preciso fazer ponte com o trabalho da criação de tags e sinopses para que a informação seja disposta da melhor maneira possível. São 28 pessoas nesse time.
Quem vai definir as 500 obras do acervo do site e cuidar de: diagramação, design de capa, sinopse, tags e listas de leitura. Esse é o maior time do projeto, e para manter o foco e a motivação, dividi em três equipes: - Machado (inspirado em Machado de Assis) Objetivo: selecionar 200 obras nacionais. - Cervantes (inspirado em Miguel de Cervantes) Objetivo: selecionar 100 obras estrangeiras traduzidas para o português - Firmina (inspirado em Maria Firmina dos Reis) Objetivo: selecionar 100 obras escritas por mulheres